Arquiteto Heitor Guimarães, nosso professor online dos softwares da Aue Software

Autor: Regina Motta - Data: 02/03/2020

Arquiteto Heitor Guimarães

Mais um presente especial para nossos leitores e clientes! Na série que iniciamos, com o objetivo de apresentar nossos parceiros, técnicos especiais que fazem com que a AuE Software seja conhecida e reconhecida pelo cuidado e zelo com os usuários de seus softwares, apresentamos hoje o Arquiteto Heitor Guimarães, nosso professor online dos softwares.

AuePaisagismo: Conte-nos um pouco sobre você. Por quê a escolha de ser Arquiteto?

Olá a todos os leitores da AuE Paisagismo, me chamo Heitor, e vou tentar contar um pouco sobre minha história, que não tem nada de especial. Nasci na cidade de Juiz de Fora – MG no mês de dezembro de 1985 – sim eu sempre ganhava apenas um presente como com a desculpa de que era de aniversário e de Natal – em uma família numerosa e proparoxítona, típica italiana onde todos me chamam de Tothi.

Eu sempre fui uma pessoa muito tímida e, ao meio de tanta gente expansiva, constantemente me refugiava à um pedaço de papel para fazer o que eu mais amava: desenhar, essa era a melhor maneira que encontrava para me expressar.

Com a idade vindoura, outros hobbies começaram a me atrair, primeiro o videogame onde eu passava horas no Mega Drive jogando Moonwalker e Street Fighter, conseguinte o computador que se tornou uma fixação me entretendo por horas – claro que nos fins de semana, minha mãe possuía regras bem rígidas quanto a isso pelo menos até meus 17 anos de idade – jogar em emuladores e desenhar no PaintBrush era o meu lazer favorito, logo nessa época tive meu primeiro contato com o CorelDraw em 1998, ferramenta para desenhos vetoriais e profissionais, e também com um jogo chamado The Sims.

Nesse jogo podíamos criar uma moradia do zero e, posteriormente, criar os personagens e, depois, viver uma simulação da vida desses personagens – adivinhem o que eu fazia repetidas vezes? Criava a casa e a família jogava um dia depois criava tudo de novo…

Passados alguns anos, eu me vi na necessidade de escolher uma profissão – escolha essa que penso que fazemos muito precocemente – pois a idade de prestar vestibular estava eminente, minha grande dúvida era entre os cursos de Bioquímica e Arquitetura.

Eu sempre fui estudioso e pensar em estudar química o resto da vida e estar na área de saúde me parecia muito interessante e era totalmente incentivado pelos meus pais que pensavam que arquitetura não me traria o retorno financeiro que eu mereceria mas, contrariando as expectativas, acabei optando pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, seguindo todo o meu desejo de continuar me expressando artisticamente, acabei entrando na turma de 2005 na Universidade Federal de Juiz de Fora, e me formando em 2010. Durante o curso, acabei me aproximando mais ainda das Artes Gráficas mas, também, da Arquitetura Hospitalar – me vejo, mais uma vez, sendo atraído pela área da saúde...

Assim que me formei, fui contratado por um Escritório de Arquitetura Hospitalar onde trabalhei por 10 anos, contando meu tempo como estagiário, e pude aprender bastante com meu chefe, colegas de trabalho – vale citar a arquiteta Marianna Hellen que, além da grande troca de conhecimento e de ter se tornado uma grande amiga, acabou me levando para o movimento escoteiro e para o 01/MG Grupo Escoteiro Aimoré – e também com os estagiários que, por muitas vezes, tinham grandes demandas e eu procurava sempre alcançá-las.

No ano de 2019, tive a oportunidade de me juntar à equipe do AuE Software que tem sido uma ótima experiência para meu crescimento pessoal e espero ainda poder ser bastante útil para todos por aqui.

