Incluindo nova planta: Criando material
Autor: Brenda Melo - Data: 13/07/2022
Nossa série de dicas técnicas deste mês, será especial banco de dados, onde vamos te ensinar a inserir uma nova planta do zero na nossa nova base de dados!
Nessa quarta etapa, iremos aprender a criar uma textura que pode ser usada como aplicação em área na planta humanizada do VisualPLAN, ou no PhotoLANDSCAPE.
Para isso, separamos uma foto que inserimos na primeira etapa, Incluindo nova planta: DataManager, mas lembrando que temos ela salva, iremos abrir primeiro em um software auxiliar chamado PixPlant.
1Assim que o PixPlant abre, é preciso que você clique em Create a Tilling Texture from an Image, para que você consiga extrair uma textura da imagem que irá abrir no software. Logo em seguida, abrirá a janela New Texture, e você deve deixar a largura e a altura em 1024, e o Tilling em Both.
Abrindo o PixPlant.
2 Com a imagem inserida, conseguimos perceber que ele gera uma textura inicial, e devemos assim, arrumar as especificações necessárias e clicar em Gerate.
A partir daí não tem segredo, é ir tentando gerar a textura mais coesa e uniforme possível.
Gerando textura.
Após gerar a imagem final, é possível passá-la para um sólido 3D e ver como o material ficaria aplicado clicando em Send to 3D Maps e deixando apenas a opção Difuse selecionada.
Textura em sólido 3D.
Para salvar, basta clicar em File -> Safe Difuse -> escolher um lugar, um nome para o arquivo e clicar em salvar.
Salvando textura.
3 Agora você precisa inserir a textura salva no nosso banco de dados. Para isso, vamos usar o MaterialEdit, que é o programa que cadastra e edita os materiais que vão aparecer no VisualPLAN. Esse processo é usado para criar as coleções de textura que vão ser usadas nos mobiliários, mas também podem ser usadas para criar paginação de piso, parede e plantas.
Abrindo o MaterialEdit
Logo de início, já temos a tela de cadastro de novo material, e ela se subdivide em:
Material: Visualização do material aplicado em um sólido e atualizado em tempo real conforme a edição dos mapas.
Categoria: Este botão te mostra todas as opções de tipos de material que podem ser inclusos. Atualmente estão listados: Opacos, transparentes, polidos, reflexivos e água.
Cada categoria tem um tipo de ficha a ser preenchida, que é alterada automaticamente a partir da seleção do tipo de material que você quer criar.
imagens: Essa parte serve para que você inclua as camadas pertencentes ao material.
Aqui você precisa inserir:
Imagem difusa: Imagem base. Se trata literalmente da imagem que você quer que seja usada como a textura. Portanto, esse campo é de preenchimento obrigatório. Imagem especular: Imagem derivada da imagem base. Se trata de uma camada auxiliar que é extraída da imagem base para servir de brilho. Ela vai ser a responsável por deixar o seu material polido. Não se trata de um campo obrigatório, visto que um material opaco não tem brilho, então não é usada nesses casos.Imagem de Vetores Normais: Também conhecida como bump, se trata de uma imagem também derivada da imagem base, que é extraída para que seja responsável por dar profundidade ao nosso material, e também não é de preenchimento obrigatório.Depois de salvar, você consegue ver o thumbnail deste material no campo "Material".
Roxo: Aqui você consegue colocar todas as informações necessárias em relação ao material. Lembrando que essas informações alteram de acordo com o tipo de categoria que você está inserindo.
Subdivisão da tela inicial.
Além disso, temos essas menus que auxiliam na edição e adição dessas texturas.
Início: Nessa guia temos algumas configurações gerais, tais como o tipo de sólido que você quer testar sua textura, inserir mais 3ds para teste, escala de mapeamento, e o ambiente de trabalho.
Exibir: Com a ajuda dessa guia, podemos configurar opções de câmera, fundo de trabalho, acabamento e iluminação.
Renderizar: Aqui podemos renderizar imagens, intensidade da luz e sombra.
Menus superiores.
Para inserir a textura no MaterialEdit, deve-se inserir apenas a imagem difusa. A textura para plantas, não carrega consigo a imagem especular e nem a normal.
Clique no ícone de pasta laranja no Difuso, escolha a textura e dê ok. Depois é necessário que você preencha a maior quantidade de informações possíveis em relação a textura.
Inserindo textura.
Para associar a textura no seu item, devemos fechar o MatEdit, encontrar nossa planta no VisualManager, em material, clicar em Associar e escolher a textura cadastrada.
Depois de associar o material novo, você pode desassociar o aleatório.
Associando textura.
Agora, nossa textura está pronta para ser usada no VisualPLAN e no PhotoLANDSCAPE!
Inserindo textura.
Não deixe de ver as próximas etapas desse processo nas outras dicas técnicas!
* Incluindo nova planta: DataManager
* Incluindo nova planta: Associando DWG
* Incluindo nova planta: Criando mapas
* Incluindo nova planta: Criando mapa simétrico
* Incluindo nova planta: Criando planta humanizada
* Passo a passo: Inserindo planta
Anterior Próximo