Em memória da bióloga Marinês Eiterer
Autor: Gabriella Turolla - Data: 30/08/2023
Nas páginas das nossas revistas, frequentemente reservamos espaço para celebrar as conquistas e realizações de nossos estimados clientes. No entanto, a vida é cheia de reviravoltas e surpresas, e este mês, nossas palavras ganham um tom mais melancólico, enquanto prestamos uma homenagem à grande Bióloga Marinês Eiterer. Pois seu legado é tão inegável quanto sua ausência é sentida.Guilherme Motta diretor da AuE em conversa contou um pouco da história de Marinês na empresa.
Cada um de nós passa pela vida e deixa algumas marcas. Algumas pessoas deixam uma falta danada. A AuE Software começou em 1997 e muitos paisagistas mudaram a forma de trabalhar graças aos nossos softwares. De alguma forma nosso trabalho tocou a vida de muitas pessoas. Pouca gente sabe, porém, do trabalho tão sério e consistente que é a base de tudo isso, da pessoa que tanto fez pelo nosso banco de dados de botânica que viabilizou todo o resto. Guilherme Motta diretor da AuE sobre Marinês
Em um mundo onde cada folha, cada pétala, cada raiz possui uma história a ser contada, Marinês se destacou como uma verdadeira contadora de histórias da natureza. Ao longo de sua jornada, ela fez uma contribuição inestimável para a comunidade botânica, deixando sua marca definitiva na revista AuE Paisagismo e nos corações de todos aqueles que tiveram o privilégio de cruzar seu caminho.
Difícil dizer a dimensão da contribuição da Bióloga Marinês Eiterer na história da AuE. Ela contribuiu com o banco de dados de botânica desde o começo, incontáveis horas de trabalho e dedicação. Nos ensinou muito, sempre muito exigente, sempre buscando os melhores critérios para o trabalho. Não era fácil trabalhar com ela, tudo tinha de ficar ótimo
A história da Botânica não se restringe apenas às palavras escritas na revista. Sua dedicação e esforço incansável na organização do banco de dados das plantas da AuE moldaram a maneira como botânicos, paisagistas e amantes da natureza acessam e utilizam informações preciosas.
Naqueles anos iniciais não tínhamos uma grande biblioteca como temos hoje, era difícil encontrar livros para comprar. A internet, discada, não tinha muito material disponível para pesquisa constante, tivemos de aprender tudo do zero .Ela orientou gerações de estagiários de botânica que passaram por aqui, pessoas que hoje tem mestrado, doutorado.
Algumas pessoas tiveram a sorte de fazer o curso de botânica para paisagistas que ela montou para a AuE. Conhecimento único, de quem trabalhou com isto por anos. Tem um pouco da Marinês no paisagismodigital.com e no paisajismoyjardin.com, tem um pouco da Marinês nos programas do AuE LandOffice, tem um pouco da Marinês em eBooks de nossa biblioteca e em nossas revistas de paisagismo auepaisagismo.com e auepaisajismo.com
Hoje, enquanto nos lembramos e homenageamos Marinês Eiterer, também estendemos nossas condolências aos familiares, amigos e colegas que compartilharam sua jornada. Seu legado transcende os limites do tempo, e seu amor pela botânica permanecerá como uma inspiração constante para todos nós.
Em nossas revistas, celebramos triunfos e vitórias, mas também reconhecemos que a partida de alguém tão especial deixa um vazio imenso. Marinês Eiterer deixou um rastro luminoso em sua passagem por este mundo, e é com pesar, gratidão e respeito que honramos sua memória neste espaço. Que suas histórias de plantas e sua dedicação à natureza nos lembrem da importância de cuidar e valorizar o mundo que nos cerca, um legado que perdurará além das palavras escritas.
Só posso agradecer, em nome da AuE. Obrigado!!
Ebooks Escritos por Marinês Eiterer:
eBook: Jardim Vertical: 12 espécies para áreas internas
eBook: Jardim Vertical: 10 espécies para áreas externas
eBook: 13 gêneros de bromélias para você conhecer e cultivar
eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim
Entrevista de Marinês Eiterer para a revista AuE Paisagismo:
Entrevista com a bióloga Marinês Eiterer
veja também algumas matérias escritas por Marinês para a coluna de botânica
Ciência cidadã
A surpreendente história do Seminário da Floresta
Conheça as dicas e artigos da Bióloga Marinês Eiterer
Anterior Próximo