AuePaisagismo: Sabemos que você atua no movimento escoteiro, uma tradição de tantos anos e que ajuda a formar pessoas sérias, responsáveis e confiáveis. Nos conte um pouco sobre esse movimento e como essa experiência se relaciona com o seu trabalho de Instrutor na AuE Software.

O movimento escoteiro é o maior movimento para jovens do mundo, é coeducativo e tem alguns preceitos essenciais para o desenvolvimento das capacidades e interesses de jovens de 6 a 21 anos de idade, sintetizados como Método Escoteiro.

O Método escoteiro explora e incentiva o trabalho em equipe com o acompanhamento individual sobre cada jovem, atividades variadas e progressivas, vida ao ar livre, a aceitação da Lei e Promessa escoteira e o Aprender fazendo, onde os jovens são incentivados a desenvolver suas habilidades através da ação. No Movimento Escoteiro, cabe aos adultos voluntários o acompanhamento e a orientação para que esses jovens possam desenvolver com segurança as suas potencialidades.

No movimento escoteiro, tenho trabalhado principalmente com o Ramo Lobinho que é formado por crianças de 6,5 à 10 anos, exercitando a vida em grupo e com a natureza. Trabalhar com esse ramo despende, além de tempo e disposição, muita paciência com as diferentes compreensões e demandas que os jovens possam apresentar.

Além do Trabalho com a Alcateia eu tenho ajudado, quando possível e solicitado, na formação de adultos, para que esses possam exercer suas funções variadas da melhor maneira possível e seguindo as normas da União dos Escoteiros do Brasil.

No meu trabalho como Instrutor da AuE Software a minha prerrogativa é passar o conhecimento específico sobre os softwares para pessoas em diferentes níveis de preparo e capacidade de aprendizado, e é aí onde eu acho que está a principal ligação com meu voluntariado no Movimento Escoteiro: ter paciência em lidar com diferentes capacidades e níveis de conhecimento é primordial. Além disso, algo que também tem sido de grande valia para mim, em via de mão dupla, é a perda ou redução da inibição e timidez ao lidar com pessoas, seja dentro do movimento escoteiro ou em meu trabalho como Instrutor.

Auepaisagismo: Como está sendo a sua experiência aqui na Empresa? Pontos positivos? O que deveria mudar?

Fui contratado no mês de Julho de 2019, quando entrei estava receoso sobre como me sairia no trabalho, contudo muito empenhado em dar o meu melhor, as primeiras aulas foram sob muita hesitação por julgar não saber o suficiente do conteúdo que precisava passar, mesmo tendo muita facilidade com ferramentas de desenho digital eu precisei aprender, entretanto com o passar das aulas, venho me sentindo cada vez mais seguro e com mais propriedade para desenvolver materiais e, inclusive, para opinar sobre melhorias nas futuras versões dos programas, criar materiais como E-Books e Apostilas dos Cursos.

eBook Planta Baixa Técnica x Planta Humanizada em Paisagismo

eBook de Heitor Guimarães para a biblioteca AuE Software

O ambiente de trabalho na AuE é muito agradável pois a sinergia entre os funcionários é grande, a cooperação entre as pessoas e setores é bastante natural e constante, a relação entre os “Chefes” e funcionários também é muito direta, franca e sem intermediários. Vejo um grupo coeso trabalhando coletivamente para o crescimento da empresa, acredito que campanhas de incentivo para os funcionários crescerem também a nível pessoal são muito importantes para manter esse elo sempre harmônico.

eBook: Projeto Paisagístico: Como apresentar e vender seu projeto.

ebook de Heitor Guimarães para a biblioteca AuE Software

AuePaisagismo: Aqui, na AuE Software, você é professor. O que nos diz desta experiência? Quais são as boas e as que não são tão fáceis e agradáveis?

Ser professor aqui na AuE está sendo de grande valia e aprendizado para mim, acredito que cada vez que você ensina e passa conhecimento você está, além de ajudando o desenvolvimento de uma pessoa, como contribuindo para o enriquecimento do próprio, sem contar a satisfação de poder fazer parte do crescimento do próximo.

