O Declínio Populacional das Abelhas e sua Interferência na Reprodução das Flores

Autor: Matheus Augusto P. Leôncio - Data: 02/08/2023

Chamamos de Angiosperma o grupo dos vegetais superiores que têm como característica a presença das flores e frutos (estrutura responsável por proteger o embrião) que são produzidos a partir da fecundação do ovário de uma flor que foi fecundado e desenvolvido. Esses vegetais são classificados como superiores pois são os únicos que se apresentam como plantas completas, o fruto aumenta sua capacidade de dispersão quando comparados com as gimnospermas e seu ciclo de vida é mais rápido.

Assim como os animais, as plantas possuem órgãos sexuais podendo ser Monóicas (cada indivíduo apresenta flores unissexuais masculinas e femininas, mas distribuidas pelo vegetal), Dióicas (possuem flores unissexuais distribuídas por indivíduos diferentes) Hermafroditas (apresentam flores com os orgãos masculinos e femininos) e podem ser Poligamas (apresentam flores unissexuadas e bissexuadas no mesmo indivíduo)

A polinização é o processo pelo qual o pólen sai das anteras (órgão masculino) e é transferido para o estigma (órgão feminino) da mesma flor ou de outra. Esse processo pode ocorrer de maneira abiótica, através do vento e da água ou de maneira biótica, através da transferência não intencional por outros animais, chamados de polinizadores. Ao se alimentar do Néctar (substância aquosa e açucarada responsável por atrair esses polinizadores) esses animais passam pelo pólen fazendo com que fiquem grudados em seu corpo e ao pousarem em outra flor acabam fazendo a transferência desse material genético, permitindo assim a reprodução desses vegetais.


Fenologia: Floração e Frutificação

O processo de floração e frutificação é divididos em 6 fases, são elas :

  • Surgimento de botões florais
  • Floração: momento em que a maior parte das flores está abrindo nas inflorescências, passando pela fase de sua expansão até a que já tenha ocorrido a liberação do pólen
  • Senescência: as flores já começam a apresentar aparência descolorida e os estames já estão murchos e escuros
  • Formação dos frutos: já pode se notar o início da formação dos frutos que já despontam dos receptáculos florais
  • Maturação dos frutos: os frutos já possuem seu tamanho final e já se observa mudança da sua coloração

  • Final da deiscência: fase final na qual as sementes já foram disseminadas ou apresentam poucos frutos aderidos ao vegetal.

  • Existem vários animais que são considerados polinizadores, entre eles diversos artrópodes como abelhas e borboletas, algumas aves como o beija-flor, e até certos mamíferos, como os morcegos. Esses são de grande importância para o ciclo reprodutor de milhares de espécies vegetais interferindo assim diretamente na vida desses vegetais. Dentre os animais polinizadores as abelhas são as mais eficientes, isso devido a algumas características do seu comportamento e adaptações morfológicas que as definem como as melhores. Podemos citar como diferencial em comparação com outros polinizadores a presença de pelos, a constância floral e também algumas estruturas especiais para coleta e transporte do pólen.

    As trepadeiras floridas são conhecidas como atrativas de polinizadores. Como exemplo temos o amor-agarradinho(Antigonon leptopus) e a ora-pro-nóbis( Pereskia aculeata) como espécies de flores indicadas para atrair abelhas.

  • Amor-agarradinho (Antigonon leptopus)
  • Fonte: Guilherme Motta



    Cerca de 90% das espécies de abelhas procuram as flores atras de recursos para alimentação como o néctar e o pólen e essas são responsáveis por 85% das plantas com flores das florestas e matas. Nas culturas agrícolas, essas espécies contribuem significantemente na produção, estima-se que os serviços prestados por esses polinizadores estão avaliados em US$ 54 bilhões por ano, uma pesquisa levantada pela ONU em 2010 aponta que que as abelhas polinizam 71 das 100 colheitas que alimentam e vestem a humanidade.

