CityTree, uma instalação móvel que filtra poluição como 275 árvores
Autor: Leone Nogueira - Data: 10/08/2017
Figura 1: Proposta de City Tree em Desdren, Alemanha.
Desenvolvido na Alemanha, "CityTree, cidade árvore" é uma estrutura móvel incorporando musgos e mobiliário urbano para oferecer uma solução para a poluição do ar nos centros urbanos.
Retangular, sem tronco e plano, esta "árvore" é basicamente um grande painel vertical: uma parede de musgos, de acordo com os seus criadores, que tem a capacidade de absorver a mesma quantidade de dióxido de azoto e microscópicas partículas de ar de 275 árvores.
Cada "CityTree" pode absorver 250 gramas de partículas por dia e lojas de 240 toneladas métricas de CO2 por ano, de acordo com seus criadores, e sua instalação leva cerca de 6 horas. A estrutura possui sensores que monitoram a qualidade da água, da temperatura ambiental e de humidade.
Figura 2: Proposta de City Tree em Desdren, Alemanha.
Uma das desvantagens do projeto é o seu custo: plantar e manter uma árvore tradicional custa cerca de USD $ 960, enquanto um CityTree custa cerca de USD $ 28.600, o que abre a questão: não seria mais eficaz direcionar estes investimentos em combate direto às fontes de poluição do ar nas cidades?
Figura 3: Exemplo de City Tree.
No entanto, estas estruturas já foram implementadas em 25 cidades ao redor do mundo de Oslo a Berlim, passando por Hong Kong e Bruxelas.
Link de vídeo: CityTree
Fonte: http://www.plataformaarquitectura.cl/cl/876155/citytree-una-instalacion-movil-que-filtra-tanta-polucion-como-275-arboles
Veja também
Árvores na paisagem urbana - Diretrizes para os tomadores de decisão
Um projeto 15 anos depois
Jardins com árvores frutíferas é a nova combinação do paisagismo
Pessoas tendem a ser mais felizes e saudáveis em bairros caminháveis
Anterior Próximo