Catálogo sobre a Flora do Brasil 2020
Autor: Jéssica de Souza - Data: 05/04/2021
Imagem de plantas da publicação. Fonte: Flora do Brasil 2020
No dia 17 de Abril comemoramos o Dia da Botânica, ciência que estuda as plantas. Essa data foi em homenagem ao botânico alemão Carl Friedrich Philipp von Martius, que chegou ao Brasil em 1917 e catalogou mais de 22 mil espécies da flora brasileira em sua obra Flora Brasiliensis.
Mais de uma década depois, as espécies foram atualizadas e os dados mostram que 46.975 plantas, algas e fungos são nativos do país e, 55% das plantas terrestres são exclusivamente brasileiras.
Todos esses dados foram coletados durante 12 anos e estão disponibilizados na plataforma Flora do Brasil 2020. Foi um trabalho feito por 979 pesquisadores de 224 instituições em 25 países, coordenados pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O projeto teve apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do CNPq e do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Faperj.
“O trabalho da equipe ainda continua, pois ainda existem muitas descobertas para serem feitas. Mas com a rápida destruição do ecossistema, muitas destas espécies não são descobertas. Por isso o intuito de levar informação à população.”
Rafaela Campostrini, botânica, coordenadora da Flora do Brasil 2020
Durante o evento de lançamento foi publicado também o Flora do Brasil 2020 que conta a história das pesquisas feitas desde o século XVII até agora e as previsões para o futuro.
Para conhecer mais, acesse o site Flora do Brasil 2020
Plataforma Flora do Brasil 2020. Fonte: Flora do Brasil 2020
Veja também:
Flor e planta do ano 2021
Parque chama atenção longe da praia e fora do centro em Guaratuba
Único seringal urbano do mundo reabre após 4 anos de incêndio criminoso
Anterior Próximo