Inspirações Paisagísticas: Gardens by the Bay - Paisagismo aliado à Tecnologia
Autor: Jéssica de Souza - Data: 27/10/2021
Fonte: Garden by the Bay.
E o Inspirações Paisagísticas deste mês aterrissa novamente na cidade-estado de Singapura. Não temos como negar que o local é realmente um grande centro em ascensão quando o assunto é construções verdes. As espetaculares arquiteturas aliadas a tecnologias de construção e ao paisagismo sustentável são o reflexo do plano de trazer mais qualidade de vida à população transformando o grande adensamento urbano em uma cidade jardim. Mostramos um exemplo na edição de Agosto, o Aeroporto Jewel Changi, e este mês vamos falar sobre o Gardens by the Bay.
História
Em 2006 foi realizado um concurso com o objetivo de selecionar os melhores projetos para o Gardens by the Bay, Sul e Leste. Mais de 170 empresas espalhadas pelo mundo participaram e os vencedores foram os escritórios Grant Associates, responsável pela baía sul, e Gustafson Porter, baía leste.
Para o lado sul o Grant Associates se inspirou na Orquídea de Singapura, Papilionanthe teres, devido à sua beleza e resistência. Em uma área de 54 hectares, o local é composto por jardins ao ar livre, as famosas super-árvores e duas estufas climatizadas. O projeto foi concluído em 2012.
Já o lado leste teve como inspiração para o seu projeto a folha tropical. Um conjunto de folhas compõem uma área de 33 hectares e cada uma tem um tema que é caracterizado por espécies de vegetação específica. Foram abertas entradas de água ao longo da costa para trazer brisas ao interior da baía e ciclovias para prática de esportes. Serviu local para realização dos esportes de remo e canoagem dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010 e foi aberto ao público em geral somente em 2011.
Atualmente está em desenvolvimento o jardim central em um espaço de 15 hectares, que vai fazer a ligação entre o lado leste e sul, oferecendo também um passeio marítimo de 3km para contemplar a cidade.
Mapa Gardens by the Bay. Fonte: Garden by the Bay.
A Baía Sul
O lado sul do Gardens by the Bay é considerado a menina dos olhos de Singapura. É nele que se concentra a maior parte das atrações do jardim, sendo algumas bem famosas como a Supertree, Flower Dome e Cloud Forest. Mas outras atrações também embelezam o local com paisagismos temáticos, como é o caso da Floral Fantasy, Sun Pavilion, Heritage Garden, Serene Garden e The Canyon.
Além da vegetação abundante, o local possui espaços para alimentação, mais de 40 esculturas que representam diversas partes do mundo, espaços para recreação infantil e eventos ao longo do ano.
Uma de suas missões é ser modelo de desenvolvimento sustentável, que se cumpre ao possuir tecnologias que auxiliam na redução de consumo de energia, um sistema de lagos onde as plantas aquáticas atuam filtrando a água melhorando sua qualidade e a captação de energia solar.
Um fato interessante é que o site do Gardens by the Bay possui uma área que informa o que está florescendo em seus jardins e conta a história de cada uma das plantas. As últimas flores anunciadas foram: tulipa, oncidium harryanum e mucuna bennettii.
Em sua grande maioria o acesso às atrações é gratuito, sendo pagos apenas os acessos ao Flower Dome, Cloud Forest, OCBC Skyway e Supertree Observatory. O horário de funcionamento vai de 10h00 às 19h00 nos dias de semana e de 10h00 às 20h00 nos finais de semana.
Conheça um pouco sobre algumas das principais atrações, com foco no paisagismo sustentável que elas possuem:
Supertree:
Essas 18 superárvores encantam não só por sua grandiosidade e beleza, mas também pela tecnologia que possuem. São um enorme jardim vertical sustentável que abriga 162.900 plantas de mais de 200 espécies entre bromélias, orquídeas, samambaias e trepadeiras tropicais. Em sua estrutura temos um centro de concreto armado, estrutura de aço e painéis com substrato para o plantio. Algumas possuem células fotovoltaicas para produzir energia solar.
Você pode acessar pagando uma taxa o observatório que oferece uma vista panorâmica do Gardens by the Bay. Durante a noite as superárvores ganham vida e oferecem um show de luzes e som.
Supertree - Gardens by the Bay. Fonte: Imagem de Tien Tran por www.pixabay.com.
Flower Dome:
A Flower Dome é uma das duas estufas de vidro climatizadas que o Gardens by the Bay possui. Em seu interior são encontradas uma diversidade de plantas originárias de regiões como as do mediterrâneo, desertos e savanas africanas.
Os vidros presentes em sua estrutura, e também na Cloud Forest, são específicos para permitirem a entrada de luz suficiente para as plantas e, ao mesmo tempo, minimizar as ondas de calor de Singapura. No telhado existem painéis retráteis que, quando a temperatura fica muito quente, são acionados para fornecer sombra às plantas.
Possui diversos jardins: jardim australiano, jardim sul-africano, jardim sul-americano,campo de flores, jardim mediterrâneo, jardim californiano, olival, jardim de suculentas e o baobabs.
Flower Dome. Fonte: Garden by the Bay.
Cloud Forest:
Assim como a Flower Dome, temos a Cloud Forest, também uma estufa climatizada com as mesmas tecnologias de sua irmã.
Uma outra tecnologia que ambas possuem é a resfriação vinda de seus pisos. Consiste na presença de tubos dentro das lajes do piso por onde passam água resfriada que fazem o resfriamento dos níveis mais baixos da estufa e ajudam a diminuir o volume do ar a ser resfriado no geral.
Como exclusividade a Cloud Forest oferece aos visitantes uma cachoeira interna com 35 metros de altura e uma montanha revestida de uma extensa variedade de plantas. Seu espaço é dividido em caminhos entre a montanha que oferecem pontos de vegetação específicas de florestas nubladas, locais que possuem informações sobre a geologia com diversas estalagmites e estalactites, espaço de exposição interativa, espaço para refletir sobre as mudanças climáticas assistindo a curta-metragens e uma espécie de orquidário.
Cloud Forest. Fonte: Garden by the Bay.
Confira mais imagens inspiradoras do Gardens by the Bay:
Passarela da Supertree. Fonte: Garden by the Bay.
Supertree à noite. Fonte: Garden by the Bay.
Atração: Floral Fantasy. Fonte: Garden by the Bay.
Atração: Sun Pavilion. Fonte: Garden by the Bay.
Bay East. Fonte: Garden by the Bay.
Para obter mais informações sobre o Gardens by the Bay acesse o site oficial.
Veja também:
Especial Inspirações Paisagísticas: Al Fay Park - A natureza em meio à megacidade de Abu Dhabi
Especial Inspirações Paisagísticas: 2 - Aeroporto Jewel Changi, personificação da “Cidade Jardim”
Especial Inspirações Paisagísticas: 1 - Espaço Público Little Island, Nova York
Anterior Próximo