Saindo do “papel” e ganhando outras formas: O paisagismo comprometido de Cristiano Lopes

Autor: Marcos Faustino - Data: 26/05/2023

Cristiano Lopes

Cristiano Lopes faz parte da Green Heaven e conta com dois sócios. Faz dois anos que ele está na empresa e é o responsável pelo setor de paisagismo. A empresa foi fundada em 2016 pelos outros dois sócios e o paisagista chegou à empresa em 2021 para fortalecer o time. Apesar de não ser formado na área, Cristiano Lopes diz que fez um curso e que sempre está em busca de melhorias e qualificação no trabalho:

“Eu fiz curso de paisagismo, né? mas esses cursos online. Então assim, o que a gente tá fazendo agora é tentando melhorar e trazer uma bagagem maior de conhecimento pra gente, então a gente tá tentando fechar outro curso aqui pra gente fazer juntos…até mesmo para que um possa ajudar o outro.”


Projeto de Cristiano Lopes


Projeto de Cristiano Lopes


Desempenhando funções

Cristiano Lopes sempre gostou de plantas e quando a parceria apareceu para ele, era inicialmente para cuidar e trabalhar com questões como: plantas e plantios, comércio entre outros. O paisagismo veio depois e por um motivo interessante, ele conta:

“Eu sou formado em t.i, então o software da AuE Software eu tive uma facilidade grande de aprender, eu não precisei fazer o curso da AuE Software pra eu conseguir usar a plataforma…eu não fiz curso desde que a gente iniciou o uso do programa a 2 anos atrás, mas eu consigo fazer bem, projetar bem os projetos ali no computador…”



Ele ainda revela que gosta do envolvimento de mais pessoas em um projeto e que ter várias visões de um só produto, o ajuda a entregar um trabalho melhor para os clientes. Além da facilidade, o gostar também fez a ponte entre o setor em que atua hoje, favorecendo a dinâmica e a demanda para que Alberto e Caio possam dar maior atenção para outras partes da empresa, relata.

O profissionalismo supera as dificuldades

Perguntado sobre as dificuldades do dia a dia e como são superadas, Cristiano Lopes afirma que na maioria das vezes é a falta de clareza, certeza e compreensão de alguns clientes:

“tem cliente que fala: “é esse pedaço de chão que eu tenho pra fazer um jardim, eu quero um jardim bonito e pronto”. Agora, tem cliente que: “ah, eu não quero isso, eu não quero aquilo”. Aí depois já muda de novo o que ele tinha falado.



Mas ele diz conter tudo com muita calma e paciência, além de contar com o auxílio de um levantamento técnico para o ajudar a entender as “dores” dos clientes e contornar a situação entregando um bom trabalho da melhor forma possível. Quanto a parte prática de seu trabalho, ele diz ser tranquilo e que não encontra desafios ao realizá-los.

Projeto de Cristiano Lopes


Projeto de Cristiano Lopes


Tudo em todo lugar ao mesmo tempo

A Green Heaven sempre faz uma visita técnica para levantamento e aplicação de questionários que auxiliam no processo, principalmente a entender o que o cliente quer e espera do projeto num primeiro momento, e a partir disso a proposta é feita. Cristiano Lopes revela que eles sempre preferem trabalhar com duas opções para o cliente e completa:

“Eu até passo pro cliente que a primeira apresentação é pra eu avaliar, se estou no caminho certo, se está dentro do que ele solicitou, e aí ele vai me direcionando, "gostei disso, esse não gostei”...”



Ele ainda diz que quando o cliente já traz determinadas informações, ele avisa previamente se será possível ou não, mas, que sempre tenta arrumar soluções que possibilite todo mundo sair feliz. Os jardins são criados com estrutura adequada para os diferentes tipos de ambiente tentando fazer com que o gosto do cliente seja respeitado o máximo possível:

“ Ai o que a gente faz pra tentar agradar o cliente é: criar uma outra condução para contornar aquilo que ele quer, por exemplo: “eu quero uma costela de adão”, então vamos fazer assim, vamos colocar uma costela de adão num vaso, num canto da casa, onde você vai sempre passar e ver aquela costela de adão”



A dinâmica tem seus processos e ajuda: PhotoLANDSCAPE

O paisagista diz que era um pouco lento para usar o PhotoLANDSCAPE, mas, apesar de não ter feito o curso, já entende melhor e usa o software tranquilamente:

“ já criei um esboço na cabeça, e quando eu sento pra fazer eu meio que já pratico o esboço daquela forma…mas assim, o programa ele me ajudou na parte de conseguir ser mais rápido, mais ágil para conseguir entregar o mais rápido possível os projetos pros clientes, pelo menos a primeira apresentação que a gente faz.”



Assim como qualquer outro trabalho criativo, ele ainda destaca que entre os muitos projetos, existem seus mais e menos preferidos e isso às vezes em um mesmo projeto, onde o local pode ter mais de um canteiro ou pátios. Para o paisagista, a parte mais legal do processo é olhar para o aplicativo, olhar para o espaço e ver seu trabalho materializado, mesmo que às vezes existam interferências:

“…porque às vezes você se depara com um local que tá passando um cano, um fio, alguma coisa que você não consegue mudar e muda um pouquinho o desenho também…”


Projeto de Cristiano Lopes


Projeto de Cristiano Lopes


Cada um oferece aquilo que tem

Questionado sobre a relação do paisagismo com desastres naturais, ele responde:

"Eu acredito que ele traz beleza né? Ele é o contraste, porque quando a gente fala em catástrofe, a gente fala em coisa ruim que aconteceu, então é assim, é você trazer da parte ruim que existe, uma coisa bonita para aquele ambiente, e fazer uma renovação daquele espaço, daquele local.”



