Conheça as plantas que são símbolos nacionais no Brasil, Argentina e Portugal
Autor: Diego R. Gonzaga - Data: 18/01/2012
o Brasil tem, desde 1961 como sua Flor-símbolo, o Ipê-amarelo (Tabebuia sp.) pertencente à família Bignoniaceae, que desabrocham suas flores no inverno entre os meses de julho a setembro, ficando totalmente desprovida de folhas, dando espaço a belas flores. Encontrada em todas as regiões do Brasil, tolera diversos tipos de climas. Os ipês são muito usados em arborização urbana devido sua vistosa floração e possui espécies com flores de variada coloração, como, branco, roxo e amarelo-ouro. Tabebuia chrysotricha (Mart. ex A. DC. Standl.) é extremamente ornamental, principalmente quando em flor. Além disso, é a espécie de ipê-amarelo mais cultivada em praças e ruas.
A Árvore Nacional do Brasil é o Pau-Brasil (Caesalpinia echinata Lam.) pertencente a família Fabaceae. Atualmente a espécie se encontra em risco de extinção, devido à sua grande exploração no passado, e que era utilizada para a extração de corantes avermelhados. Esse corante é denominado "brasileína", que é extraído do lenho e muito usado para tingir tecidos e fabricar tinta para escrever. O Pau-Brasil é uma árvore de crescimento lento, típica de Mata Atlântica, porém não muito vista em seu habitat natural atualmente. Floresce a partir do final do mês de setembro, com flores amarelas. Era densamente encontrado na época da colonização portuguesa, no qual veio posteriormente dar nome ao país.
Tabebuia chrysotricha Foto: Guilherme Motta
Tabebuia chrysotricha Foto: Guilherme Motta
Caesalpinia echinata Foto: Guilherme Motta
Desde dezembro de 1942, a Árvore-símbolo e a Flor-símbolo na Argentina é o Ceibo, Seibo ou Bucaré (Erythrina crista-galli L.). Pertencente à família Fabaceae, o Uruguai tem a mesma espécie como Símbolo Nacional. Foi decretada como símbolo Nacional devido a preferência da população pela beleza das flores, e pela abundância de ocorrência no país. No Brasil, esta espécie é encontrada na região sul e conhecida como o nome de corticeira-do-banhado. Floresce na primavera e no início do verão, com grande intensidade nos meses de novembro e dezembro. De bela coloração vermelha é muito encontrada no paisagismo em parques, praças e ruas. É considerado uma florífera decídua, perdendo suas folhas durante o período de floração.
Erythrina crista-galli Foto: Guilherme Motta
Erythrina crista-galli Foto: Guilherme Motta
Em Portugal, o Sobreiro, Sobro, Sobreira, Sovereiro, Sovêro ou Chaparro (Quercus suber L.) pertencente a família Fagaceae, é a árvore símbolo do país. Do seu tronco é extraído a cortiça. É uma árvore de clima mediterrânico, por isso muito adaptada ao clima do país, encontrada por toda sua região. Em habitat natural, pode chegar a 300 anos de idade, pois se adapta bem a poucos períodos de pluviosidade. Portugal é o produtor mundial de cortiça, o uso do sobreiro não fica restrito apenas a exploração, sendo usada em arborização de praças e ruas. A conservação dessa espécie é de suma importância e urgência, já é protegida pela legislação portuguesa desde 2001, porém em dezembro de 2011 foi aprovado pelo país como a Árvore Nacional de Portugal.
Quercus suber
Imagem obtida no site Tudo Sobre Plantas
Ser considerada um Símbolo Nacional é importante para a conservação das espécies e, como vimos, cada País e Região, tem seu próprio símbolo. Todas visam a não destruição da natureza em seu habitat natural e, quando isso ocorre, utilizamos o paisagismo para aproximar de nós o mais belo que chamamos de natureza.
| "Se soubesse que o mundo acabaria amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore." Martín Luther King | | |
Anterior Próximo