Sítio Roberto Burle Marx integra lista de Patrimônio Mundial da Unesco
Autor: Jéssica de Souza - Data: 11/08/2021
Fonte: Livro Sítio Roberto Burle Marx
A Revista AuE Paisagismo Digital já falou sobre o Sítio Roberto Burle Marx quando foi lançado o livro digital, em Abril ,contando toda a trajetória do famoso paisagista e o seu sítio (clique aqui). Naquele mês o local já estava concorrendo ao Patrimônio Mundial da Unesco.
O sítio fica situado no Rio de Janeiro, possui uma área de 405.000m2, e reúne o maior acervo de plantas do mundo. O acervo botânico está inserido na Mata Atlântica, conta com mais de 3500 espécies tropicais e subtropicais, área de manguezal e restinga, e espécies de famílias como araceae, davalliaceae, melastomataceae, antúrios, orquídeas, entre outros. Tudo isso em meio a edificações, coleções de artes e biblioteca.
“A planta é forma, cor, textura, aroma. Um ser vivo com necessidades e referências, com personalidade própria.” Burle Marx
Sombral de Begoniaceae. Fonte: Livro Sítio Roberto Burle Marx
O Sítio de Burle Marx já era tombado pelos órgãos do patrimônio cultural do estado do Rio de Janeiro (1988) e da União (2000). Em 2015 o Iphan iniciou a candidatura do local para Patrimônio Mundial e no primeiro semestre de 2019 o dossiê foi entregue à Unesco. No segundo semestre, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) avaliou o local e entregou o relatório final ao Comitê de Patrimônio Mundial.
Durante a 44° Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no dia 27 de Julho de 2021, o Sítio Roberto Burle Marx foi reconhecido na categoria de Paisagem Natural. Essa categoria enquadra bens que possuem uma interação entre o ambiente natural e as atividades humanas.
Entrar nesta lista de Patrimônio Mundial é uma grande valorização dos bens naturais que nosso país possui. É também um reconhecimento do excelente trabalho de Roberto Burle Marx como paisagista e seus incríveis jardins espalhados pelo Brasil.
A partir de agora serão elaboradas estratégias internacionais de preservação do local, um plano de gestão para minimizar as possíveis ameaças ao sítio e ao entorno.
Pedras afloradas compondo o paisagismo do sítio. Fonte: Livro Sítio Roberto Burle Marx
Casa de Roberto. Fonte: Livro Sítio Roberto Burle Marx
Patra saber mais sobre o síito acesse o site Sítio Roberto Burle Marx.
Veja também:
Cursos por vídeoconferência dos programas AuE Software
Design Biofílico: Plantas em Banheiros
eBook: Conceitos Agroecológicos para Jardins Sustentáveis
Anterior Próximo