Saiba como foi o curso das irmãs paisagistas e conheça um pouco da História de Isabela e Paula.

Autor: Gabriella Turolla - Data: 08/09/2023


Isabela e Paula Conrado, respectivamente

Há histórias que nos inspiram a seguir nossos sonhos, e a trajetória das irmãs Isabela e Paula é uma dessas narrativas inspiradoras. Elas sempre quiseram fugir da área de trabalho de sua mãe, que era paisagista, a qual enfrentou muitas dificuldades na área, há 30 anos atrás. Por um tempo, seguiram caminhos diferentes: Paula estudou comunicação, enquanto Isabela trabalhou na área de saúde. No entanto, o chamado do paisagismo era forte demais para ser ignorado.

A perda de sua mãe as levou a reconsiderar suas carreiras. Elas começaram a perceber que não poderiam escapar das raízes que haviam presenciado durante a infância, especialmente no trabalho de sua mãe. Assim, Isabela iniciou um curso de design, enquanto Paula foi para a área de projetos e já trabalhando com a parte de CAD , usando ferramentas como Autodesk.

Quando Isabela se formou em design de interiores, ela sabia que seu verdadeiro amor era o paisagismo, o campo que conheciam e apreciavam profundamente. Em 2008, as irmãs decidiram montar seu próprio escritório de paisagismo, marcando o início de uma jornada que já dura 15 anos. Embora já tivessem feito alguns trabalhos antes, Isabela começou a explorar o paisagismo mesmo durante seus estudos, tentando se destacar em uma área que amava.


Isabela e Paula Conrado ministrando curso de Paisagismo, em Salvador Bahia. Imagem acervo pessoal



Com experiência em CAD e acesso a softwares de desenho, Isabela sempre teve as ferramentas necessárias para criar paisagens deslumbrantes. No entanto, uma descoberta mudou sua perspectiva. Ao pesquisar o mercado, ela se deparou com o software da AuE enquanto ainda estudava, um software que oferecia soluções práticas que se encaixavam perfeitamente em suas necessidades.

“Em algumas pesquisas que eu fiz há muito tempo atrás, eu conheci o programa da AuE. Mas ainda não queria muito trabalhar com computação, achava que eu ia conseguir trabalhar a parte de paisagismo somente com CAD, com a parte de desenho à mão mesmo, e tal”



A paixão pelo paisagismo se uniu à conveniência da tecnologia, e Isabela se encantou pelos programas da AuE, que tornaram sua vida profissional mais eficiente e eficaz.

“Já conhecia a AuE, mas aí eu me aprofundei mais para conhecer os programas.E aí me apaixonei, porque é muito mais prático, resolve a vida da gente totalmente, e acaba atendendo bem às nossas necessidades.”




Irmãs Paisagistas mais alunos no Curso de Paisagismo.



A parceria com a AuE Software

Ao montar o conteúdo do curso, as irmãs paisagistas decidiram incluir uma parte prática voltada para projetos de paisagismo. Sabendo que o CAD é uma ferramenta essencial neste campo, elas buscaram maneiras de enriquecer o conhecimento de seus alunos.

Foi nesse ponto que a parceria com a AuE Software entrou em cena. Conhecendo os programas da Aue, Isabela viu a oportunidade de oferecer aos seus alunos ferramentas específicas para paisagismo. Isso permitiria que eles criassem projetos detalhados e realistas, além de facilitar cálculos e desenhos complexos.


A parceria com a AuE Software trouxe um novo nível de profundidade ao curso, permitindo que os alunos explorassem as nuances do paisagismo de maneira mais prática e eficiente. A utilização dos programas da Aue, como o PhotoLANDSCAPE, permitiu que os alunos aprimorassem suas habilidades de design de paisagem e representação gráfica.

A experiência com os programas da Aue também destacou a praticidade e a eficiência que eles trazem ao campo do paisagismo. Com recursos como bibliotecas de plantas e ferramentas de cálculo, os projetos se tornaram mais rápidos de executar e de maior qualidade, satisfazendo tanto os profissionais quanto os clientes.

“Os alunos ficaram encantados. Porque notaram a facilidade, a praticidade que o programa dá para a gente, porque quem sabe, quem trabalha com paisagismo sem o software sabe a dificuldade que é, para a gente desenhar, para fazer toda a quantitativa, o espaçamento de uma espécie.. Tem que conhecer cada uma das espécies para poder pensar no porte e tal. Então, quando a gente vem para um software que é brasileiro e que já tem boa parte dessas ferramentas, já tem a biblioteca lá que você pode puxar todas as informações da planta se você tiver alguma dúvida. Poxa, isso para a gente é um ganho de tempo enorme”. Comentou Isabela sobre o software da AuE


Não acreditei que estava tudo pronto lá.. Só digitar. Só digitar e formar o que você quer, posicionar as coisas. Ressaltou Paula. Sobre o PhotoLANDSCAPE.




