Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno: Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016

Autor: Regina Motta - Data: 28/07/2020

Entrevista: Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno de Barcelona, Espanha no Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016

Paisagista Adolfo Gabriel Ayala


Como é possível transmitir a ideia de um projeto a cerca de 10.000 quilômetros de distância?
Como é possível transmitir uma ideia quando a distância física é tão grande como a distância cultural?

Como é possível ganhar um Festival Internacional de Jardins quando o local de onde vem não existe referência alguma sobre paisagismo? Onde o pátio é chamado de jardim e os jardins são apenas aqueles que aparecem nas revistas. Bem, deixe-me dizer-lhes também que, de onde eu venho, existe uma natureza fantástica, uma natureza persistente, uma natureza "poderosa".

Nós, os paisagistas devem definir seus olhos; com cheiro, toque, audição, paladar. devemos colocar os sentidos nessas observações. Devemos descobrir o que nos une a ela e contar através do projeto.

Respondendo à pergunta sobre a experiência no Festival Internacional de Jardins de Allariz, devo confessar que foi muito enriquecedora!

"Inspirado pela natureza" foi a máxima com a qual começamos. Esse concurso nos levou a uma nova maneira de trabalhar, acreditamos que explorar novas alternativas é muito enriquecedor para a equipe e, como conseqüência, para o projeto final.

O festival teve como tema principal do concurso: "Música no jardim", parecia uma ótima oportunidade para poder participar e tentar mesclar a música e o jardim.

Nos perguntamos: Como incorporar música no jardim? Fizemos a nós mesmos essa pergunta por vários dias, na verdade durante todo o processo, e entendemos a resposta que o próprio projeto teria que nos dar.

O objetivo foi entendido como realizado se, ao final do processo, o projeto "Sonhava" "Vibrava" "Emocionava" transmitia sensações, emoções que é a finalidade do paisagismo - pelo menos pensamos assim - o paisagista interpreta e transmite.

O ser humano, por natureza, é um ser "sensível", só precisamos encontrar o canal para alcançar seu "ser sensível", e o paisagismo, neste ponto desempenha um papel fundamental.

Respondendo à seguinte pergunta sobre os motivos que nos levaram a vencer este festival, como representante do estúdio TERRA e em nome da equipe, chegamos à conclusão: Que explorar novas alternativas nos levou um passo adiante e nos levou a obter muitas nuances.

Portanto, acreditamos que é essencial investigar, refletir e trabalhar no eixo do projeto, sempre levando em consideração a quem ele se destina.

Estamos orgulhosos e satisfeitos por termos sido selecionados, primeiramente como participantes do concurso - através do júri - e depois como vencedores - através do público visitante - da VI edição do Allariz International Gardens Festival, não pelo prêmio ou pelo prestígio que concede, mas pelo fato de que a ideia que narramos no projeto, o público visitante entendeu, desfrutou e, acima de tudo, encontramos esse canal para alcançar seu "ser sensível" .

Portanto, acreditamos que nossa experiência no festival "soa" vibra "e" nos excita "até hoje, é o que tentamos transmitir em cada projeto.

PROJETO
Lema: "Ao IMAGINE de Allariz"

Introdução:

Música, não são apenas sons, música é tudo. Foi isso que nos levou a contar sobre esse projeto.

No IMAGINE de Allariz, o objetivo é fazer com que cada visitante reflita, contemple, ande, caminhe pelo espaço e se encontre em harmonia e equilíbrio, sensibilizado, sinta a arte, entenda e entenda o valor do verde, o valor do jardim e que tudo isso melhora sua qualidade de vida, é uma pequena amostra para cada visitante sentir, mudar e transformar seu ambiente, sua comunidade e, por que não, seu país.

Procuramos contar uma história através do jardim. Entendemos isso como um elemento narrativo e não simplesmente como um elemento de contemplação.

Estávamos pensando no começo desta pesquisa: É possível extrair música da natureza, do jardim? ... Também nos perguntamos sobre música e silêncio;

O que é música? ...
A música é a arte de organizar de forma lógica uma combinação coerente de sons e silêncios, usando os princípios fundamentais da melodia, harmonia e ritmo.

O que é o silêncio? ...
O silêncio é tudo, a separação entre nota e nota naquele espaço. O silêncio é o grande problema. Segundo Poleco Goyeneche, os silêncios são cantados. Música, são os sons no ar, tudo é música, de acordo com Rodolfo Páez, músico e compositor.

A intervenção
O jardim é dividido em cinco partes, duas na margem direita, duas na margem esquerda e um elemento central, o círculo como símbolo do universo e o ponto representa aquele ser supremo que o cria, sustenta e anima. Toda a vida está aqui e vibra, palpita, elimina, respira e pensa.

Estudo de projeto IMAGINE de Allariz


Tudo isso é representado naquele elemento central do jardim. Como ponto do círculo, foi representado por uma figura que se tornaria o diretor.

Foto de projeto IMAGINE de Allariz


Toda orquestra ou banda musical precisa de uma direção, todo jardim também precisa de um maestro. É ele quem coordena, acompanha e corrige alguma interpretação rítmica de uma frase ambígua, para que tudo pareça harmonioso durante a apresentação de uma obra.

Estudo de projeto IMAGINE de Allariz


O mesmo acontece no jardim, o diretor é responsável por coordenar, acompanhar e corrigir, apenas que, então o jardim segue suas diretrizes, como um jardim em movimento e vivo.