  • Como exemplo de espécies de abelhas ameaçadas podemos citar :
  • Fonte: Perito Animal




    De acordo com uma pesquisa elaborada pela BPBES (Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos) e da REBIPP (Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador) juntamente com outros 12 especialistas, é estimado que mais de 30 alimentos consumidos aqui no Brasil dependem essencialmente da ação de polinizadores. Foram estudadas 289 plantas silvestres e cultivadas que são utilizadas diretamente e indiretamente para a produção de alimentos.

    As pesquisas apontam para uma dependência significante da agricultura com esses polinizadores. De 91 espécies que temos conhecimento suficiente sobre a polinização, 69 apresentam certa dependência de polinizadores para a reprodução. Podemos citar a Acerola, o maracujá, melancia, melão, tangerina, maçã, como exemplos de espécies que se enquadram dentro dessas 69 espécies dependentes.

    As abelhas vêm sofrendo uma diminuição populacional seríssima, sendo um processo gradativo de ameaça a extinção. Cerca de 20 mil espécies que já estão catalogadas estão sob ameaças de extinção, os danos por essas perdas são de ordem ecológica e econômica. Acredita-se que diversos fatores veem contribuindo para o estresse e estão debilitando esses animais, entre eles o desmatamento, as variações climáticas, agentes transmissores de doenças (como virus, bactérias e ácaros) e o uso de pesticidas, interferindo assim em seus ciclos de vida.

    A ausência desses polinizadores afeta de maneira negativa a reprodução sexuada e a variabilidade genética das plantas, além de interferirem na produção de alimentos e outros produtos relacionados. Além do forte impacto econômico, surgem vários efeitos cascatas relacionados a saúde humana e ao ambiente, podendo ocasionar a extinção de milhares de espécies vegetais e animais. Devido a sua importância ecológica, as abelhas têm a necessidade de que sejam criadas ações de conservação para que essa diminuição populacional pare, principalmente através do manejo adequado de colmeias e preparando a terra para plantio com cuidado com a intenção de manter os ninhos de abelhas que ficam no chão, e também do uso sustentável do mel, visando assim acabar com essa problemática.



    REFERÊNCIAS:

    Relatório aponta a importância da polinização para a agricultura brasileira. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41144724/relatorio-aponta-a-importancia-da-polinizacao-para-a-agricultura-brasileira#:~:text=A%20poliniza%C3%A7%C3%A3o%20atua%20diretamente%20na.

    Biologia Reprodutiva e Fenologia. Disponível em: https://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/efb/temp/biolo.htm#:~:text=Planta%20hermafrodita%3A%20apresenta%20flores%20mon%C3%B3clinas. Acesso em: 3 ago. 2023.

    Flores bissexuais - Pages 1 - Conhecimento enciclopédico Mundo. Disponível em: https://pt.swewe.net/word_show.htm/?161460_1&Flores_bissexuais. Acesso em: 3 ago. 2023.

    THATIANE. AMDA. Disponível em: https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/informacoes-ambientais/5508-no-brasil-76-das-fontes-de-alimento-dependem-de-polinizadores#:~:text=Acerola%2C%20castanha%2Ddo%2Dbrasil. Acesso em: 3 ago. 2023.

    Veja também:

    Identificação e conservação de espécies vegetais ameaçadas
    Conhecimento Tradicional e Uso de Plantas: a Etnobotânica em Foco
    O melhoramento Genético na Produção de Cultivares Vegetais


    Compartilhar:


    Anterior Próximo

    Conceitos Agroecológicos para Jardins Sustentáveis

    Comente esta matéria:
    Nome:
    E-mail:
    1 + 5 = ?
    Digite o seu comentário sobre a matéria:
    Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



    ---
    Entrevista
    A História da Engenheira Ambiental Haline Nobre Cezar e sua transição para o Paisagismo
    A História da Engenheira Ambiental Haline Nobre Cezar e sua transição para o Paisagismo

    Haline compartilha sua jornada de quase 20 anos na engenharia ambiental e a transição gradual para o paisagismo.