Curso de Paisagismo Residencial utilizando os softwares da AuE.



Hoje, as irmãs paisagistas equilibram suas atividades entre projetos de paisagismo e consultorias. Durante a pandemia, focaram mais em desenvolver projetos e consultorias para atender à crescente demanda por paisagismo.

A pandemia também impulsionou a necessidade de consultorias online, permitindo que elas compartilhem seu conhecimento e experiência com pessoas de todo o Brasil, oferecendo flexibilidade e acessibilidade aos interessados em paisagismo

Novos Horizontes no Paisagismo

Isabela e Paula estão preparando uma segunda turma de cursos que terá início em outubro, com opções de aulas durante o dia e à noite. Essa iniciativa visa atender a uma demanda diversificada de alunos, desde profissionais já estabelecidos na área até estudantes que buscam aprender mais sobre o paisagismo.

Além disso, no dia 23 de setembro de 2023, elas promoveram uma oficina de jardinagem, atendendo ao pedido de muitos alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos práticos nesse campo. Essa oficina será uma oportunidade única para os entusiastas da jardinagem aprenderem com especialistas experientes.

O Impacto Positivo no Mercado e na Vida dos Alunos

Uma lição importante que as irmãs tiraram do curso é que estão no caminho certo. Os alunos ficaram extremamente satisfeitos com o conteúdo, e o feedback foi muito positivo. Os elogios não param de chegar, pois os alunos perceberam o valor do conhecimento adquirido.

Uma realização completa !. Disseram as irmãs sobre o curso.



As profissionais notam que as pessoas estão começando a entender melhor a importância do contato com a natureza e que o paisagismo não é apenas uma tendência passageira. Elas sentem a necessidade de profissionalizar o mercado e acreditam que seus cursos estão contribuindo para essa missão.

As irmãs paisagistas também ressaltam a importância da capacitação e profissionalização. Elas notaram a deficiência no ensino de paisagismo ao buscar cursos para aperfeiçoar suas habilidades. Muitas vezes, o conhecimento que adquiriram veio da experiência e da aprendizagem com sua mãe. O momento mais marcante para ambas durante o curso foi o feedback dos alunos, que se divertiram aprendendo o conteúdo que era participativo e prático.

Um Exemplo de Transformação

As paisagistas compartilharam durante a conversa uma história marcante de um aluno que era jardineiro, mas que sentia dificuldades no mercado por não ser um profissional do paisagismo ou da arquitetura, apesar de ter uma empresa de paisagismo, ele não era levado a sério como paisagista, pois o mesmo não possuía nenhum curso de capacitação na área. Esse aluno fez o curso e, no dia seguinte, ligou para as irmãs para compartilhar como sua postura profissional mudou após a capacitação. Ele se sentia mais confiante e valorizado como paisagista.

"Ele ligou e falou que tudo havia mudado. E ainda disse que esse era o primeiro de muitos cursos que ele vai fazer na área. E é exatamente isso que estamos buscando". Declaram as Irmãs



Como conselho para aqueles que estão começando ou já atuam na área, as irmãs paisagistas destacam a importância contínua de buscar capacitação e profissionalização. Independentemente de sua formação, o paisagismo é uma disciplina que exige conhecimento especializado e prática constante.


Curso das Irmãs Paisagistas. Fotos de acervo pessoal



O Futuro Brilhante

As irmãs paisagistas estão colhendo os frutos de sua dedicação ao paisagismo. Elas não apenas têm um escritório de sucesso, mas também estão moldando o futuro do setor por meio de seus ensinamentos e cursos especializados.

Com um olhar para o futuro, as irmãs planejam expandir suas ofertas de cursos e criar uma escola de paisagismo dedicada. Seus alunos já experimentaram o sucesso da primeira turma e buscam por mais conhecimento e experiência.

As paisagistas continuam a brilhar em ambos os campos, oferecendo inspiração e educação para todos que compartilham sua paixão pelo paisagismo.