A Parte difícil desse trabalho é que não somos infalíveis, nem sempre detemos todas a respostas ou estamos na melhor disposição física ou mental, e precisamos, ainda assim, nos esforçar para tratar todos com a maior Cortesia e sermos o mais diligentes possível, precisamos entender que os alunos possuem níveis de conhecimento e habilidades distintas.

Algumas vezes essa variação de conhecimento pode causar descontentamento por parte de alguns alunos mais ou menos avançados, cuidar para que isso não prejudique o aprendizado é algo que ainda preciso trabalhar e desenvolver, estou sempre aprendendo e me dedicando, pois minha intenção é de, incessantemente, doar a melhor faceta de mim para todos.

Auepaisagismo: Além de professor online, você também cria os e-books, material didático de grande valor para os usuários dos softwares, não é? Conte-nos como é este trabalho.

Esse trabalho, assim como os demais, é feito com muito carinho, contudo com uma atenção a mais pois gosto muito de trabalhar com representação gráfica, então, além de tudo, é prazeroso. Quando crio um material didático tento ser o mais minucioso possível em explicar os passos de utilização das ferramentas, vocês podem ver esse tipo de cuidado principalmente na apostila de VisualPLAN que está muito minuciosa – preciso salientar que o VisualPLAN é um programa subestimado, a maioria dos nossos usuários ainda não compreendeu as qualidades que esse programa tem, inclusive convido a conhecê-lo melhor, assistam vídeos relacionados em Nosso Canal do Youtube AuE Software.

Já na criação dos E-books, trabalho de acordo com a demanda de assuntos oriundos de nossa equipe, com o tema definido, crio os textos e depois vou trabalhar no mais interessante para mim, a parte gráfico-visual, procuro montá-la o mais organizada, simples, diretas e interessantes para os leitores, conto com o apoio da equipe para todos os processos.

Auepaisagismo: Deixe uma mensagem para os nossos leitores e também para a equipe da AuE Software.

A AuE Software é uma empresa que procura sempre fazer o Melhor Possível para atingir as expectativas de seus clientes, trabalhamos com um contato bem direto, ouvindo suas necessidades e tentando suprir e orientar em suas dificuldades, desconheço outra empresa do setor que seja tão aberta e solícita ao cliente como a AuE.

Para os que ainda não possuem os softwares da AuE recomendo que se deem a chance de conhecerem melhor os nossos programas, sei que tem grande probabilidade de se surpreenderem positivamente, e qualquer dificuldade venha fazer aula comigo, estou aqui para ajudar vocês.

Para os que já possuem, reforço que estamos aqui para ajudá-los sempre que precisarem e entrarem em contato, não deixem de acompanhar as dicas técnicas da Revista AuE Paisagismo e acompanhar nosso Canal do YouTube onde saem frequentemente vídeos tutoriais dos proramas da AuE.

Deixo aqui meu abraço a todos,
SAPS! (Sempre Alerta Para Servir!)
Heitor Guimarães


Você gostará também:
Conheça July Figueroa e o departamento internacional da AuE Software
Vem ai o V Concurso Internacional de Fotomontagem AuE Software!
Conheça a Luciana, colaboradora na área de Customer Success
Veja o que os clientes da AuE Software tem a dizer sobre aulas e cursos


Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
9 + 6 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Arquiteto Paisagista Mário Sérgio Soléo Scalambrino da  Casulo Lares Vivos e Saudáveis
Arquiteto Paisagista Mário Sérgio Soléo Scalambrino da Casulo Lares Vivos e Saudáveis

Associar a prestação de serviço com a conservação dos recursos naturais e melhoria do microclima local é o melhor negócio do qual podemos mirar.

