Paisagista Jociani Dalacosta Fávero comenta sua trajetória e o crescimento do mercado de paisagismo

Autor: Isabela Silva - Data: 22/02/2021

Jociani Dalacosta Favero

Na edição deste mês da revista AuE Paisagismo convidamos nossos leitores a apreciar a entrevista sobre a trajetória profissional e o projeto de paisagismo da Igreja Santa Terezinha em Nova Mutum (MT), da Arquiteta e Paisagista, Jociani Dalacosta Fávero.

Aue Paisagismo: Fale um pouco sobre você, sua formação e trajetória; e de seu trabalho e empresa.

Jociani Dalacosta Favero: Sou Arquiteta e Urbanista há 19 anos, recém-completados no último dia 2 de março. Me especializei em Paisagismo em 2003, trabalhei durante 12 meses em um Viveiro em Curitiba-PR. Naquela época fazíamos todo o projeto de Paisagismo com desenhos a mão, lembro-me que tinha alguns gabaritos de plantas, depois era só colorir e apresentar para o cliente.

Em 2003 me mudei para Nova Mutum(MT), onde estou até hoje. Quando cheguei aqui a cidade era pequena e quase ninguém conhecia o trabalho de Paisagismo, na época tínhamos apenas 2 ou 3 viveiros que atendiam os clientes com algumas plantas e basicamente o plantio de grama. Comecei trabalhando em uma construtora e divulgava meu trabalho de Paisagismo nos viveiros, mas a cidade era muito pequena e não consegui bons trabalhos, então abandonei o paisagismo e segui para a carreira de Arquiteta. Em 2013 ingressei para o trabalho público e tive o privilégio de desenvolver o projeto de Readequação da Avenida Mutum, nossa principal avenida, foi um projeto que fez renascer a paixão pelo paisagismo. Depois da avenida veio o traçado da ciclovia com seus pergolados e Ipês que trazem um colorido muito especial em nosso tempo de seca.

Ao longo de 16 anos fiquem longe do paisagismo. Em 2020, com a pandemia, senti necessidade de mudar, então, retomei minha carreira de Paisagista. Nova Mutum hoje é uma cidade maior, existem muitos profissionais arquitetos, designers e urbanistas. Percebi que a região carece de um arquiteto Paisagista e o nicho estava todo a disposição. Em 2020, retomei com muito amor e paixão a carreira que me abraçou quando me formei. A caminhada é árdua, mas o caminho é repleto de flores.

Aue Paisagismo: Como é o mercado na sua região? Quais os pontos positivos e as dificuldades que encontra neste mercado?

Jociani Dalacosta Favero: Hoje Nova Mutum é uma cidade de quase 60 mil habitantes, cidade próspera e que abraça todos que aqui chegam. O mercado mudou muito, as pessoas sentem a necessidade de trabalho especializado, sempre brinco com meus parceiros “cada um no seu quadrado”.

Como estamos no centro oeste nem sempre temos os melhores produtos a disposição, ainda existe certa dificuldade de logística, mas sempre tentamos adequar as necessidades do cliente com o que temos a disposição.

Aue Paisagismo: Como você enxerga a importância do paisagismo na rotina das pessoas, em suas casas, trabalho, lazer? Quais benefícios você aponta para um local com paisagismo?

Jociani Dalacosta Favero: Em 2020 tivemos a maior prova de como o paisagismo é importante na vida das pessoas. As pessoas estão mais em casa e sentiram a necessidade de ter e cuidar de uma planta. Muitos que nunca tiveram nem um vaso de tempero, investiram em verdadeiras hortas, vasos com plantas ornamentais, orquídeas, enfim, descobriram uma nova paixão.

As plantas nos ajudam a relaxar, trazem ar puro, renovam o ambiente e trazem vida a pequenos ou grandes espaços. Um local bem arborizado pode trazer saúde e bem-estar para todos.

Aue Paisagismo: Quais principais pontos você considera na hora de projetar?

Jociani Dalacosta Favero: Quando inicio um novo projeto faço um longo questionário, um entrevista bem feita nos leva a projetos mais assertivos e com poucas mudanças. Sempre consulto orçamento do cliente, não posso trabalhar com plantas que fujam do seu orçamento, sempre brinco com os clientes com a frase “seu bolso é meu guia”. Espaços grandes ou pequenos, sempre há lugar para o paisagismo, seja com plantas de grande porte ou um pequeno jardim em vasos.