Logo em seguida reiterou que acredita que a relação das pessoas com a natureza está mudando e que as pessoas estão mais atentas, respeitosas e buscando mais qualidade de vida em relação a isso. Ele revela ainda que a demanda está em alta e que está havendo muita procura pelos projetos de jardins e por plantas no geral.

paisagismo é qualidade de vida? “Eu acredito…”

Cristiano Lopes fala sobre o impacto da pandemia sob o paisagismo e como as pessoas buscaram se conectar com a natureza, a beleza e energia das plantas em casa para se sentirem melhor durante esse período:

“...As pessoas elas começaram a ficar um pouco mais reclusas, não podiam sair…então elas tenderam mais a projetar jardins, ou até mesmo um ambiente de sossego, e aproveitar mais os espaços da casa…”



O paisagista ainda acredita que a rotina pode ser um fator para que as pessoas não aproveitem melhor os espaços de casa, já que muitas vezes estamos sempre fora, não por escolha, mas, por conta de nossas corridas rotinas.
Além disso e do contexto ter favorecido esse crescimento, ele ainda revela acreditar que um jardim ajuda pessoas a se conectarem, aproveitar melhor o espaço, conseguir um momento de paz, além claro, da beleza que ele traz.

Projeto de Cristiano Lopes


Projeto de Cristiano Lopes


Segurança de saber o que está fazendo

Como dica para quem está começando agora, Cristiano Lopes destaca o investimento, dedicação e conhecimento, alegando que isso será necessário para o desempenho de um bom trabalho, diferencial e qualidade, porque o mercado está cheio de pessoas capacitadas:

“... porque existem grandes pessoas na área e a gente tá sempre tentando melhorar, pra justamente estar junto com aqueles que são só grandes.”



E fecha dizendo que se inspira em outras empresas as vezes e que está sempre de olho para ver como o mercado está rolando, o que tem de novo para aplicar a sua empresa também.


Veja também:
Luminosidade e irrigação: Fatores importantes considerados ao adquirir uma planta
Como se tornar paisagista e começar a trabalhar na área
Retrospectiva AuE Software 2022 - Um ano de lançamentos e novidades


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
0 + 6 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Saindo do “papel” e ganhando outras formas: O paisagismo comprometido de Cristiano Lopes
Saindo do “papel” e ganhando outras formas: O paisagismo comprometido de Cristiano Lopes

Uma matéria sobre, paisagismo, comprometimento, foco e uma trajetória de sucesso.

Botânica
Identificação e conservação de espécies vegetais ameaçadas
Identificação e conservação de espécies vegetais ameaçadas

São realizados estudos para identificar e conservar plantas ameaçadas.

Ensino de paisagismo
As etapas para se iniciar um projeto de paisagismo - Parte 02
As etapas para se iniciar um projeto de paisagismo - Parte 02

Paisagista, saiba todas as etapas de um projeto de paisagismo antes de iniciar um projeto! Parte 02

Demonstrações gratuitas de softwares para Paisagismo e Irrigação em Julho
Demonstrações gratuitas de softwares para Paisagismo e Irrigação em Julho

Apresentação de programas para realizar projetos de paisagismo.

Webinários AuE Software: AutoLANDSCAPE
Webinários AuE Software: AutoLANDSCAPE

Aula para apresentar uma ferramenta que vai ajudar no dia a dia do projetista de paisagismo.

AuE Network
Móveis - 2023 - Assentos Diversos
Móveis - 2023 - Assentos Diversos

Esse mês estamos disponibilizando para download a coleção de Assentos diversos.

Móveis - 2023 - Mesas diversas
Móveis - 2023 - Mesas diversas

Esse mês estamos disponibilizando para download a coleção mesas diversas.

Dicas Técnicas
VisualPLAN: Usando Platôs para montar o terreno do projeto
VisualPLAN: Usando Platôs para montar o terreno do projeto

Veja algumas dicas de como usar a platôs no VisualPLAN para representar o terreno em 3D.

AutoLANDSCAPE: Entendendo e utilizando conjuntos de plantas
AutoLANDSCAPE: Entendendo e utilizando conjuntos de plantas

Veja como o AutoLANDSCAPE agrupa as plantas desenhadas no projeto, para colocar chaves com os conjuntos corretos de itens.

VisualPLAN LT x VisualPLAN FULL
VisualPLAN LT x VisualPLAN FULL

Veja as principais diferenças entre o VisualPLAN LT e o VisualPLAN FULL

Novidades
Congresso de paisagismo acontece em Holambra-SP no próximo mês
Congresso de paisagismo acontece em Holambra-SP no próximo mês

Confirmado o evento entre 16 a 18 de julho de 2023 em Holambra. Veja como receber um convite para participar da Garden Fair na sua casa.

Competição saudável e cheia de possibilidades: O concurso Internacional usando o PhotoLANDSCAPE
Notícias
Inhotim: o macro paisagismo como forma de preservação ambiental
Inhotim: o macro paisagismo como forma de preservação ambiental

Inhotim: o macro paisagismo como forma de preservação ambiental.

Paisagismo interno: uma semente de bem estar no dia a dia
Paisagismo interno: uma semente de bem estar no dia a dia

Matéria sobre o bem estar proporcionado pelo paisagismo em ambientes internos.

Tempo de qualidade: Webinário AuE Software x Escola de Paisagismo de Brasília
Tempo de qualidade: Webinário AuE Software x Escola de Paisagismo de Brasília

Um bate papo de apresentação de software para projetistas de paisagismo.

Holambra -SP receberá congresso de paisagismo em Julho
Holambra -SP receberá congresso de paisagismo em Julho

Enflor Garden Fair 2023 - O congresso acontece do dia 16 ao dia 18 de julho.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 19 No 228 / Maio de 2023

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
4 + 8 = ? *