Esta figura central é composta por três elementos; o primeiro elemento é a vegetação que nasce do círculo, o segundo elemento são as notas musicais que saem da figura, como alusão à explosão ou desfragmentação desse ser que rega notas, cores, melodias, ritmos, harmonia, sons e quebras em todo o jardim. E o terceiro elemento é o torso de uma figura humana que passa a representar junto com os outros dois elementos, que nascemos da terra, somos criados pela natureza e isso nos lembra novamente que tudo é música e que precisamos entender suas línguas e seus sons.

Foto de projeto IMAGINE de Allariz



Os espaços nas margens direita e esquerda sugerem a extensão vegetal que avança sem interrupção sob os pés das montanhas Allariz, neste caso, representamos como uma capa floral, com tons, cores, texturas e aromas.

É aqui que conseguimos mesclar música com o jardim, considerando as variedades de vegetação e as estações, verão, outono, inverno e primavera.

Foto de projeto IMAGINE de Allariz


Foto de projeto IMAGINE de Allariz


Foto de projeto IMAGINE de Allariz


Foto de projeto IMAGINE de Allariz


Foto de projeto IMAGINE de Allariz


Adolfo Gabriel Ayala Moreno
Barcelona, España
Web: www.terraestudio.com
E-mail: hola@terraestudio.com
ga.ayala@hotmail.com
Twitter terra: @TERRA_inspira
Facebook terra: TERRA estudio
YouTube: Terra estudio

Veja Também:

Uma notícia especial: Projeto Flores Para Todos - São Pedro da Serra

Mudanças no estilo de vida trazem felicidade

eBook gratuito do V concurso Internacional de fotomontagens da AuE Software



Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Paisagista Margareth Menezes Cortez , da Verde Novo Paisagismo Ltda, Belo Horizonte, MG
Paisagista Margareth Menezes Cortez , da Verde Novo Paisagismo Ltda, Belo Horizonte, MG

A Arte da Paisagista Margareth Menezes Cortez , da Verde Novo Paisagismo Ltda, Belo Horizonte, MG

Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno:  Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016
Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno: Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016

Premiação do Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno no Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016 - Barcelona / Espanha

Lançamentos
eBook Gratuito do V Concurso Internacional de Fotomontagens da AuE Software
eBook Gratuito do V Concurso Internacional de Fotomontagens da AuE Software

Veja gratuitamente o livro eletrônico do V Concurso Internacional de Fotomontagens da AuE Software.

Marketing Digital para Paisagista - Inscreva-se Já
Marketing Digital para Paisagista - Inscreva-se Já

A AuE Software em parceria com a profissional Radmick Sousa

AuE Network
Coleção de balanços para uso nos programas da AuE - 08/2020
Coleção de balanços para uso nos programas da AuE - 08/2020

Balanços para jardim, esta coleção de itens para uso nos programas da AuE Software leva vários modelos.

Coleção de Materiais Rattan para uso nos programas da AuE - 08/2020
Coleção de Materiais Rattan para uso nos programas da AuE - 08/2020

Os materiais fazem o acabamento dos modelos 3D, melhoram muito o resultado final. Esta coleção leva materiais Rattan prontos para os programas da AuE.

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE - Alterando polígonos e imagens dentro de polígonos
PhotoLANDSCAPE - Alterando polígonos e imagens dentro de polígonos

Depois que colocamos a foto, limitamos ela com um polígono, pode ser necessário alterar o polígono ou alterar a imagem dentro do polígono.

PhotoLANDSCAPE - Removendo itens da foto
PhotoLANDSCAPE - Removendo itens da foto

Eventualmente o lugar onde faremos a fotomontagem pode ter "coisas" que desejamos retirar da foto, veja como fazer aqui.

PhotoLANDSCAPE - Trocando o céu da foto do terreno do cliente
PhotoLANDSCAPE - Trocando o céu da foto do terreno do cliente

Neste tutorial você vai ver como alterar o céu da foto do terreno do cliente, de forma rápida e fácil, no PhotoLANDSCAPE 2018.

PhotoLANDSCAPE - Simplificando polígonos
PhotoLANDSCAPE - Simplificando polígonos

Aprenda como o recurso de simplificar polígonos é útil e pode deixar seu projeto mais leve e mais fácil de editar

VisualMANAGER- Processo de modelagem 3D da AueSoftware
VisualMANAGER- Processo de modelagem 3D da AueSoftware

Veja e aprenda um pouco sobre como é feito o processo de modelagem do itens 3D do banco de dados da AueSoftware.

Cadastro de Pisos com Material e Teste no VisualPLAN
Cadastro de Pisos com Material e Teste no VisualPLAN

Nesse tutorial ensinaremos todo o processo de cadastro de seu piso como material em seu banco de dados. Desde o princípio, até o final.

Novidades
Uma notícia especial: Projeto Flores Para Todos - São Pedro da Serra
Uma notícia especial: Projeto Flores Para Todos - São Pedro da Serra

Objetivo: levar ao pequeno produtor a opção de diversificação de atividades através da floricultura, introduzindo e gerando renda extra às famílias

2º Concurso Internacional Paisagismo em 3D e Planta baixa humanizada com VISUALPLAN
2º Concurso Internacional Paisagismo em 3D e Planta baixa humanizada com VISUALPLAN

Inscrições abertas para o 2º Concurso Internacional Paisagismo em 3D e Planta baixa humanizada com VISUALPLAN.

Notícias
Mudanças no estilo de vida trazem felicidade
Mudanças no estilo de vida trazem felicidade

Na Noruega surgiu um estilo de vida chamado Hygge, é uma forma de se divertir e ser feliz entre a família e os amigos, em casa,

11ª Semana Burle Marx em Recife
11ª Semana Burle Marx em Recife

Prefeitura do Recife inicia a programação da 11ª Semana Burle Marx com palestrantes do Brasil, Portugal, Uruguai e México.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 17 No 194 / julho de 2020

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*