Conheça a Paisagista Solange Fleurs!
Autor: Letícia Costa - Data: 14/07/2022
Agora iremos conversar com a paisagista, engenheira e designer de interiores Solange Fleurs, responsável por projetos surpreendentes dos quais saberemos um pouco mais junto com a incrível projetista que os acompanha.
Aue Paisagismo: Fale sobre você, Solange. Como você se descobriu como Engenheira Civil, Designer de Interiores e Paisagista? Conte-nos a sua história!
Desde sempre gosto de desenhar, além de que tenho um apreço muito grande pela natureza e, por esse motivo, minha formação acadêmica se encontrou nessas áreas. Comecei com Design de Interiores, me especializando em paisagismo, onde atuei por vários anos. Posteriormente, por ter uma afinidade com o estudo, resolvi me dedicar á vida acadêmica mais uma vez e, então, me formei em Engenharia Civil na faculdade Santa Rita Fasar de Conselheiro Lafaiete. Depois continuei me especializando e sou graduada e Master em Arquitetura & Lighting e Master em Neuroarquitetura no IPOG.
Aue Paisagismo: Como você superou os desafios do começo de sua carreira?
Qualquer carreira é repleta de desafios, do começo ao fim. No entanto, é perceptível que o início de uma trajetória profissional é particularmente mais complexo, e no meu caso não foi diferente. A falta de experiência acabou sendo um obstáculo, mas graças á minha força de vontade eu nunca deixei isso me afetar pois sempre busquei me especializar e aperfeiçoar enquanto exercia o trabalho na prática, para que pudesse sempre atender as demandas dos meus clientes e entregar o melhor resultado possível. Claro que ainda há muito a aprender na minha área, entretanto, não vejo isso como um empecilho e sim como uma motivação.
Aue Paisagismo: Você consegue unir esses interesses na sua vida profissional? Como faz isso?
Sim. Essas áreas acabam se complementando, servindo como uma unidade. Dessa forma, posso criar ambientes naturais que melhoram a saúde e o bem-estar, sendo as sensações que o meio provoca ao indivíduo a parte mais importante, que deve ser agradável aos olhos e, acima de tudo, confortável.
Aue Paisagismo: Você esteve no pódio do nosso concurso de fotomontagem com o PhotoLANDSCAPE em 2020, conte-nos mais sobre o projeto que ganhou lugar na competição e te conquistou essa vitória!
O projeto consistiu em uma área de lazer onde haveria o vínculo humano com a natureza e o cliente poderia receber amigos e familiares, como também poderia contemplar o paisagismo, tornando-se um ambiente agradável, aconchegante e harmonioso. Trabalhei com várias formas, volumes, assim como a iluminação.
Aue Paisagismo: Indique uma personalidade do paisagismo que você admire!
Roberto Burle Marx.
Aue Paisagismo: Sabemos que você participa de vários concursos de arquitetura e das diversas áreas com que trabalha. Que incrível! Como tem sido a experiência de participar deles?
É desafiador, mas, ao mesmo tempo, bem gratificante. Não se trata necessariamente de ganhar, é mais pela experiência como um todo, conhecendo novas técnicas, tendências e, assim, expandindo minha área de conhecimento. Isto é, acima de tudo, um ambiente onde posso expor meu trabalho e também um local de aprendizado.
Aue Paisagismo: Qual foi um projeto que você desenvolveu e que tenha te marcado para que a gente compartilhe com os leitores?
O projeto que mais me marcou foi o de um restaurante onde apliquei os meus conhecimentos de neuroarquitetura, conheci e resgatei a história do ambiente. Para isso, busquei entender como o espaço influenciaria na mudança sensorial das pessoas, explorando as possibilidades a fim de proporcionar experiências saudáveis aos usuários.
Aue Paisagismo: Quais os maiores desafios de trabalhar com paisagismo atualmente?
São vários fatores, desde a mão de obra até mesmo o fornecimento de matérias primas.
Aue Paisagismo: Deixe uma mensagem para novos paisagistas.
Nós devemos pensar, primeiramente, que trabalhamos com o sonho de outras pessoas, utilizando o ambiente de várias formas possíveis para trazer uma sensação mais agradável e harmoniosa levando em conta as emoções do cliente para priorizar o bem-estar. É válido salientar que o paisagista tenha um lado criativo para elaborar projetos interessantes e diferenciados, tal como busque incessantemente novas técnicas e tendências, uma vez que o mercado está em constante evolução.
Anterior Próximo