Dicas para escolher o vaso ideal para suas plantas
Autor: Jéssica de Souza - Data: 13/08/2021
Fonte: Pinterest
Vasos são itens ideais para cultivar plantas dentro das casas em ambientes como, sala, banheiro, varanda e quartos. E a escolha de qual modelo utilizar vai muito além da estética, mas também no desenvolvimento das espécies ajudando, por exemplo, na drenagem e no crescimento. É importante não confundir vaso com cachepô, pois o cachepo não possui furos no fundo servindo somente como “embelezamento” de um vasinho mais simples. Vasos de verdade possuem furos no fundo, independente do seu formato, material e tamanho.
Antes de escolher qual vaso comprar, você deve pensar qual será o tipo de planta que irá colocar nele e o ambiente onde vai ficar. Algumas plantas precisam de mais espaço, outras têm raízes mais profundas, então o primeiro passo seria escolher o tamanho do vaso.
Para saber qual o tamanho do vaso deve-se olhar a raiz da planta. Geralmente o ideal é ter o dobro do tamanho da raiz, por exemplo, uma planta com 5 cm de raiz ficaria ideal em um vaso de 10cm de diâmetro. Mas mesmo que, por ventura, ocorra futuramente de o vaso ficar pequeno é só fazer a troca do recipiente com cuidado.
Tamanho dos vasos. Fonte: Vasos Vogue
A próxima etapa será o material usado. O material pode interferir na forma que ele absorve a água da terra, alguns absorvem água e outros acumulam. Materiais que absorvem: barro, bambu, madeira, vime. Isso ocorre porque esses materiais são mais porosos, e para evitar que isso ocorra você pode impermeabilizar os vasos por dentro. Madeiras precisam ser resistentes à umidade, senão elas podem apodrecer. As plantas ideais para esse tipo de material são as que não precisam de muita água, como é o caso das suculentas. Materiais que mantêm a umidade por mais tempo são os de vidro, plástico, cimento, louça. São indicados para plantas que precisam de bastante umidade. Alguns não possuem furos, como os de plástico, mas é só furar com auxílio de uma furadeira ou outra ferramenta perfurante.
Materiais dos vasos. Fonte: Pinterest
Em relação aos formatos, existe uma grande variedade de alturas, formas, cores e adornos. Para vasos com uma altura maior o ideal é ser de material pesado para não correr o risco de virar com o vento; e também não é aconselhável ser alto demais pois plantas não necessitam de grande profundidade para as raízes. Em relação aos adornos é bom tomar cuidado para o vaso não chamar mais atenção que a planta.
Além disso também existe a possibilidade de compor junto com os “pratinhos”, suportes para vasos que possuem apoios e rodízios.
Vaso com suporte. Fonte: Casa Abril
Vaso Meia Lua para Jardim Vertical. Fonte: Viva Decora
Por fim temos os vasos autoirrigáveis. Eles possuem um recipiente no fundo e uma espécie de pavio que liga esse reservatório de água à raiz no interior do vaso. Mas para isso a planta tem que estar mais desenvolvida, pois a raiz tem que estar próxima ao pavio. Caso seja uma mudinha, o ideal é regar ela no início como se fosse vaso comum e , depois que ela crescer vai poder absorver a água do pavio.
Vaso Autoirrigáve. Fonte: Viva Decora
Veja também:
Jardins Produtivos: beleza e produtividade
eBook Gratuito do V Concurso Internacional de Fotomontagens da AuE Software
Mudanças no estilo de vida trazem felicidade
Anterior Próximo