PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - Parte 3 de 3

Autor: Marcelo Almeida - Data: 21/10/2015



Na edição de outubro/2015 da revista, iniciamos uma série de três matérias de demonstração das ferramentas do PhotoLANDSCAPE através do tutorial de elaboração de uma fotomontagem. Na primeira das três matérias, vimos como a ferramenta carimbo é utilizada, ao passo que, no último mês, detalhamos o processo de troca de céu, troca de matiz e inserção de formas 3D. Nesta edição, seguiremos com a finalização da fotomontagem, trabalhando o paisagismo do canteiro do Morro do Imperador, em Juiz de Fora.

Para o paisagismo do canteiro, foi escolhida a grama de código ZOMA, que pode ser acessada através da busca pela coluna da direita, trocando a marcação de "mobiliários" para seção "plantas". Antes, contudo, é preciso traçar um polígono na região do canteiro, marcando com o botão esquerdo do mouse os pontos - é importante lembrar que quanto mais pontos você fizer, mais opções de edição por pontos vai ter, o que possibilitará um melhor ajuste do polígono no canteiro (figura 1).


 Figura 1: Criando e editando polígonos no PhotoLANDSCAPE 2016


Figura 1: Criando e editando polígonos no PhotoLANDSCAPE 2016


Com o polígono traçado, clique sobre a grama ZOMA, que preencherá seu interior. Editando os pontos, você atingirá o encaixe perfeito do polígono no canteiro, e, com a alteração das opção de ajuste de brilho e contraste, a luminosidade da grama ficará adequada à foto original. Na barra de ferramentas há a opção "editar", que te levará a uma janela onde há apenas o polígono com a grama. Clicando sobre ele você habilita a janela de alteração de dimensões, onde você ajusta a dimensão da grama no polígono, ferramenta que em muitos casos resolve o problema de perspectiva nas formas. Encerrada a edição, basta clicar em "finalizar edição" e o programa o levará de volta à fotomontagem (figura 2).


 Figura 2: Editando polígono preenchido no PhotoLANDSCAPE 2016


Figura 2: Editando polígono preenchido no PhotoLANDSCAPE 2016


Seguimos inserindo um contorno orgânico no canteiro com pedras ornamentais. Para isso, criamos um polígono seguindo os mesmos procedimentos anteriores, mas, se antes utilizamos a ferramenta "polígono", agora utilizaremos a opção "spline", logo abaixo (figura 3).


 Figura 3: localizando a ferramenta spline no PhotoLANDSCAPE 2016


Figura 3: localizando a ferramenta spline no PhotoLANDSCAPE 2016

Traçando os pontos formando curvas, ainda que não fiquem perfeitas, é possível, na edição, ajustar a posição dos pontos traçados a fim de alcançar formas harmônicas e ajustadas à perspectiva da imagem (figura 4).


 Figura 4: Editando curvas no PhotoLANDSCAPE 2016


Figura 4: Editando curvas no PhotoLANDSCAPE 2016

Sem selecionar o polígono, localize na coluna da direita, trocando a marcação para "pisos", o piso de código MC.AE1 e clique sobre ele. Com a imagem na tela, clique em mosaico na extrema direita da barra de formatação (figura 5), e selecione o polígono orgânico criado. Selecionando novamente o polígono, na barra superior de formatação você altera a escala e a distância da forma, alcançando um posicionamento realista do piso na imagem (figura 6).


 Figura 5: Inserindo piso como mosaico no PhotoLANDSCAPE 2016


Figura 5: Inserindo piso como mosaico no PhotoLANDSCAPE 2016

 Figura 6: Editando piso como mosaico no PhotoLANDSCAPE 2016


Figura 6: Editando piso como mosaico no PhotoLANDSCAPE 2016


Para a criação de uma pequena elevação do terreno, o caminho é inserir um plano 3D, na aba "inserir" na barra de ferramentas localizada no topo da área de trabalho do PhotoLANDSCAPE (figura 7).


 Figura 7: Inserindo um plano 3D no PhotoLANDSCAPE 2016


Figura 7: Inserindo um plano 3D no PhotoLANDSCAPE 2016


Após inserir o plano, localize a mesma grama utilizada no canteiro, de código ZOMA, que se transformará no plano inserido. O procedimento de ajuste do plano 3D é o mesmo do ajuste do banco, utilizando sempre o scroll wheel e o botão direito do mouse. Após o posicionamento correto do plano, em harmonia com a perspectiva e inclinação do canteiro, desabilite a janela vermelha de edição com o botão ENTER e, mudando para a aba "formatação", faça com o polígono uma forma para recortar o plano, reduzindo seu tamanho. Ao clicar ENTER, uma janela perguntará se você deseja recortar, clique em SIM (figura 8).


 Figura 8: Fazendo cortes no plano 3D no PhotoLANDSCAPE 2016


Figura 8: Fazendo cortes no plano 3D no PhotoLANDSCAPE 2016


Clicando novamente sobre o polígono e em seguida em "editar", a janela de edição te levará às opções de elevação/rebaixamento de terreno, na extrema direita da barra de formatação; clique no ícone com uma seta para cima, para criar as elevações no terreno. Selecione as configurações de dimensões desejadas (alturas máximas e mínimas) e, com cliques sobre o plano com o botão esquerdo do mouse, produza as elevações desejadas (figura 9).


 Figura 9: Criando elevações no plano 3D no PhotoLANDSCAPE 2016


Figura 9: Criando elevações no plano 3D no PhotoLANDSCAPE 2016


Ao terminar, clique em "finalizar edição" para retornar à área de trabalho do programa. Ajustando o brilho e o contraste de maneira semelhante aos processos anteriores, você atingirá a configuração de luminosidade do plano em um nível próximo à do canteiro.

Terminadas todas as intervenções no terreno da foto original, que a esta altura se diferencia em muito do resultado obtido, a última etapa é a adição das plantas do projeto de paisagismo. Para esta fotomontagem, escolhemos as bromélias de código VRSA - 102441 e AEDI - 101161 para o centro do canteiro, e o arbusto de código BRNI2 - 101148 junto da herbácia de código ACST - 102680 no fundo do canteiro, onde o carimbo foi utilizado. Para inserir as plantas basta localizá-las na coluna da direita, marcando novamente a categoria "plantas". Após ajustar sua dimensão de acordo com a escala da foto original utilizada, posicione-as onde achar conveniente, ajustando seu brilho e seu contraste de acordo com a luminosidade do ambiente. Na barra de formatação é possível estabelecer ajustes de sombra , que conferem à fotomontagem melhor acabamento e realismo. Essa opção é válida também para outros objetos inseridos no PhotoLANDSCAPE, além das plantas (figura 10).


 Figura 10: Editando sombras de objetos no PhotoLANDSCAPE 2016


Figura 10: Editando sombras de objetos no PhotoLANDSCAPE 2016


Com a utilização das ferramentas básicas do software aqui demonstradas, é possível ao projetista criar fotomontagens realistas e que traduzirão, através de imagens, as ideias e concepções presentes no projeto de paisagismo, possibilitando ao cliente visualizar de maneira mais direta os futuros resultados do projeto. Embora não tenha sido o objetivo esgotar aqui em análise todas as ferramentas do programa, em poucos passos foi possível transformar visivelmente a aparência da foto original, obtendo como resultado um projeto capaz de espelhar com considerável fidelidade as intenções do paisagista (figura 11).


 Figura 11: Fotomontagem finalizada


Figura 11: Fotomontagem finalizada

Veja também
* PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - Parte 3 de 3
* PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - Parte 2 de 3
* PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - parte 1 de 3


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