Quando trabalho com projeto de áreas públicas sempre busco as plantas nativas e que não demandem muita manutenção. Da mesma forma penso ao projetar jardins de residências e comércios. O gosto, a necessidade e a disponibilidade do cliente são base para meu projeto.

Aue Paisagismo: Você fez o projeto com o VisualPLAN, como nos conheceu e como ele agrega na sua rotina?

Jociani Dalacosta Favero: Quando voltei a trabalhar com paisagismo fui em busca de softwares que pudessem facilitar meu trabalho, foi aí que conheci a AUE. Fiquei um pouco resistente ao usar o VisualPLAN até conseguir desenvolver meu primeiro projeto, onde fiquei encantada. Acho ele muito intuitivo, rápido e indico de olhos fechados. É um programa excelente, maravilhoso!

Aue Paisagismo: Conte-nos sobre como este cenário que estamos vivendo, da pandemia, afetou no seu trabalho. Como ficou a procura por profissional de paisagismo e como enxerga que ficará o mercado futuramente?

Jociani Dalacosta Favero: A pandemia afetou muito o mercado de arquitetura e paisagismo, pois as pessoas ficaram a espera do que iria acontecer com mercado. Por outro lado, surgiu uma necessidade de cuidar de casa por permanecerem mais tempo nela. Logo perceberam a necessidade do paisagismo, um espaço mais aconchegante e que agregue beleza. Eu penso que a tendência é melhorar quando as coisas retornarem no eixo, pois as pessoas continuarão valorizando seus lares.

Aue Paisagismo: Conte-nos sobre um projeto que você tenha curtido fazer.

Jociani Dalacosta Favero: O projeto da Igreja Santa Teresinha é muito especial. Eu recebi a proposta de participar deste projeto através do padre no mesmo dia em que eu decidi retornar ao paisagismo. Acabei adquirindo o software VisualPLAN para fazê-lo. O mais legal foi a sugestão aceita pela paróquia, onde faremos um canteiro de rosas em homenagem à própria santa. Este canteiro terá co participação da comunidade, possibilitando que plante as mudas de rosas.

Fachada da Igreja antes da execução do projeto de paisagismo

Fachada da Igreja antes da execução do projeto de paisagismo

Aue Paisagismo: Qual o maior desafio deste trabalho?

Jociani Dalacosta Favero: O desafio foi fazer algo para comunidade. Temos que fazer algo que agrade a muitas pessoas, diferente de um projeto residencial para um cliente. O pároco me deu diretrizes do trabalho, mas eu tive que propor soluções que agreguem valor para a comunidade.

Aue Paisagismo: Quais eram as exigências do cliente?

Jociani Dalacosta Favero: Não tivemos muitas exigências. O único pedido recebido foi para trabalhar com plantas de baixa manutenção.

Render do projeto de paisagismo realizado pelo VisualPLAN

Render do projeto de paisagismo realizado pelo VisualPLAN

Aue Paisagismo: Quais foi a sua ideia principal ao criar o projeto?

Jociani Dalacosta Favero: Pensei em trazer beleza aos olhos. Temos uma área que é contemplada pelo sol da tarde. Logo, propusemos uma solução para insolação daquela área e, em simultâneo, embelezamos o espaço.

Render do projeto de paisagismo realizado pelo VisualPLAN

Render do projeto de paisagismo realizado pelo VisualPLAN

Aue Paisagismo: Já foi executado/concluído?

Jociani Dalacosta Favero: Esse projeto não foi executado, pois, dependemos do auxílio da comunidade e a pandemia afetou o orçamento da igreja para investir no projeto.

Render do projeto de paisagismo realizado pelo VisualPLAN

Render do projeto de paisagismo realizado pelo VisualPLAN


Contato:


Jociani Dalacosta Favero
Telefone/whatsapp: (65) 99251-4737
Instagram:
@joarquitetura


Veja também:

FridaBOT: A atendente virtual da AuE
Juliana Asta: paisagista por amor, advogada por formação
Guilherme Motta comenta a revista AuE Paisagismo Numero 200


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
3 + 6 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Paisagista Jociani Dalacosta Fávero comenta sua trajetória e o crescimento do mercado de paisagismo
Paisagista Jociani Dalacosta Fávero comenta sua trajetória e o crescimento do mercado de paisagismo

"Em 2020 tivemos a maior prova que como o paisagismo é importante na vida das pessoas(...) surgiu uma necessidade de cuidar de casa"

Lançamentos
Aberta as Inscrições para o VI Concurso de Fotomontagem
Aberta as Inscrições para o VI Concurso de Fotomontagem

Não deixe para última hora. Garanta sua participação nos enviando sua foto montagem!

