José Giacoia fala sobre a importância do projeto de irrigação
Autor: Anita Cid - Data: 14/01/2009
José Giacoia Neto é Engenheiro Agrícola com Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Viçosa e cursou MBA Internacional em Gestão Comercial pela FGV. Atuando diretamente em projetos e implantação de projetos de irrigação para jardins e gramados esportivos desde 1995, possui projetos implantados em todo o território nacional. Hoje trabalha como Gerente Geral da Rain Bird no Brasil onde dirige todas as Atividades da Rain Bird no setor de Paisagismo e Golfe. Também Ministra Palestras e Cursos de irrigação em Congressos, Eventos e Universidades.
AuE Soluções: Qual a importância de um sistema de irrigação para um jardim?
Giacoia: A importância está no fato que a aplicação de água controlada, uniformemente e na medida certa para as plantas resulta em um jardim saudável e bonito. A água é vida e quando aplicada de forma inteligente e correta gera beleza e economia. Encontramos a resposta até mesmo na música: "É preciso chuva para poder florir" ( Renato Teixeira.)
AuE Soluções: Qual a importância de se ter um projeto de irrigação?
Giacoia: O projeto é a alma do sistema de irrigação. Sem um projeto é impossível se ter um bom sistema instalado. Hoje, temos a honra de sermos responsáveis pela existência de várias empresas capacitadas em elaboração de projetos. Ainda assim, o mercado é carente de bons profissionais; muitos que "acham que sabem". É impressionante a quantidade de projetos mal elaborados no mercado. Mais do que o projeto, a instalação tem que ser muito bem feita. Não adianta um bom projeto e uma instalação precária.
AuE Soluções: Quais são os fatores a se considerar quando trabalhamos com projeto de irrigação?
Giacoia: Para realizar um projeto de irrigação é necessário termos um projeto arquitetônico, um projeto paisagístico e um projeto planialtimétrico. Além disso, temos que analisar o sombreamento do local, o tipo de solo, o volume de solo a ser explorado, especificação de emissores de acordo com as plantas, incidência de ventos, taludes e profundidade efetiva do sistema radicular do local a ser implantado o projeto de irrigação.
AuE Soluções: O que deve-se projetar primeiro, o jardim ou o sistema de irrigação? Por quê?
Giacoia: Sempre se deve projetar primeiro o Jardim. Afirmo sempre em minhas palestras e explanações que a irrigação é um ator coadjuvante e o Paisagismo é a estrela principal que precisa ser muito bem atendida.
| "Em áreas públicas a economia pode chegar a R$ 20.000,00 por cada 10.000 m2 irrigados". | | |
AuE Soluções: Como um bom projeto de irrigação pode contribuir para a economia de água?
Giacoia: Um projeto de irrigação bem elaborado e bem instalado oferece uma grande economia de água. Aplicamos a lâmina exata de acordo com a demanda e podemos efetuar ajustes de aplicação da mesma de acordo com as plantas, estações do ano, microclima e as necessidades do jardim. Irrigamos com equipamentos de alta precisão e por tempos programados com exatidão.
AuE Soluções: Financeiramente, o projeto e a manutenção são válidos?
Giacoia: Temos planilhas de análises de custos onde mostra claramente a economia. Em áreas públicas a economia pode chegar a R$ 20.000,00 por cada 10.000 m2 irrigados. O difícil é difundir e esclarecer isto.
Na parte residencial é uma medida mais complexa e temos que analisar caso a caso. Mas é óbvio que o controle é exato e sem desperdício.
AuE Soluções: A RainBird possui uma política de treinamento e difusão da marca? Como é hoje o trabalho da empresa na distribuição de revendas e atendimento ao consumidor final?
Giacoia: Acredito que hoje este é um grande diferencial da Rain Bird no Brasil. Tive a honra e o prazer de fazer parte da construção e início do programa pioneiro de treinamento em irrigação no Brasil. Hoje a Academia Rain Bird é um sucesso e também um marco na história na indústria e no ensino de irrigação no Brasil. Este programa de treinamento formou a grande maioria dos profissionais competentes e atuantes neste mercado. Já recebemos até pessoas de outros países da América do Sul.
A Academia Rain Bird é dividida em módulos e ministrada duas vezes ao ano, totalizando 80 horas de treinamentos. Hoje nossos cursos somam um total de 96 horas de treinamentos divididos em 7 módulos. A Academia Rain Bird iniciou no ano 2000 e é aberta a qualquer profissional que deseje iniciar seus trabalhos na área de paisagismo.
Em termos de difusão da marca temos nosso programa de marketing e participação em eventos e feiras, propagandas e outras estratégias específicas. A Rain Bird é a maior referência no mundo para esta categoria de irrigação.
A Rain Bird possui uma política comercial bem definida e atua no Brasil através de seus distribuidores e revendas que atendem os consumidores finais, proporcionando rapidez e excelência no atendimento ao consumidor exigente. A Rain Bird atua também em projetos especiais, mas sempre junto de nossos parceiros assim como também pode atender e visitar consumidores finais junto com nossas revendas.
Anterior Próximo