O Paisagista Rubens Albano desenreda mercado do paisagismo no Paraguai
Autor: Camila Fonseca - Data: 10/02/2012
Em busca de conquistar novos horizontes no âmbito profissional, os Paisagistas Rubens José Albano e sua esposa Maria de Lourdes Thomé Albano saíram do Brasil rumo ao Paraguai. Residindo em um novo país, mais precisamente da cidade de San Alberto- Alto Paraná, puderam trazer suas perspectivas e seus anseios a quem agora vos lê. Rubens Albano, proprietário da empresa Artemis Paisagismo e Reflorestamento, esclarece como atua nesta região.
Projeto desenvolvido por Rubens Albano Imagens cedidas por Rubens Albano
AuE Soluções: Há quanto tempo trabalha com paisagismo no Paraguai? Já desempenhava esta função no Brasil?
Rubens Albano: Trabalho com paisagismo há quatro anos, desde que me mudei para o Paraguai. No Brasil não trabalhava nesta área.
AuE Soluções: Como é o mercado de jardinagem e paisagismo no país?
Rubens Albano: O mercado está começando aos poucos, pois o país possui insuficientes recursos e tem que trazer materiais de fora que ainda não existem. A nível de nosso mercado, ele ainda é muito pobre, nao é como no Brasil e está engatinhando. A tecnologia é baixa. São poucas pessoas que usam os programas e fora isso ainda são antigos. É um mercado promissor, mas é pequeno. A região onde existe maior crescimento e, por consequência, é mais forte, é onde estão os estrangeiros, no leste do Paraguai. São pessoas que vieram em busca de tentar a vida e deram certo.
Projeto desenvolvido por Rubens Albano Imagens cedidas por Rubens Albano
AuE Soluções: As condições climáticas favorecem seus projetos ou encontra certas dificuldades em determinado período do ano?
Rubens Albano: Este é o grande problema. A região é muito quente e o solo, argiloso. Na maioria dos locais onde trabalhamos, por isso, há muita dificuldade de adaptação de certas plantas. Vezes ou outra, acontecem secas muito densas. Agora, por exemplo, por conta do fenômeno La Niña, houve seca de 60 dias e atingiu a nós muito intensamente. Além disso, há muita variação de espécies e do solo. Em um lugar ele é argiloso, mas se você se distancia a 40Km, 50 km, já é arenoso. No leste, o solo é muito bom, mas nos vizinhos é arenoso e difícil de fazer layout,pois tudo se desmacha, por conta da areia. Algumas espécies que conseguimos trazer do Brasil, são as palmeiras, bananeiras, Eugênia sp., palmeiras mais sofisticadas, como rabo-de-raposa (Wodyetia bifurcata) e plantas estruturais. O palmito e a Cycas revoluta já são da região.
Projeto desenvolvido por Rubens Albano Imagens cedidas por Rubens Albano
AuE Soluções: O que considera essencial na elaboração de um projeto, levando em conta as exigências do cliente?
Rubens Albano: O que mais acho importante é a satisfação do cliente. Não só do cliente, mas a sua satisfação pessoal em executar um bom projeto. Ter a certeza de você conseguiu fazer um trabalho melhor do que os anteriores. O paisagista tem que estar consciente de quem precisa fazer o melhor de si. O meu grande aliado foi o PhotoLANDSCAPE, pois conseguimos dar uma ideia do que vai ser o jardim dele. Fazemos o mais fiel possível dentro daquilo que vamos executar na casa dele. Sempre tomamos o cuidado de que nosso projeto esteja dentro de nossos conhecimentos, ainda atendendo ao que ele exige. Gosto de deixar claro é que o ciente tem de se sentir bem e que você faz para ele, por isso o nosso mais forte aliado é o PhotoLANDSCAPE. Levamos o projeto de fotomontagens para o cliente, discutimos com ele, e junto com o cliente chegamos a um denominador de como ele consegue ver como ficará seu projeto paisagístico ou muito perto disso.
Projeto desenvolvido por Rubens Albano Imagens cedidas por Rubens Albano
AuE Soluções: Acha que a tecnologia pode ser uma aliada?
Rubens Albano: Sim, pode. Porque através da tecnologia podemos deixar a imaginação do cliente virar realidade; por exemplo, o PhotoLANDSCAPE é uma ferramenta preciosa onde através das fotomontagens conseguimos fazer com que o cliente tenha uma visão quase real de como será a implantação do paisagismo em sua propriedade. Através desta ferramenta ainda, você pode transformar em realidade virtual os sonhos das pessoas. Um aliado fundamental nos fechamentos de contratos, pois o cliente não imagina, mas ele vive o nosso projeto ou até mesmo conseguimos transformar em ideia os sonhos de nossos clientes. Para mim, o jardim significa duas coisas: a extensão da sala de visita por um ângulo, e a moldura de uma obra vista em outro ângulo. Para os amigos que frequentam nossa casa, ele é uma extensão da sala de visita, e para quem passa em frente a ela, uma moldura de uma obra de arte. Sendo assim, com o auxílio da tecnologia você antecipa uma visão muito próxima de como será sua casa.
AuE Soluções: Existe algum projeto realizado no Paraguai (ou até mesmo fora do país) que mereça destaque? Qual?
Rubens Albano: Nossos projetos aqui ainda são muito simples e todos são de destaque para mim. Isto porque em cada um que nós fizemos ficou um pouco de nós, então, sejam eles maiores ou menores, todos foram muito importantes.
AuE Soluções: O que o levou a investir nos softwares da AuE Soluções?
Rubens Albano: O que nos levou a investir em tecnologia foi a necessidade de mostrar aos cliente, através das fotomontagens, como ficará seu jardim. E, através do AutoLANDSCAPE, cobrar o preço justo e calcular a quantidade de plantas e outros itens suficientes para uma boa execução de nossos projetos.
Projeto desenvolvido por Rubens Albano Imagens cedidas por Rubens Albano
Anterior Próximo