Os cuidados com o plantio de mudas
Autor: Diego R. Gonzaga - Data: 17/12/2013
Para os paisagistas, jardineiros, e público em geral que trabalha com o plantio de mudas em diversos ambientes como quintal, jardim, canteiros ou áreas de lazer, alguns cuidados devem ser observados para que não se cometa erros, principalmente quando relacionadas ao plantio de espécies de hábito arbóreo.
Ficus elastica L.
Foto: Guilherme Motta
A distância das mudas em relação à construção (paredes, muros, piscinas, postes, etc.) devem estar de acordo com o tamanho das árvores e nunca plantá-las a menos de 5 metros de distância.
As covas devem ser preparadas, tomando como base mínima 30x30x30 centímetros, para que seja bem acomodada as mudas. As embalagens plásticas na qual as mudas estão contidas devem ser retiradas antes do plantio, procurando não desfazer o torrão de terra na qual a planta está inserida, sendo depositado diretamente na cova.
No caso de espécies de médio e grande porte, a área permeável em torno da árvore quando adulta deverá ter, no mínimo, uma faixa de 0,60 m. A cova deve ser aberta de modo que a muda fique centralizada.
As mudas devem ser plantadas ao nível do solo, não devendo ser plantadas no fundo da cova, e para direcionar o crescimento, evitando o seu tombamento, um tutor deverá ser colocado (vara de bambu ou similar), nunca utilizar arame ou ferro.
Em áreas de pouco espaço é importante ressaltar e aplicar o uso de golas nas árvores, para evitar a morte antecipada das árvores.
Para um manejo adequado as podas de limpeza e formação, nas mudas plantadas, deverão ser realizadas conforme segue:
- Poda de Formação: retirada dos ramos laterais ou "ladrões" da muda;
- Poda de Limpeza: remoção de galhos secos ou doentes.