AutoLANDSCAPE 2016: Escolha de itens e modos de inserção no projeto - parte 2 de 7
Autor: Camila Innocêncio - Data: 23/10/2015
Na edição anterior começamos a ver uma série de passos utilizados para a elaboração de um projeto no AutoLANDSCAPE 2016. O primeiro tema abordado foi a configuração da escala de impressão do projeto, e agora, dando continuidade,veremos como escolher e inserir itens em seu desenho.
2º passo: Escolha e inserção de itens
Neste passo, iremos escolher quais espécies irão compor o projeto dessa praça. Primeiramente selecionaremos o tipo de vegetação a ser utilizada. É importante lembrar que devem ser inseridas primeiro as plantas usadas como forração, uma vez que estas são representadas por hachuras que preenchem uma determinada área, e se forem inseridas depois de outras plantas, elas ficaram sobre as mesmas dificultando a leitura do projeto.
Na caixa de seleção de objetos podemos utilizar os filtros de buscas que facilitam e agilizam a escolha, ou digitar o nome da espécie (seja ele popular ou científico) ou o código dela no sistema. Ao aparecerem os resultados, devemos clicar uma vez em cima do item escolhido e então essa janela fechará automaticamente. Em nosso exemplo, utilizamos como forração a planta de código ZOMA.
Figura 1:Utilizando o filtro de buscas do AutoLANDSCAPE 2016
Antes de inserir o item escolhido, devemos configurar a forma com que ele será representado no projeto. Para efetuar esse procedimento, devemos clicar no ícone onde está sendo mostrado o tipo de representação atual, e selecionar a opção que preferir. Porém no caso de espécies de forração, o preenchimento é feito levando em conta uma determinada área e por isso deve-se escolher somente entre as opções de hachuras, dando um clique sobre ela. Nesse projeto foi escolhida a opção "Colorida + Sólida".
Figura 2:Configurando as formas de representação gráfica no AutoLANDSCAPE 2016
Para inserir a planta no terreno, devemos utilizar a caixa de ferramentas que possibilita diferentes formas de distribuição e escolher a mais adequada. Como a princípio, iremos aplicar hachuras (para representar a forração) em uma determinada área, deve-se selecionar a opção " Preenche com BOUNDARY" clicando duas vezes em cima do ícone. Nota-se que o cursor do AutoCAD muda e então é preciso definir o local onde a hachura será inserida, isso é feito dando um clique em qualquer ponto dentro da área a ser preenchida.
Figura 3: Definindo as formas de distribuição de itens no AutoLANDSCAPE 2016
Em seguida, faremos uma cerca viva e modificaremos algumas configurações em relação às medidas para adequá-las ao projeto. A planta escolhida foi Ixora coccinea (de códifo IXCO), que é um tipo de arbusto e foi utilizado o mesmo mecanismo de busca mostrado anteriormente. Na caixa de medidas, modificaremos os valores-padrão de altura da muda (hm) para 0,3 e os demais para 0,5. Feito isso, mudaremos a forma de representação deste item assim como foi demonstrado com a espécie de forração. Ou seja, iremos no ícone de demonstração da representação atual, só que deverá ser marcada a opção que se refere á distribuição por unidade e não mais por área e marca-se a forma "simples" ou "detalhada". Depois disso, selecionamos as opções "planta baixa" (uma vez que esta é a forma de desenho que está sendo utilizada); "Tema /Preto e Branco" (se for de interesse mudar a figura que está representando a planta); e "Preenchido".
Figura 4: Modificando dimensões das plantas no AutoLANDSCAPE 2016
Figura 5: Escolhendo a distribuição de plantas maiores no AutoLANDSCAPE 2016
Se a intenção for inserir a vegetação de forma que ela siga um determinado contorno como neste caso, formando uma "cerca-viva", na hora de aplicá-la ao terreno devemos selecionar a opção " Distribui em uma PLINE/SPLINE existente" dando dois cliques. Em seguida devemos clicar em cima da linha que será coberta pela vegetação.
Figura 6: Distribuindo a vegetação sobre um determinado contorno no AutoLANDSCAPE 2016
Outra forma de distribuição que o programa oferece é a que leva em consideração um espaçamento constante ou um variado. Para demonstrá-la, primeiramente escolheremos a espécie Archontophoenix alexandrae (código ARAL), e depois devemos dar dois cliques na opção "Distribuição livre com espaçamento constante" e fazermos no terreno o traçado que a distribuição das plantas deve seguir.
Figura 7: Distribuindo a vegetação de forma livre e espaçamento definido no AutoLANDSCAPE 2016
A última forma de distribuição a ser demonstrada nessa parte do terreno, será a que insere somente um item por vez. Para isto, escolhemos árvore Delonix regia (código DERE) e selecionaremos a opção "Insere um único item", feito isto, deve-se definir a posição em que ela ficará situada no terreno.
Figura 8: Inserindo um único item no AutoLANDSCAPE 2016
Nas linhas curvas centrais (chamadas de "splines") usaremos a espécie Caryota urens, que é uma palmeira (código CAUR) e a forma de distribuição " Distribui em uma PLINE/SPLINE existente" já demonstrada anteriormente.
Figura 9: Distribuindo itens em uma SPLINE no AutoLANDSCAPE 2016
Dando sequência ao tutorial, no próximo mês veremos como criar e preencher formas orgânicas e também como inserir mobiliários e outros tipos de materiais.
Veja também:
* AutoLANDSCAPE 2016: Configuração das penas para impressão e criação de arquivo ".ctb" - parte 6 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Inserção de legendas e modificação na escala do desenho - parte 5 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Criação de pranchas e inserção de chaves - parte 4 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Criação de áreas com formas orgânicas e inserção de mobiliários - parte 3 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Escolha de itens e modos de inserção no projeto - parte 2 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Definindo a escala, o formato da folha e o tipo de carimbo - Parte 1 de 7
Anterior Próximo