Infraestruturas Verde-Azul-Cinza: Solução Para Resfriar o Bem-Estar Urbano, Revela Estudo da USP
Autor: Victor Campanate - Data: 22/11/2024
Um estudo internacional com a participação da Universidade de São Paulo (USP) revelou que parques, jardins botânicos, rios, lagos e outras áreas verdes e azuis nas cidades podem diminuir a temperatura em até 5°C. A pesquisa, publicada na revista The Innovation, analisou cerca de 200 estudos científicos e concluiu que as Infraestruturas Urbanas Verde-Azul-Cinza (GBGIs) são aliadas eficazes contra as ilhas de calor urbano, onde as cidades apresentam temperaturas mais altas em comparação às áreas rurais ao redor.

Os GBGIs atuam através de processos naturais, como a evapotranspiração, sombra e o reflexo do calor pela água, auxiliando no aumento da umidade e resfriamento das cidades. As plantas têm o poder de armazenar calor durante o dia, liberando-o lentamente durante a noite, enquanto os corpos de água fazem algo semelhante, absorvendo e retendo o calor durante horas.
Os pesquisadores sugerem várias abordagens para maximizar os benefícios dos GBGIs, incluindo a criação de corredores verdes e azuis nas cidades, novos projetos de urbanismo, telhados verdes (cobertura de construções com plantas), materiais permeáveis em calçadas (para facilitar a infiltração da água e auxiliar na retomada do seu ciclo natural), além da disponibilização de informações públicas sobre o clima e aquecimento ambiental.
Em entrevista ao Jornal da USP, Maria de Fátima Andrade, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e coautora do estudo, destacou que o principal benefício das GBGIs é o resfriamento de áreas urbanas, especialmente aquelas afetadas pelas ilhas de calor.
Ela também ressaltou a importância da vegetação na absorção de gás carbônico (CO2) através da fotossíntese, um benefício que pode ser medido na superfície urbana.

Veja também:
Como a arquitetura paisagística pode minimizar os efeitos das mudanças climáticas
Inovações em Foco: As Atualizações que Marcaram 2024
Melhorias na Plataforma AuEPro: Uma Experiência de Aprendizado Inovadora
AuE Soluções Realiza Palestra para Alunos de Paisagismo da ETEC João Belarmino Amparo
Novidades no Banco de Dados de Paisagismo: Um Ano de Avanços e Realismo!
Retrospectiva 2024 AuE Software – Conquistas e Momentos Marcantes

Anterior Próximo