Entrevista com a paisagista Helena de Souza Almeida Mendes

Autor: Adriana Corrêa - Data: 10/01/2005

Helena de Souza Almeida Mendes encontrou no paisagismo a sua verdadeira vocação. Aos 25 anos de carreira, a paisagista, que também é design de interiores, se dedica à recuperação e revitalização de áreas verdes. Para ela, composição é uma preocupação interna e externa, capaz de dar vida a qualquer espaço. Atuando na grande São Paulo, a paisagista reforça que é possível valorizar pequenas áreas, ao realizar projetos em terraços de apartamento. Como membro da diretoria da Associação Nacional de Paisagismo - ANP - trabalha para o desenvolvimento e valorização da atividade paisagística no Brasil. Em entrevista para a Revista Digital que Soluções, Helena Mendes fala da sua experiência e dá dicas valiosas para a profissão.


AuE: O que a levou a trabalhar com paisagismo?
Helena: Na verdade, eu trabalhava como design de interiores em um escritório de decoração, aqui mesmo, na capital. Havia me formado no saudoso Instituto de Arte e Decoração de São Paulo. Quando o responsável pelo paisagismo deixou o escritório onde eu trabalhava, resolvi assumir a função, já que possuíamos um viveiro com 30 mil árvores nativas que não podia ser abandonado. Sempre me interessei por meio ambiente e, desde então, concentrei esforços em projetos de arborização, revitalização e paisagismo.

AuE: Há preferência por algum estilo ao executar a obra?
Helena: Não. Trabalho com possibilidades e elas variam muito de acordo com o objetivo. Não acho correto sacrificar uma vegetação em nome de um estilo, ela precisa ser respeitada em toda a sua diversidade. O solo, o clima e a adaptação são fatores que devem ser levados em consideração. Afinal, são eles que vão determinar a evolução da paisagem. Quanto a minha preferência pessoal, gosto de usar vegetação brasileira - que nem sempre precisa ser nativa -, cores e variados tons de verde. Também aprecio o desenho na utilização de acessórios, que permitem compor a paisagem não só de vegetais.

AuE: Na sua opinião, o que é indispensável em um bom projeto?
Helena: Se pudesse definir em poucas palavras, diria que a receita para um bom projeto é criatividade e conhecimento. Pelo menos é isso que vai garantir a funcionalidade e a estética do trabalho. Não basta cuidar da vegetação, um bom projeto requer muitos outros cuidados. São diversos detalhes que devem ser minuciosamente planejados. A criatividade do profissional é o diferencial que, aliado ao domínio de técnicas de paisagismo - que envolve equipamentos, irrigação, formas e volumes - levará ao sucesso do trabalho.

AuE: Utiliza algum recurso na criação dos seus projetos?
Helena: Sim. Adquiri o software AutoLANDSCAPE faz alguns anos e utilizo em diversos tipos de trabalho. É uma facilidade para agilizar o planejamento e a criação dos meus projetos.

AuE: Qual a etapa mais difícil e a mais satisfatória em um trabalho paisagístico?
Helena: A principal dificuldade está relacionada com a parte técnica. No entanto, um planejamento bem feito prevê e soluciona tais problemas. Já a etapa mais agradável é também a mais importante: a criação. Pensar o projeto é a melhor parte, sobretudo quando temos liberdade criativa. Contudo, é importante termos em mente que o projeto é feito para outra pessoa. O desafio é, portanto, conhecer o cliente, traduzir o seu desejo e exteriorizá-lo.

AuE: Dentre os seus projetos, qual deles merece destaque?
Helena: É difícil citar apenas um, destacaria vários. Particularmente, gosto de terraços de apartamentos. Em São Paulo é muito comum esse tipo de paisagismo, é a área verde que as pessoas dispõem na cidade. Procuro valorizar esses pequenos espaços com a utilização de plantas frutíferas. Outro recurso é a combinação de cores e a disposição de acessórios, como pedras e mini cascatas, de forma a tornar o ambiente ainda mais bonito e agradável. As fotos do projeto a seguir foram feitas no 22o andar de um condomínio na grande São Paulo.

Hmendes Arq e Paisagismo Ltda
*Rua Piauí 471, 6D, Higenópolis
São Paulo - SP
Telefone: (11) 3256-4240
hmendes@uol.com.br.


Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 0 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Dicas Técnicas
Novidades
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 1 No 7 / Dezembro de 2004

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Residência Flor do Sol
Residência Flor do Sol

Álvaro Drillard

Residência Oliveira
Residência Oliveira

Nataly Schröder

Residência Aflorar
Residência Aflorar

Nataly Schröder

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
4 + 5 = ? *