Arborização urbana

Autor: Diego Gonzaga - Data: 27/06/2012


Foto: Guilherme Motta

As árvores das cidades são um patrimônio da população. Possuem grande importância para a manutenção da temperatura local, produção de oxigênio e aumento da umidade do local. Além disso, as árvores favorecem abrigo para muitas espécies de aves e insetos, que constitui importante elemento do equilíbrio ecológico. Muitas espécies tem se tornado próximas de nós, mostrando em sua maioria belas floradas em determinadas época do ano, pois são muito usadas na arborização urbana.

Com isso devemos ter cuidado na escolha da espécie correta. Espécies erradas, plantadas em locais inadequados, podem causar sérios problemas. Em calçadas a escolha deve ser de espécies que as raízes se desenvolvem para baixo, evitando assim problemas de circulação de pedestres.

O termo "gola" é usado para explicar a região que fica ao entorno da base do tronco, que pode influenciar no período de vida da árvore. Não existe uma medida padronizada para essa "gola", pois é necessário que se conheça as dimensões do porte adulto de cada árvore para que seja preparada o tamanho da "gola".

Abaixo estão alguns exemplos de como golas são aplicadas na arborização. Em alguns casos faixas verdes são utilizadas para substituir as golas que garantem uma boa respiração para as árvores, e não aquecimento excessivo das raízes.


Fotos: Diego Gonzaga

A manutenção nas golas das árvores devem acontecer pelo menos uma vez ao lado, visto que crescimento de muitas espécies arbóreas é lento. Quando necessário a gola deve ser aumentada para aumentar a vida da árvore. Importante destacar que o cal que muito é visto nos troncos das árvores não deve ser utilizado pois prejudica a transpiração e desenvolvimento da mesma. As golas aumentam a absorção de água, evitando que a árvore quebre as calçadas devido raízes agressivas. A largura da calçada influência na escolha de cada árvore, perfazendo a abertura de área livre de pavimentação ao redor da árvore "gola", evitando espécies que atinjam grande porte quando na existência de redes elétricas e que possam danificar residências.


Fotos: Diego Gonzaga

É importante a heterogeneidade e a valorização de espécies nativas de cada região na escolha das espécies que serão aplicadas na arborização urbana.
Ao se plantar árvores nas vias públicas, parques e jardins deve-se evitar aquelas que produzam qualquer tipo de substância tóxica para o homem ou qualquer outro animal. É aconselhado a não utilização de espécies que possua frutos grandes que podem danificar veículos e ferir pessoas como Jaca (Artocarpus heterophyllus), Coco (Cocos nucifera), dentre outras.
Tendo conhecimento de cuidados simples, a vida útil das árvores escolhidas para arborização urbana aumento, reduzindo assim problemas que possam ocorrer no futuro.


Compartilhar:



 eBook: 5 Dicas sobre Paisagismo Comestível

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
9 + 9 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Dalillah Oliveira - Data: 17/07/2016 22:03:56

Kkkkkkkkk e colocar mureta em volta das árvores de grande porte é correto? De onde tiraram isso? Quer dizer que para a árvore hidratar, ela tem que ir lá com a raiz dela, tomar de canudinho POR CIMA da muretinha? Kkkkkkkkkkkkk, só podem estar de brincadeira!!! - em tempo, "muros" em torno de árvores urbanas de grande porte são passíveis de multa, pois são crimes ambientais graves!


AuE Responde: Você tem razão em seu comentário, Dalilah Oliveira! A questão da arborização urbana é muito séria e precisa ser bem planejada! A "disputa" entre a urbanização das cidades e a necessidade extrema da arborização para humanizar os espaços e melhorar o ambiente ainda precisa de muito estudo e boa vontade dos gestores! Este é um grande dever do paisagismo!



2 - Autor: Raúl Casal - Data: 18/07/2012 18:22:58

La foto del árbol esta tomada en la ciudad de buenos aires Argentina, acá los arboles son muy añosos y el jacarandá tiene una excelente floración y gran colorido, ya que en las avenidas principales están llenos de esta especie que se combinan con lapacho rosado ( que florece antes que el jacarandá) y tipas de gran color amarillo. En la otra esquina de donde se tomo la foto de la portada existe un lapacho rosado que es típico de estudio en paisajista por sus años y su floración. El arbolado realizado como este de la foto pertenece a uno de los grandes paisajistas argentinos Thais , que realizo un excelente paisajista urbano a futuro que es lo que hoy podemos disfrutar . La urbe crece y los espacios cada vez son mas reducidos para las plantaciones de estos excelentes ejemplares, es una lastima.


AuE Responde: Hola, Raúl Casal. Argentina cuenta con hermosas paisajes y está cubierto de bosque en gran medida! La foto en la portada de nuestra revista tiene un árbol de jacaranda en Sao Paulo, Brasil. Aquí en nuestro país tenemos muchos problemas con respecto a los proyectos emprendidos por los gobiernos locales. Profesionales mejor preparados, nos falta en estos lugares. Nuestras felicitaciones!



3 - Autor: PAULO RENATO MARCON - Data: 16/07/2012 19:26:17

Estou cansado de ver tantas erros em arborização urbana, seria muito bom que os municipios contratassem um paisagista capacitado para cuidar do assunto, assim não teriamos tantos problemas tais como pés de manga enormos no centro da cidade.



4 - Autor: Celso Silva - Data: 13/07/2012 22:19:52

Muito importante o conhecimento na arborização urbana com tantos erros que são cometidos e que causam tantos prejuizos e necessario contratar serviços altamente profissional, chega de amadores.




Entrevista
Paisagismo Digital, conheça o trabalho de quem faz o portal acontecer
Paisagismo Digital, conheça o trabalho de quem faz o portal acontecer

Conheça o trabalho por trás do Paisagismo Digital, portal de Paisagismo e jardinagem, o lado de quem trabalha no portal.

Botânica
Arborização urbana
Arborização urbana

A importância da utilização de árvores na arborização urbana, bem como a implantação de golas.

Conheça a norma para nomes científicos - O código botânico

Saiba porque e como são formados os nomes científicos das plantas ornamentais. Conheça o código botânico.

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE: Alterar a cor dos Layers
AutoLANDSCAPE: Alterar a cor dos Layers

Nesta materia vamos aprender como alterar as cores dos layer para as chaves de identificação.

HydroLANDSCAPE: Considerando o desnível do terreno
HydroLANDSCAPE: Considerando o desnível do terreno

Neste tutorial vamos aprender como considerar desnível do terreno no HydroLANDSCAPE

PhotoLANDSCAPE: A diferença dos botões Editar e Mapa
PhotoLANDSCAPE: A diferença dos botões Editar e Mapa

Nesta materia fizemos uma comparação entre os botões Editar e Mapa.

Novidades
AuE Soluções divulga as primeiras imagens da nova versão dos programas
AuE Soluções divulga as primeiras imagens da nova versão dos programas

AuE Soluções divulga novas imagens sobre as versões 2012 dos softwares.

Notícias
Conheça os melhores softwares para paisagismo na 9° Garden Fair
Conheça os melhores softwares para paisagismo na 9° Garden Fair

Venha conhecer os softwares para paisagismo na 9° Garden Fair

Conheça os projetos da AuE Soluções que envolvem o banco de dados de plantas ornamentais
Conheça os projetos da AuE Soluções que envolvem o banco de dados de plantas ornamentais

Conheça os projetos da AuE Soluções para o banco de dados de plantas ornamentais para Paisagismo

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 9 No 97 / junho de 2012

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*