Eucalipto transgênico ameaça produção brasileira de mel
Autor: Regina Motta - Data: 01/12/2014
O mel brasileiro se tornou competitivo no cenário internacional. Do montante exportado, 80% têm procedência orgânica e a produção destinada à exportação não pode ter nenhum pólen transgênico. Como alerta uma reportagem do jornal O Globo desta semana, uma das principais plantas usadas pelas abelhas para produzir o mel é o eucalipto. Entretanto, sob a ameaça do plantio do eucalipto transgênico, variedade da FuturaGene, grande parte da produção de mel brasileiro e propólis poderá ser afetada, como ocorreu com o México em 2011.
Os lotes exportados são analisados e, em caso de detectada a transgenia, os produtos contaminados são descartados. A informação reforça a preocupação já manifestada pela Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel).
A FuturaGene é braço da Suzano Papel e Celulose e apresentou, em setembro último, a proposta de liberação comercial do eucalipto transgênico à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTN Bio). Caso o pedido seja aprovado, o Brasil será o primeiro país do mundo a plantar árvores transgênicas em escala comercial.
É preciso avaliar os impactos que esse tipo de planta causa em todo o conjunto da natureza. As abelhas polinizadoras e produtoras de mel voam por quilômetros para conseguir o pólen e, quanto mais próxima estiver a planta transgênica, maiores são as chances de o mel estar contaminado.
As sementes crioulas, que são resultados de cruzamentos genéticos produzidos naturalmente durante anos pelos camponeses, podem ser contaminadas pelo gene transgênico em minutos, levando ao fim um trabalho que envolveu gerações em um cruzamento natural de espécies. A transgenia é um problema para a soberania alimentar dos povos, sobretudo às populações tradicionais, uma vez que as plantas transgênicas possuem programação genética para o tempo de floração e produção, além de serem programadas para produzirem apenas uma vez, atrelando a produção à compra de novas sementes, e não à reutilização de uma parte da safra anterior.
Veja mais em: http://seculodiario.com.br/19602/10/eucalipto-transgenico-da-suzano-ameaca-producao-brasileira-de-mel-1
Anterior Próximo