Prof. Julio Pastore, da UNB: Jardins do Cerrado,  jardim de Cora Coralina e muito mais
Prof. Julio Pastore, da UNB: Jardins do Cerrado, jardim de Cora Coralina e muito mais

Projetos plantas cerrado, Casa Oscar Niemeyer, Brasília, viveiro UnB: Museu das Flores, jardins Cora Coralina, prêmio arborização comunitária

Arquiteto Heitor Guimarães, nosso professor online dos softwares da Aue Software
Arquiteto Heitor Guimarães, nosso professor online dos softwares da Aue Software

Tive a oportunidade de me juntar à equipe do AuE Software que tem sido uma ótima experiência para meu crescimento pessoal

Lançamentos
Lançamento da Revista AuE Irrigação
Lançamento da Revista AuE Irrigação

Veja a nova revista da AuE Software, AuE Irrigação - http://aueirrigacao.com. Direcionando conteúdo para o setor.

AuE Network
Atualização dos Vasos Vogue
Atualização dos Vasos Vogue

Baixe as coleções atualizadas de mobiliário da Vasos Vogue! Representações fidedignas , para apresentar o melhor para seu cliente!

Nova coleção de mobiliários da marca Jardim Móveis
Nova coleção de mobiliários da marca Jardim Móveis

Coleção de mobiliários para área externa publicada para download nos programas AuE Software

AuE Network: Baixar coleção de itens e a coleção de materiais
AuE Network: Baixar coleção de itens e a coleção de materiais

Veja como baixar a coleção de itens e porque baixar a coleção de materiais correspondente.

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE: Como alterar a cor de paredes no PhotoLANDSCAPE!
PhotoLANDSCAPE: Como alterar a cor de paredes no PhotoLANDSCAPE!

Veja como alterar a cor de paredes no PhotoLANDSCAPE, ajustando o projeto ao gosto do seu cliente!

AutoLANDSCAPE: Como exportar orçamento a partir do AutoLANDSCAPE
AutoLANDSCAPE: Como exportar orçamento a partir do AutoLANDSCAPE

Veja como exportar orçamento a partir do AutoLANDSCAPE para o CalcLANDSCAPE, e ainda exportar para o programa de planilhas que utilizar!

LandOFFICE 2018: Explicando uma coleção de itens para os programas AuE
LandOFFICE 2018: Explicando uma coleção de itens para os programas AuE

Veja o que contém uma coleção de itens da AuE Software, quais programas utilizamos para criar e conferir os diversos componentes das coleções

Notícias
Encante-se com o Museu Virtual do Cerrado
Encante-se com o Museu Virtual do Cerrado

Você sabia que  a savana mais rica do mundo em biodiversidade é o Cerrado?. Estima-se que 5% de todas as espécies do planeta estão lá

Adiado: ENEPEA 2020
Adiado: ENEPEA 2020

O XV ENEPEA, com o tema “RUPTURAS OU CONTINUIDADES?”, vêm com o objetivo de dar prosseguimento a todas essas discussões.

Adiado: FiiB 2020 - Aguarde nova data
Adiado: FiiB 2020 - Aguarde nova data

Maior evento de irrigação do Brasil acontece no mês de março em Campinas (SP) e AuE estará lá.

Adiado: I Encontro da Regional Sudeste de Floricultura e Plantas Ornamentais
Adiado: I Encontro da Regional Sudeste de Floricultura e Plantas Ornamentais

Evento Regional que contará com palestrantes importantes do setor e apoiado pela UFLA e AuE Software.

AuE Software Participará do 27º Congresso Mundial de Arquitetos
AuE Software Participará do 27º Congresso Mundial de Arquitetos

AuE Software em parceria com o Congresso Mundial de Arquitetos anuncia sua participação com stand e como mídia de divulgação parceira do evento.

V Concurso de Fotomontagem
V Concurso de Fotomontagem

AuE Soluções anuncia as regras, calendário do concurso e premição. Prepare-se desde já!

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 16 No 189 / Fevereiro de 2020

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Chácara em Campo Alegre
Chácara em Campo Alegre

Alexandre Kempinsky

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*