Universidade de Porto Alegre investe em tecnologia e alunos recebem AutoLANDSCAPE com expectativa
Autor: Camila Fonseca - Data: 04/02/2012
Pensando sempre em expandir os benefícios que os programas da AuE Soluções oferecem, nossa empresa criou o AuE DNA: sistema de oferta de licenças dos softwares às instituições de ensino a um baixo custo. O Centro Universitário Metodista - IPA em Porto Alegre, Rio Grande do Sul tem uma experiência de sucesso com as tecnologias da AuE Soluções.
A professora do curso de Design de Interiores e de Arquitetura e Urbanismo da instituição e Especialista em Paisagismo e Meio Ambiente e Mestre em Engenharia de Produção, e responsável por contratar as licenças para seus alunos, Silvana Cavalli, descreveu como tem sido a experiência com o novo método de ensino.
AuE Soluções: Como a escola sentiu necessidade de investir em novas tecnologias para o aprendizado?
Silvana Cavalli: O Centro Universitário Metodista -IPA, sempre prima pelo investimento em novas tecnologias com o intuito de oferecer aos seus alunos a oportunidade de conhecimento e aprendizado dos melhores programas relacionados com as diferentes áreas que a instituição oferece. No curso tecnológico em Design de Interiores do IPA, a grade curricular é feita por módulos, onde cada módulo corresponde a um semestre do curso e uma especificidade - tema. No módulo IV do curso, é entitulado como Design da Paisagem e Ambientação, onde os alunos possuem diversas disciplinas relacionados com o tema, como Estudo da Terra e Agentes Químicos do Solo, Estudo das Plantas e Vegetações,Computação Gráfica aplicada em Jardim entre outras. Na disciplina de Computação Gráfica aplicada para Jardim, houve uma preocupação por parte da instituição em oferecer a seus alunos programas específicos para esta área como mais um instrumento para o aprendizado dos alunos e que também possibilitasse mais uma opção na forma de representação gráfica dos projetos. O plug-in AutoLANDSCAPE foi escolhido pela instituição justamente por ser um programa atual e por oferecer uma fonte de pesquisa completa de plantas ornamentais e adubações, além de possuir representação gráfica de fácil compreensão e de fácil aprendizado para os alunos.
AuE Soluções: Há quanto tempo utilizam os softwares e com quais deles trabalham?
Silvana Cavalli: Os alunos utilizam como conhecimentos básicos o AutoCad desde o início do curso, e o plug-in AutoLANDSCAPE utilizamos desde o segundo semestre do ano de 2010 no curso de Design de Interiores com os alunos do módulo IV que é específico sobre Design da Paisagem e Ambientação.
AuE Soluções: Perceberam mudanças após acrescentar um sistema de tecnologia no ensino? Quais?
Silvana Cavalli: Acredito que a tecnologia veio para acrescentar conhecimentos e também para oferecer novas formas de representação para os projetos. Percebo mudanças constantes de melhorias no aprendizado, há maior interesse perante os alunos em adquirir conhecimentos através das tecnologias.
AuE Soluções: Acreditam que este novo método foi importante para ser implantado em uma instituição de ensino?
Silvana Cavalli: O AutoLANDSCAPE oferece aos alunos uma forma mais rápida e completa de representação gráfica dos projetos de Design da Paisagem e Ambientação. E também como uma fonte de pesquisa sobre as espécies vegetais, insumos e planilhas orçamentárias, que são de grande importância como complementação de um projeto.
AuE Soluções: Em relação aos alunos, como tem sido a adaptação e aceitação com o uso dos programas?
Silvana Cavalli: Os alunos se adaptaram bem ao programa e gostaram muito porque o programa oferece todos os componentes necessários para a elaboração de um projeto, não precisando fazer pesquisas em outros locais. É possível elaborar um projeto com menor tempo, apresentar de forma clara para os clientes, planta técnica para a execução e ainda ter todas as informações necessárias sobre os cuidados de manutenção das plantas, sem ter que migrar para outros programas para complementação de um projeto.
AuE Soluções: As dúvidas na utilização de suas ferramentas são frequentes?
Silvana Cavalli: As dúvidas durante o processo de aprendizado sempre existem perante os alunos, porém todas são de fácil resolução e entendimento.
AuE Soluções: O tempo de aula pôde ser otimizado após iniciar o trabalho com os programas?
Silvana Cavalli: Na disciplina que ensino o AutoLANDSCAPE, continuo a ensinar outras ferramentas com o mesmo intuito de oferecer novas formas de representação gráfica para projetos de Design da Paisagem e Ambientação. Porém, quando inicio com o AutoLANDSCAPE, logo os alunos ficam satisfeitos com as ferramentas que o programa oferece de complementação, como, por exemplo, as fichas técnicas completas de cada planta escolhida, a planilha orçamentária, as adubações necessárias para cada espécie. Acredito que este diferencial que o programa oferece seja o que mais agradou aos alunos.
Além disso, como o AutoLANDSCAPE é de fácil aprendizado, não necessita de muitas aulas para que os alunos aprendam a utilizar as principais ferramentas do programa, e no final do semestre ficam bastante satisfeitos pelo "pacote de informações e formas de representação gráfica" que o mesmo oferece, além da agilidade que atualmente é muito importante.
AuE Soluções: Já foi feito algum projeto que possa destacar durante o período de uso dos programas?
Silvana Cavalli: Os alunos exercitam em sala de aula com acompanhamento do professor alguns exercícios (projetos fictícios) para o aprendizado do programa, embora alguns alunos já tenham utilizado o programa para projetos profissionais.
Veja abaixo um projeto desenvolvido por alunos
AuE Soluções: O que os alunos têm achado de utilizar um software durante a aula?
Silvana Cavalli: Na grade de disciplinas do curso de Design de Interiores existe uma disciplina intitulada de Computação Gráfica para Jardim, já justamente para oferecer aos alunos tecnologias específicas para projetos de design da paisagem e ambientação. Os alunos já ingressam no curso sabendo que irão aprender programas específicos para esta área.
Anterior Próximo