Artesãos Taiwaneses Criam Móveis Sustentáveis Usando Árvores Vivas
Autor: Victor Campanate - Data: 22/11/2024
Criar móveis vivos a partir de árvores sem cortá-las parece um sonho distante, mas uma técnica tradicional de Taiwan torna isso possível. Habilidosos artesãos moldam cuidadosamente o crescimento dos galhos das árvores, transformando-os em intrincadas obras de arte enquanto preservam a planta inteira. O mobiliário resultante é vendido junto com a porção de terra em que cresce.
Além de móveis como cadeiras, bancos e poltronas, essa técnica também possibilita a criação de esculturas que lembram vasos e bonsais gigantes, em recipientes de barro ou concreto, ideais para decoração interior ou paisagismo único nos jardins dos compradores.
Um vídeo viral nas redes sociais destaca o processo: enquanto as árvores são pequenas, seus caules são moldados e orientados para formar estruturas específicas. Ao crescer, a planta adapta-se ao formato desejado e, quando a estrutura está completa, a árvore é cuidadosamente removida do solo, resultando em uma peça totalmente natural e intocada por cortes.
O vídeo também ressalta que esses móveis podem durar de 200 a 300 anos e são altamente valorizados no mercado, tornando-se verdadeiros tesouros de artesanato vivo e sustentável. Quem não gostaria de ter uma dessas peças exclusivas no seu jardim?
Veja também:
Como a arquitetura paisagística pode minimizar os efeitos das mudanças climáticas
Inovações em Foco: As Atualizações que Marcaram 2024
Melhorias na Plataforma AuEPro: Uma Experiência de Aprendizado Inovadora
AuE Soluções Realiza Palestra para Alunos de Paisagismo da ETEC João Belarmino Amparo
Novidades no Banco de Dados de Paisagismo: Um Ano de Avanços e Realismo!
Retrospectiva 2024 AuE Software – Conquistas e Momentos Marcantes
Anterior Próximo