Aprenda a fazer adubo natural
Autor: Anita Cid - Data: 10/01/2009
Não é novidade para ninguém que a natureza pede socorro. E nós, cidadãos conscientes e agentes de mudança, temos a possibilidade e o dever de tentar reverter, ou ao menos, amenizar este grave quadro. E para tal, pequenas ações podem ser feitas como não jogar lixo na rua, não realizar queimadas e reciclar o lixo tanto inorgânico como orgânico.
O material orgânico proveniente do lixo gerado em nossas residências pode ser um ótimo abudo para as plantas e, além disso, reduz a quantidade de lixo do planeta. Cascas de ovo, cascas de frutas e verduras, borra de café e restos de comida como arroz, feijão e carne podem ser reaproveitados para compor um adubo natural. Outros materiais como folhas de plantas e árvores, papel não colorido e serragem de madeira também podem ser aproveitados.
Deve-se separar estes materiais em dois grupos: secos e molhados e trabalhar com a proporção de para cada 1 porção de material molhado deve acrescentar 3 porções de material seco.
Em um vaso ou uma vasilha com abertura no fundo para escorrer a água, coloque uma camada de material seco seguido por uma de material molhado e assim sucessivamente até preencher todo o recipiente utilizado, sendo que a última camada deve ser de material seco.
Após aproximadamente 50 dias, o composto está pronto para ser utilizado. Este deve apresentar cheiro de terra e aparência de borra de café. Aplique-o diretamente na terra e confira os resultados!
Anterior Próximo