Como reduzir o calor nas cidades?
Autor: Regina Motta - Data: 08/07/2019
Uma iniciativa louvável em Ribeirão Preto, SP.
Com o objetivo de melhorar o microclima, a biodiversidade, a microdrenagem urbana e a recarga do Aquífero Guarani, o vereador Marcos Papa (Rede) fez emendas ao novo Código de Obras de Ribeirão Preto, por meio da Comissão do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara, a fim de aumentar e qualificar as áreas permeáveis dos lotes. Essas emendas foram acolhidas, publicadas no Diário Oficial e já estão em vigor.
"A qualificação da superfície vegetada de acordo com o seu potencial de contribuição para o microclima e para a infiltração de águas pluviais, incluindo a possibilidade de utilização de pavimento permeável, jardim vertical e telhado verde, será prevista nos termos do Código do Meio Ambiente e/ou de uma regulamentação específica expedida pelo Poder Executivo municipal".
Outra medida proposta e aprovada foi a de que os estacionamentos privativos e coletivos de superfície com mais de 25 vagas deverão ter, no mínimo, 30% de sua área permeável, fornecendo sombreamento através de vegetação e/ou medidas sustentáveis, os quais serão objeto de regulamentação específica expedida pelo Executivo
São medidas simples que podem melhorar muito a qualidade de vida nas cidades.
Leia mais em: https://www.marcospapa.com.br/?p=8723
Veja também:
Os impactos das grandes cidades na saúde mental
Meio ambiente e o planejamento das cidades Habitat III
ONU premia indígenas brasileiros por proteção ao meio ambiente
Árvores por cidades melhores, o panorama da arborização no Brasil pelo agrônomo Ramis Tetu
Natureza em nós e por nós!