Curso para Paisagistas - AutoLANDSCAPE® 2018 - II
Curso para Paisagistas - AutoLANDSCAPE® 2018 - II

Curso criado para Paisagistas que já utilizam basicamente o AutoLANDSCAPE® 2018 junto ao CAD.

Ensino de paisagismo
Veja como foi o 3º Curso de MKT para Paisagismo
Veja como foi o 3º Curso de MKT para Paisagismo

Realizamos em 12 de março o 3º Curso com a profissional Radmick Souza. Acompanhe como foi.

Primeira Turma do Curso de Orçamento para Paisagismo
Primeira Turma do Curso de Orçamento para Paisagismo

Primeiro Curso de CalcLANDSCAPE para paisagismo é sucesso e traz várias sugestões para AuE Software.

Curso de Botânica para Paisagismo
Curso de Botânica para Paisagismo

Novo curso em parceria entre AuE Software e a profissional Marinês Eiterer, botânica que assina o banco de dados da AuE.

AuE Network
Coleção com 31 pisos para download - Abril 2021
Coleção com 31 pisos para download - Abril 2021

Veja os pisos disponibilizados para download e uso no sistema AuE LandOffice, da marca Ceusa.

Coleção com lareiras e fogueiras para áreas externas - Abril/2021
Coleção com lareiras e fogueiras para áreas externas - Abril/2021

Veja a coleção com lareiras e fogueiras para áreas externas da marca "Traia da Roça". Estes itens podem ser usados em todos os programas AuE Software.

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE- Dica 3 de 5: criação de prancha de apresentação
AutoLANDSCAPE- Dica 3 de 5: criação de prancha de apresentação

Aprenda a criar sua prancha e gerar PDF, utilizando nossa ferramenta: o Paper Space

PhotoLANDSCAPE- Dica 3 de 5: noções de perspectiva
PhotoLANDSCAPE- Dica 3 de 5: noções de perspectiva

Compreenda este recurso indispensável para uma boa fotomontagem!

VisualPLAN- Dica 3 de 5: Alteração da representação de forrações
VisualPLAN- Dica 3 de 5: Alteração da representação de forrações

Altere a forração preservando as informações inseridas em seu projeto

CalcLANDSCAPE- Dica 1 de 3: Item x Composição
CalcLANDSCAPE- Dica 1 de 3: Item x Composição

Compreenda como funciona esta relação, no momento de gerar seu orçamento

LandMANAGER: Cadastro de ferramentas
LandMANAGER: Cadastro de ferramentas

Aprenda a utilizar este recurso importante para a rotina em uma obra

Ecologia
Jardins Produtivos: beleza e produtividade
Jardins Produtivos: beleza e produtividade

Dicas de como projetar um jardim pensando no ambiente, produtividade e sustentabilidade.

Novidades
Lançado o livro Sítio Roberto Burle Marx
Lançado o livro Sítio Roberto Burle Marx

O livro que conta toda a história do Sítio Roberto Burle Marx, residência e local de pesquisas do paisagista.

Livro: Pequeno guia da botânica modernista
Livro: Pequeno guia da botânica modernista

No dia 25 de Março foi lançado o livro Pequeno guia da botânica modernista, da autora Ana Carolina Carmona Ribeiro.

Projeto Inventário da Flora do Ceará
Projeto Inventário da Flora do Ceará

Durante a I Semana da Flora do Ceará foi divulgado o projeto Inventário da Flora do Ceará.

Notícias
Catálogo sobre a Flora do Brasil 2020
Catálogo sobre a Flora do Brasil 2020

Mais de uma década depois, novas espécies foram encontradas e disponibilizadas em uma plataforma online.

Cidade Biofílica: Integração do homem com a natureza
Cidade Biofílica: Integração do homem com a natureza

Cidades Biofílicas trazem de volta a natureza em meio a urbanização.

Outono: Como cuidar do seu jardim
Outono: Como cuidar do seu jardim

Estamos no outono e durante a estação as plantas requerem cuidados.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 17 No 202 / Março de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Casa de Karine - Chile
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*