Técnica Inovadora Aumenta Sobrevivência de Plantas na Caatinga de 30% para 70%
Autor: Victor Campanate - Data: 21/11/2024
Desde agosto, a Fazenda Raposa em Maracanaú (CE) conduz um experimento inovador em restauração ambiental. Sob a orientação da professora Gislene Ganade, o projeto visa aumentar a taxa de sobrevivência das espécies da Caatinga de 30% para 70%, utilizando mudas com raízes longas. Desenvolvida pela pesquisadora Iali Fernandes da UFRN, a técnica emprega canos de PVC como vasos para promover o desenvolvimento radicular.
“Após um período em estufa, as raízes das mudas atingem um metro de extensão, o que facilita sua adaptação e sobrevivência na semiaridez da Caatinga”, explica Iali.
Realizado em parceria com a Associação Caatinga, o projeto prevê a implementação de 40 parcelas experimentais para testar diferentes manejos e avaliar o impacto nas plantas nativas. A iniciativa pode revolucionar as práticas de recuperação ambiental, especialmente em períodos de estiagem.
A Associação Caatinga já plantou mais de 31.550 mudas na Fazenda Raposa, contribuindo significativamente para a preservação desse ecossistema único.
Referência.
Veja também:
Como a arquitetura paisagística pode minimizar os efeitos das mudanças climáticas
Inovações em Foco: As Atualizações que Marcaram 2024
Melhorias na Plataforma AuEPro: Uma Experiência de Aprendizado Inovadora
AuE Soluções Realiza Palestra para Alunos de Paisagismo da ETEC João Belarmino Amparo
Novidades no Banco de Dados de Paisagismo: Um Ano de Avanços e Realismo!
Retrospectiva 2024 AuE Software – Conquistas e Momentos Marcantes

Anterior Próximo