A polinização como um serviço do Ecossistema
Autor: Bruno Corrêa Barbosa - Data: 08/01/2014
A maioria das espécies das plantas que produzem flores é dependente da polinização para que possam se reproduzir. A polinização é definida como o transporte de grãos-de-pólen das anteras (parte masculina) de uma flor para o estigma (parte feminina) da mesma flor ou de outras flores da mesma espécie.
Existem vários tipos de polinização podendo ser classificadas de acordo com o tipo de agente que a realiza sendo elas abióticas e bióticas.
- As formas de polinização abióticas são realizadas por fatores naturais como vento (Anemofilia), pela água (Hidrofilia) e pela gravidade.
- Na polinização biótica, são realizadas por seres vivos, sendo mais diversificada podendo ser feita por morcegos (Quiropterofilia), pássaros (Ornitofilia), moscas (Miiofilia), besouros (Cantarofilia), borboletas (Psicofilia), mariposas (Falenofilia), abelhas (Melitofilia), outros insetos em geral (Entomofilia) e até mesmo por moluscos (Malacofilia) e mamíferos não voadores (Terofilia).
Ave polinizando uma Solanaceae
Foto: Bruno CBarbosa
Abelha Mandaçaia polinizando uma Solanaceae
Foto: Bruno CBarbosa
Besouro polinizando
Foto: Bruno CBarbosa
A polinização é um dos mais importantes eventos naturais, mantendo a biodiversidade tanto vegetal e animal, mesmo plantas capazes de realizar a autopolinização, são beneficiadas da polinização cruzada, contribuindo para o aumento da produtividade e variabilidade genética.
Podemos dar um destaque para o grupo dos insetos pois são os mais importantes no processo de polinização, sendo a ordem Hymenoptera que se encontra o maior número de espécies polinizadoras em especial as abelhas, no qual são muito importantes e eficientes polinizadoras disponíveis na natureza, havendo uma coevolução das plantas e insetos ao longo dos anos.
Os polinizadores fornecem um serviço essencial ao ecossistema e trazem inúmeros benefícios à sociedade, através do seu papel na produção de alimento e da agricultura, além de melhorias nos meios de subsistência, desenvolvimento científico e na conservação da diversidade biológica. Podendo frequentemente chegar um total de 28% no aumento de frutos em pomares domésticos e jardins, contra partida sua falta pode reduzir ou os produzir frutos menores devido a uma polinização insuficiente.
Abelhas polinizando flores de palmeiras
Foto: Bruno CBarbosa
Além do serviço de polinização alguns grupos de insetos podem ajudar duplamente as suas plantas, pois além de transporte de pólen como já falamos, esses insetos podem fazer o controle de pragas, o controle biológico natural.
Formiga e pulgões em flores de acerola
Foto: Bruno CBarbosa
Vespas Social além de controle biológico também desempenha a polinização.
Foto: Bruno CBarbosa
Até a próxima!
Anterior Próximo