    Lançamentos
    Ebook do VIII Concurso com PhotoLANDSCAPE já está disponível
    Ebook do VIII Concurso com PhotoLANDSCAPE já está disponível

    Ebook do VIII Concurso com PhotoLANDSCAPE já está disponível para baixar

    Botânica
    O Declínio Populacional das Abelhas e sua Interferência na Reprodução das Flores
    O Declínio Populacional das Abelhas e sua Interferência na Reprodução das Flores

    O papel das abelhas na reprodução das plantas, os fatores que contribuem para o declínio dessas populações e as consequência para o ser humano.

    Ensino de paisagismo
    Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Outubro
    Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Outubro

    Apresentação de programas para realizar projetos de paisagismo e irrigação.

    Webinários AuE Software:HydroLANDSCAPE
    Webinários AuE Software:HydroLANDSCAPE

    Veja uma aula gratuita de HydroLANDSCAPE, mostrando vários recursos do programa.

    AuE Network
    Coleção de plantas: Herbáceas
    Coleção de plantas: Herbáceas

    Veja a coleção herbáceas disponibilizada para download pela AuESoftware, em setembro de 2023.

    Mapas - 2023 - Arbustos
    Mapas - 2023 - Arbustos

    Veja a coleção de arbustos disponibilizada para download pela AuESoftware, em setembro de 2023.

    Dicas Técnicas
    VisualPLAN 2022: Montando pranchas 1 de 3 - Margens do papel
    VisualPLAN 2022: Montando pranchas 1 de 3 - Margens do papel

    Veja como funcionam as margens no VisualPLAN, como definir sua dimensão e como criar o formato aproveitando a margem definida.

    VisualPLAN 2022 : Montando pranchas 2 de 3 - Usando Visuais
    VisualPLAN 2022 : Montando pranchas 2 de 3 - Usando Visuais

    Entenda como funcionam as Viewports ou Views do VisualPLAN. Definir a escala, posicionar o projeto, definir escala gráfica e numérica.

    VisualPLAN 2022 : Montando pranchas 3 de 3 - Visual orgânico
    VisualPLAN 2022 : Montando pranchas 3 de 3 - Visual orgânico

    Um pouco mais sobre montar prancha no VisualPLAN, aprenda a criar Viewports ou Views de forma livre e orgânica no VisualPLAN.

    Novidades
    A importância do Paisagismo para a vida Urbana
    A importância do Paisagismo para a vida Urbana

    Entenda a importância do paisagismo para a vida Urbana.

    Primavera Brasileira: Cores e Vida no Paisagismo
    Primavera Brasileira: Cores e Vida no Paisagismo

    Com a chegada da primavera, o Brasil se enche de cores e vida, e o paisagismo desempenha um papel importante nessa temporada encantadora.

    Projetos Paisagísticos Incríveis na América Latina
    Projetos Paisagísticos Incríveis na América Latina

    Veja quais são os projetos paisagísticos mais incríveis da América Latina.

    Saiba como foi o curso das irmãs paisagistas  e conheça um pouco da História de Isabela e Paula.
    Saiba como foi o curso das irmãs paisagistas e conheça um pouco da História de Isabela e Paula.

    Saiba como foi o curso das irmãs paisagistas em parceria com a AuE

    Demonstração dos Softwares da AuE para alunos da UFV
    Demonstração dos Softwares da AuE para alunos da UFV

    Demonstração de softwares da AuE para alunos da Universidade Federal de Viçosa.

    Estão abertas as Inscrições para o 5° Concurso Internacional de VisualPLAN
    Estão abertas as Inscrições para o 5° Concurso Internacional de VisualPLAN

    Inscrições abertas para o 5° Concurso Internacional de Paisagismo com VisualPLAN

    Notícias
    Em memória da bióloga Marinês Eiterer
    Em memória da bióloga Marinês Eiterer

    Homenagem Póstuma a Marinês Eiterer. Em agradecimento aos anos de dedicação a AuE Software

    Homenagem ao Paisagista Mauricio Estellita
    Homenagem ao Paisagista Mauricio Estellita

    Homenagem ao Paisagista Mauricio Estellita que faleceu em Agosto de 2023

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Paisagismo Ano 20 No 231 / Agosto de 2023

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Lista de Projetos

    Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

    Top 10 de Projetos

    Lista com 10 projetos mais comentados

    Agenda
    Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

    X

    AuE Paisagismo


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *