Dúvidas dos leitores
Autor: Diversos - Data: 03/08/2006
Imprimindo um relatório com as plantas usadas no projeto
Como posso imprimir apenas as fotos, sem os dados todos?
(enviada por Bibiana M. Rocha)
AuE responde:
Prezada Bibiana,
Para imprimir apenas as fotos, a senhora deve clicar no botão "catálogo de itens" e, em seguida, no botão de filtro. Marque a opção "Identificação", digite o código da planta e clique em "aplica filtro". Depois, clique no botão "Imprimir" e será aberta a caixa de relatórios. Selecione a opção mosaico de foto das plantas, ou todas as fotos da planta. Agora é só clicar no botão de impressão.
Desta forma, somente as plantas serão impressas.
Atenciosamente,
Davi Gomes Severiano
AuE Soluções - Dep. Suporte
Sementes de Ravenala
Tenho uma palmeira de leque em casa com sementes azuis! Ravenala Madagascariensis. Plantei-a em 1969 e ela está enorme. Gostaria de fazer germinar as sementes mas não sei como.
(enviado por wandemoura)
AuE responde:
Apesar de não sermos produtores de plantas, e de nunca ter plantado uma Ravenala, creio que poderemos fornecer informações úteis sobre a Ravenala ou Árvore-do-viajante.
Primeiramente, parabéns pela planta. Por estar com 37 anos e produzindo sementes, é sinal de que está em um bom lugar e sendo bem cuidada.
Agora, sobre a Ravenala, ela não é uma palmeira, embora tenha porte semelhante a uma. Ela é uma Musácea (família da bananeira - repare nas folhas e veja como são semelhantes). A esta família, além da bananeira, pertencem as helicônias (Bananeira-do-brejo ou Caetê) e a Strelítzia ou Ave-do-paraíso.
Ela é, provavelmente, a única musácea arbórea (árvore), ou seja, ela é uma planta com caule lenhoso (que fornece madeira); as demais são herbáceas (caules verdes e macios, o que é fácil de se perceber na bananeira).
É uma espécie altamente ornamental e suas flores são um espetáculo à parte, como o sr., com certeza, concorda. Pelo fato de suas folhas crescerem em apenas um eixo, a Ravenala pode ser usada, por exemplo, em corredores estreitos, margeando o caminho, desde que ela seja colocada com o eixo das folhas de forma paralela ao caminho. Assim, ela não atrapalhará a passagem, mesmo quando pequena.
Finalmente, vamos às sementes. As sementes brilhantes, de modo geral, tendem a ter menores taxas de germinação, por serem impermeáveis, mas existem alguns processos que podem ser usados para "quebrar" a dormência deste tipo de semente:
1 - Mergulhá-las em água fria por 24h.
2 - Mergulhá-las em água quente - cerca de 80ºC - por alguns minutos.
3 - Fazer uma raspagem superficial, em um PEQUENO trecho da semente, de forma a facilitar a penetração da água na mesma.
Use apenas um processo para cada semente brilhante (na dúvida, separe as sementes em 3 grupos e aplique cada processo num grupo diferente). Acredito que o 3º processo seja o mais indicado para a Ravenala.
Semeie em substrato fértil e cubra com uma camada de 5mm de terra ou serragem, à meia-sombra, e regue 1 ou 2 vezes por dia (dependendo da temperatura ambiente), pela manhã e no fim da tarde.
Ao redor da planta-mãe, formam-se mudas que podem, também, ser retiradas e plantadas em outro lugar.
Para terminar, uma curiosidade: a base (bainha) de suas folhas, armazena água, que pode ser bebida; daí seu nome popular.
Esperamos ter contribuído para seu trabalho de alguma forma.
Um abraço e boa sorte,
Arq. Paulo Eduardo Bracher Jr.
Anterior Próximo