As etapas para se iniciar um projeto de paisagismo - Parte 02
Autor: Milayne Ferraz - Data: 04/05/2023
Nesta matéria iremos dar continuidade ao assunto anteriormente abordado na revista do mês de maio sobre as etapas para se iniciar um projeto de paisagismo. Na primeira matéria vimos sobre as primeiras etapas (1 a 3), e agora iremos ver um pouco sobre as partes finais! (Caso deseje relembrar clique aqui para ver a parte 01)
Veja abaixo as etapas de 4 a 9, e tenha mais conhecimento sobre os processos para um projeto de paisagismo:
4. Montando o programa
Dado o exposto anterior da etapa 3, é hora de colocar a mão na massa e começar de fato a organizar a apresentação de todas as informações e ideias que foram obtidas durante o processo.
Você precisa montar um programa que atenda todas as necessidades do cliente (o que varia de perfil para perfil), nesse caso deve anotar todos os itens desejados mas também opinar se é viável ou não. Também é preciso levar em consideração o gosto do cliente na escolha das plantas, como os odores exalados, as espécies de frutas, muita ou pouca densidade entre outros.
Com todas as informações reunidas é hora de partir para o tão esperado desenho de zoneamento! Nessa etapa você irá distribuir e estudar de maneira geral todos os elementos, não apenas os construídos, mas os a construir, a vegetação, a morfologia do terreno e tudo o que for pertinente. Não se assuste se o seu programa de necessidade sofrer ajustes, afinal é nessa etapa que você irá ver o que de fato funciona e fazer os ajustes necessários de acordo com o local.
Mesmo se optar por não fazer o projeto integrado ao entorno, busque fazer com que ao menos converse com os demais elementos já existentes ao redor, para que o projeto não fique destoando do ambiente, isso claro, se tratando de macro paisagismos.
Para paisagismos residenciais, por exemplo, você não possui muitas limitações, uma vez que geralmente o entorno será também de habitações.
Por fim, é esperado de maneira geral que o paisagista preveja as áreas na qual irá projetar, se estão de acordo com as características do local e como serão realizadas. Seu desenho não precisa ser perfeito, você precisa esboçar através de formas, por exemplo, em qual área terá o que.
5. Estudo preliminar
Aqui o zoneamento é destrinchado, de fato irá representar as áreas no projeto bem como seus elementos de maneira mais definida para o entendimento do seu cliente sobre suas soluções. Você pode detalhar algumas características das plantas como folhagens, cores, texturas… afinal tudo isso pode mudar após conversar com o cliente.
Essa etapa é optativa, se seu projeto for pequeno, pode partir direto para a reunião com o cliente a partir de um zoneamento bem definido, mas se for algo mais complexo é melhor apresentar de maneira mais completa e exata suas soluções.
6. Reunião com o cliente
É uma das etapas mais importantes, então para se ter sucesso é necessário que o paisagista saiba a maneira correta de expor suas ideias. Seja apenas com sua conversa ou apresentando também bons elementos visuais, o entendimento deve ser facilitado, afinal você sabe de tudo mas seus cliente leigo no assunto precisa compreender o que será feito no projeto dele, afinal é a concretização de um sonho que impactará diversas vidas.
Sempre busque iniciar falando coisas boas do projeto, suas ideias gerais, e depois desse suspense mostrar as imagens. Tente mostrar as experiências e sensações que os usuários terão naquele local, quais caminhos podem ser percorridos no espaço a partir de sua entrada, essas sensações de experiências contam muito!
Apresentado seu estudo, questione a ele se possui dúvidas e sugestões e já deixe evidente os possíveis problemas que podem surgir para que não seja uma surpresa para o cliente. Além disso, frise também estimados custos para a obra, como o plantio da vegetação, a possível irrigação, etc..
7. Anteprojeto
Nesta etapa o processo do estudo preliminar é concluído. Mostre as soluções definitivas em termos de formatos, circulações, espécies, materiais e demais elementos existentes no projeto, além de uma previsão concreta para a execução de sua proposta.
Use e abuse de cores e elementos gráficos que facilitem o entendimento do cliente. Além disso, busque fazer um projeto bem elaborado, pois o mesmo servirá como base para os seus desenhos finais e os desenhos dos demais profissionais especializados que participarem do trabalho, como para a luminotécnica, irrigação e segurança.
Exemplo de Anteprojeto realizado com o software VisualPLAN
8. Projeto executivo
Aqui temos reunidas todas as informações necessárias para que o projeto seja executado, pertinentes aos mais diversos processos. A quantificação deve ser exata ou calculada com base na possível perda de alguns itens para que não gere imprevistos na execução. Toda a obra grossa é detalhada com especificações e medidas para minimizar a possibilidade de erros para que tudo seja realizado dentro do tempo esperado. Não tenha medo do detalhamento, ele é super necessário para evitar dor de cabeça e passar confiança a seu cliente.
Busque fazer um projeto de plantio, detalhado a sua maneira. Seja através de desenhos, textos ou tabelas, especifique as plantas e todas suas informações para que não existam dúvidas na implantação
9. Fiscalização das obras
O profissional é responsável por acompanhar os trabalhos no canteiro, afinal primeiro faz todas as visitas ao local para elaborar seu projeto, mas posteriormente é necessário acompanhar o plantio da vegetação.
É interessante já constar na proposta dos honorários antes de fechar o projeto, pois assim o valor pago já inclui essas visitas, ou se preferir pode deixar claro que pode acompanhar a parte mediante a futuros pagamentos não inclusos no fechamento do projeto.
Siga todas essas dicas e tenha mais sucesso em seus futuros projetos. É interessante que todo o processo seja bem feito e com qualidade, afinal é o seu nome no trabalho, é a sua credibilidade em jogo. Aposte em bons conteúdos, sejam pagos ou gratuitos, se dedique em aprender e tente manter uma rotina de aprendizagem contínua pois todos os dias surgem novidades no mercado e estar atualizado faz toda diferença!
Conte conosco para ter as melhores soluções do mercado de paisagismo para a elaboração e apresentação de projetos para o cliente!
Veja também:
* A importância do planejamento da arborização urbana
* As etapas para se iniciar um projeto de paisagismo - Parte 01
* Os segredos dos biomas: como a ciência estuda a flora e fauna em todo o mundo
Anterior Próximo