Infraestruturas Verde-Azul-Cinza: Solução Para Resfriar o Bem-Estar Urbano, Revela Estudo da USP
Autor: Victor Campanate - Data: 22/11/2024
Um estudo internacional com a participação da Universidade de São Paulo (USP) revelou que parques, jardins botânicos, rios, lagos e outras áreas verdes e azuis nas cidades podem diminuir a temperatura em até 5°C. A pesquisa, publicada na revista The Innovation, analisou cerca de 200 estudos científicos e concluiu que as Infraestruturas Urbanas Verde-Azul-Cinza (GBGIs) são aliadas eficazes contra as ilhas de calor urbano, onde as cidades apresentam temperaturas mais altas em comparação às áreas rurais ao redor.
![Freepik Freepik](/revistas/img/3210-000.jpg)
Os GBGIs atuam através de processos naturais, como a evapotranspiração, sombra e o reflexo do calor pela água, auxiliando no aumento da umidade e resfriamento das cidades. As plantas têm o poder de armazenar calor durante o dia, liberando-o lentamente durante a noite, enquanto os corpos de água fazem algo semelhante, absorvendo e retendo o calor durante horas.
Os pesquisadores sugerem várias abordagens para maximizar os benefícios dos GBGIs, incluindo a criação de corredores verdes e azuis nas cidades, novos projetos de urbanismo, telhados verdes (cobertura de construções com plantas), materiais permeáveis em calçadas (para facilitar a infiltração da água e auxiliar na retomada do seu ciclo natural), além da disponibilização de informações públicas sobre o clima e aquecimento ambiental.
Em entrevista ao Jornal da USP, Maria de Fátima Andrade, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e coautora do estudo, destacou que o principal benefício das GBGIs é o resfriamento de áreas urbanas, especialmente aquelas afetadas pelas ilhas de calor.
Ela também ressaltou a importância da vegetação na absorção de gás carbônico (CO2) através da fotossíntese, um benefício que pode ser medido na superfície urbana.
![Freepik Freepik](/revistas/img/3210-001.jpg)
Veja também:
Como a arquitetura paisagística pode minimizar os efeitos das mudanças climáticas
Inovações em Foco: As Atualizações que Marcaram 2024
Melhorias na Plataforma AuEPro: Uma Experiência de Aprendizado Inovadora
AuE Soluções Realiza Palestra para Alunos de Paisagismo da ETEC João Belarmino Amparo
Novidades no Banco de Dados de Paisagismo: Um Ano de Avanços e Realismo!
Retrospectiva 2024 AuE Software – Conquistas e Momentos Marcantes
![](img/fim.jpg)
Anterior Próximo