Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno: Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016
Autor: Regina Motta - Data: 28/07/2020
Entrevista: Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno de Barcelona, Espanha no Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016
Como é possível transmitir a ideia de um projeto a cerca de 10.000 quilômetros de distância?
Como é possível transmitir uma ideia quando a distância física é tão grande como a distância cultural?
Como é possível ganhar um Festival Internacional de Jardins quando o local de onde vem não existe referência alguma sobre paisagismo? Onde o pátio é chamado de jardim e os jardins são apenas aqueles que aparecem nas revistas. Bem, deixe-me dizer-lhes também que, de onde eu venho, existe uma natureza fantástica, uma natureza persistente, uma natureza "poderosa".
Nós, os paisagistas devem definir seus olhos; com cheiro, toque, audição, paladar. devemos colocar os sentidos nessas observações. Devemos descobrir o que nos une a ela e contar através do projeto.
Respondendo à pergunta sobre a experiência no Festival Internacional de Jardins de Allariz, devo confessar que foi muito enriquecedora!
"Inspirado pela natureza" foi a máxima com a qual começamos. Esse concurso nos levou a uma nova maneira de trabalhar, acreditamos que explorar novas alternativas é muito enriquecedor para a equipe e, como conseqüência, para o projeto final.
O festival teve como tema principal do concurso: "Música no jardim", parecia uma ótima oportunidade para poder participar e tentar mesclar a música e o jardim.
Nos perguntamos: Como incorporar música no jardim? Fizemos a nós mesmos essa pergunta por vários dias, na verdade durante todo o processo, e entendemos a resposta que o próprio projeto teria que nos dar.
O objetivo foi entendido como realizado se, ao final do processo, o projeto "Sonhava" "Vibrava" "Emocionava" transmitia sensações, emoções que é a finalidade do paisagismo - pelo menos pensamos assim - o paisagista interpreta e transmite.
O ser humano, por natureza, é um ser "sensível", só precisamos encontrar o canal para alcançar seu "ser sensível", e o paisagismo, neste ponto desempenha um papel fundamental.
Respondendo à seguinte pergunta sobre os motivos que nos levaram a vencer este festival, como representante do estúdio TERRA e em nome da equipe, chegamos à conclusão: Que explorar novas alternativas nos levou um passo adiante e nos levou a obter muitas nuances.
Portanto, acreditamos que é essencial investigar, refletir e trabalhar no eixo do projeto, sempre levando em consideração a quem ele se destina.
Estamos orgulhosos e satisfeitos por termos sido selecionados, primeiramente como participantes do concurso - através do júri - e depois como vencedores - através do público visitante - da VI edição do Allariz International Gardens Festival, não pelo prêmio ou pelo prestígio que concede, mas pelo fato de que a ideia que narramos no projeto, o público visitante entendeu, desfrutou e, acima de tudo, encontramos esse canal para alcançar seu "ser sensível" .
Portanto, acreditamos que nossa experiência no festival "soa" vibra "e" nos excita "até hoje, é o que tentamos transmitir em cada projeto.
PROJETO
Lema: "Ao IMAGINE de Allariz"
Introdução:
Música, não são apenas sons, música é tudo. Foi isso que nos levou a contar sobre esse projeto.
No IMAGINE de Allariz, o objetivo é fazer com que cada visitante reflita, contemple, ande, caminhe pelo espaço e se encontre em harmonia e equilíbrio, sensibilizado, sinta a arte, entenda e entenda o valor do verde, o valor do jardim e que tudo isso melhora sua qualidade de vida, é uma pequena amostra para cada visitante sentir, mudar e transformar seu ambiente, sua comunidade e, por que não, seu país.
Procuramos contar uma história através do jardim. Entendemos isso como um elemento narrativo e não simplesmente como um elemento de contemplação.
Estávamos pensando no começo desta pesquisa: É possível extrair música da natureza, do jardim? ... Também nos perguntamos sobre música e silêncio;
O que é música? ...
A música é a arte de organizar de forma lógica uma combinação coerente de sons e silêncios, usando os princípios fundamentais da melodia, harmonia e ritmo.
O que é o silêncio? ...
O silêncio é tudo, a separação entre nota e nota naquele espaço. O silêncio é o grande problema. Segundo Poleco Goyeneche, os silêncios são cantados. Música, são os sons no ar, tudo é música, de acordo com Rodolfo Páez, músico e compositor.
A intervenção
O jardim é dividido em cinco partes, duas na margem direita, duas na margem esquerda e um elemento central, o círculo como símbolo do universo e o ponto representa aquele ser supremo que o cria, sustenta e anima. Toda a vida está aqui e vibra, palpita, elimina, respira e pensa.
Tudo isso é representado naquele elemento central do jardim. Como ponto do círculo, foi representado por uma figura que se tornaria o diretor.
Toda orquestra ou banda musical precisa de uma direção, todo jardim também precisa de um maestro. É ele quem coordena, acompanha e corrige alguma interpretação rítmica de uma frase ambígua, para que tudo pareça harmonioso durante a apresentação de uma obra.
O mesmo acontece no jardim, o diretor é responsável por coordenar, acompanhar e corrigir, apenas que, então o jardim segue suas diretrizes, como um jardim em movimento e vivo.
Esta figura central é composta por três elementos; o primeiro elemento é a vegetação que nasce do círculo, o segundo elemento são as notas musicais que saem da figura, como alusão à explosão ou desfragmentação desse ser que rega notas, cores, melodias, ritmos, harmonia, sons e quebras em todo o jardim. E o terceiro elemento é o torso de uma figura humana que passa a representar junto com os outros dois elementos, que nascemos da terra, somos criados pela natureza e isso nos lembra novamente que tudo é música e que precisamos entender suas línguas e seus sons.
Os espaços nas margens direita e esquerda sugerem a extensão vegetal que avança sem interrupção sob os pés das montanhas Allariz, neste caso, representamos como uma capa floral, com tons, cores, texturas e aromas.
É aqui que conseguimos mesclar música com o jardim, considerando as variedades de vegetação e as estações, verão, outono, inverno e primavera.
Adolfo Gabriel Ayala Moreno
Barcelona, España
Web: www.terraestudio.com
E-mail: hola@terraestudio.com
ga.ayala@hotmail.com
Twitter terra: @TERRA_inspira
Facebook terra: TERRA estudio
YouTube: Terra estudio
Veja Também:
Uma notícia especial: Projeto Flores Para Todos - São Pedro da Serra
Mudanças no estilo de vida trazem felicidade
eBook gratuito do V concurso Internacional de fotomontagens da AuE Software
Anterior Próximo