Primeira turma do Curso de Paisagismo Residencial das Irmãs Paisagistas. Fotos de acervo pessoal



assista um trecho da conversa com Isabela e Paula Conrado as Irmãs Paisagistas



veja também

João Paulo Agostinho: Do Varejo ao Paisagismo uma história de muita persistência e paixão
Saiba como foi o Congresso Garden Fair 2023 Paisagismo para todos
Curso de Paisagismo Residencial


Compartilhar:


Anterior Próximo

Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
4 + 3 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
A História da Engenheira Ambiental Haline Nobre Cezar e sua transição para o Paisagismo
A História da Engenheira Ambiental Haline Nobre Cezar e sua transição para o Paisagismo

Haline compartilha sua jornada de quase 20 anos na engenharia ambiental e a transição gradual para o paisagismo.

Lançamentos
Ebook do VIII Concurso com PhotoLANDSCAPE já está disponível
Ebook do VIII Concurso com PhotoLANDSCAPE já está disponível

Ebook do VIII Concurso com PhotoLANDSCAPE já está disponível para baixar

Botânica
O Declínio Populacional das Abelhas e sua Interferência na Reprodução das Flores
O Declínio Populacional das Abelhas e sua Interferência na Reprodução das Flores

O papel das abelhas na reprodução das plantas, os fatores que contribuem para o declínio dessas populações e as consequência para o ser humano.

Ensino de paisagismo
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Outubro
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Outubro

Apresentação de programas para realizar projetos de paisagismo e irrigação.

Webinários AuE Software:HydroLANDSCAPE
Webinários AuE Software:HydroLANDSCAPE

Veja uma aula gratuita de HydroLANDSCAPE, mostrando vários recursos do programa.

AuE Network
Coleção de plantas: Herbáceas
Coleção de plantas: Herbáceas

Veja a coleção herbáceas disponibilizada para download pela AuESoftware, em setembro de 2023.

Mapas - 2023 - Arbustos
Mapas - 2023 - Arbustos

Veja a coleção de arbustos disponibilizada para download pela AuESoftware, em setembro de 2023.

Dicas Técnicas
VisualPLAN 2022: Montando pranchas 1 de 3 - Margens do papel
VisualPLAN 2022: Montando pranchas 1 de 3 - Margens do papel

Veja como funcionam as margens no VisualPLAN, como definir sua dimensão e como criar o formato aproveitando a margem definida.

VisualPLAN 2022 : Montando pranchas 2 de 3 - Usando Visuais
VisualPLAN 2022 : Montando pranchas 2 de 3 - Usando Visuais

Entenda como funcionam as Viewports ou Views do VisualPLAN. Definir a escala, posicionar o projeto, definir escala gráfica e numérica.

VisualPLAN 2022 : Montando pranchas 3 de 3 - Visual orgânico
VisualPLAN 2022 : Montando pranchas 3 de 3 - Visual orgânico

Um pouco mais sobre montar prancha no VisualPLAN, aprenda a criar Viewports ou Views de forma livre e orgânica no VisualPLAN.

Novidades
A importância do Paisagismo para a vida Urbana
A importância do Paisagismo para a vida Urbana

Entenda a importância do paisagismo para a vida Urbana.

Primavera Brasileira: Cores e Vida no Paisagismo
Primavera Brasileira: Cores e Vida no Paisagismo

Com a chegada da primavera, o Brasil se enche de cores e vida, e o paisagismo desempenha um papel importante nessa temporada encantadora.

Projetos Paisagísticos Incríveis na América Latina
Projetos Paisagísticos Incríveis na América Latina

Veja quais são os projetos paisagísticos mais incríveis da América Latina.

Saiba como foi o curso das irmãs paisagistas  e conheça um pouco da História de Isabela e Paula.
Saiba como foi o curso das irmãs paisagistas e conheça um pouco da História de Isabela e Paula.

Saiba como foi o curso das irmãs paisagistas em parceria com a AuE

Demonstração dos Softwares da AuE para alunos da UFV
Demonstração dos Softwares da AuE para alunos da UFV

Demonstração de softwares da AuE para alunos da Universidade Federal de Viçosa.

Estão abertas as Inscrições para o 5° Concurso Internacional de VisualPLAN
Estão abertas as Inscrições para o 5° Concurso Internacional de VisualPLAN

Inscrições abertas para o 5° Concurso Internacional de Paisagismo com VisualPLAN

Notícias
Em memória da bióloga Marinês Eiterer
Em memória da bióloga Marinês Eiterer

Homenagem Póstuma a Marinês Eiterer. Em agradecimento aos anos de dedicação a AuE Software

Homenagem ao Paisagista Mauricio Estellita
Homenagem ao Paisagista Mauricio Estellita

Homenagem ao Paisagista Mauricio Estellita que faleceu em Agosto de 2023

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 20 No 231 / Agosto de 2023

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
0 + 9 = ? *