Gestão da Fertirrigação com Venturi
Autor: Leone Nogueira - Data: 10/07/2017
Aplicação de fertilizante por injetores Venturi
Fertirrigação é uma técnica que permite que os nutrientes aplicados de forma consistente e com doses baixas através da água de irrigação. O seu principal objetivo é de aproveitar o fluxo da água de irrigação, transportando nutrientes para o local das plantas de absorção, ou seja, para as raízes. Um elemento básico e indispensável na fertirrigação é o sistema de injeção, que permite a passagem do fluxo da solução nutritiva da água da irrigação controlada. Aspectos para tomar em conta para escolher o sistema de injeção são as seguintes: capacidade de injeção do fertilizante, do tipo de material utilizado para a construção, tipo de controle (manual ou automático) e os recursos necessários para a operação (bombas de injeção, pneumático, etc.).
Atualmente existem três sistemas mais comuns de injeção: 1) injeção pelo dispositivo Venturi, 2) injeção por pressão diferencial, e 3) injeção por pressão positiva. A injeção pelo aparelho Venturi é um dos mais utilizados e o seu funcionamento baseia-se no efeito de Venturi, que é para produzir uma diminuição drástica na pressão de um líquido a fluir através de uma secção mais estreita do tubo. Esta queda de pressão é suficiente para sugar solução nutritiva a partir de um reservatório aberto para o referido fluxo.
Esquema básico de instalação de um injetor Venturi
A maior vantagem do sistema Venturi é seu baixo custo, a estrutura simples, sistema robusto, sem partes móveis e de fácil manutenção. No entanto, a sua utilização é limitada porque provoca grandes perdas, mesmo perdendo cerca de um terço da pressão na entrada do Venturi. Há uma variedade de marcas e tamanhos de injetores do tipo Venturi para satisfazer as diferentes necessidades dos sistemas de fertirrigação no mercado. O tipo de tubo de Venturi utilizado é uma fusão de: Caudal de sucção desejado (Litros/horas), o fluxo através do injetor (Litros/minutos), a perda de pressão que ocorre para o sistema (kg/cm², bar), e a forma ou o modo de instalação.
Considerações para o uso em Venturi fertirrigação
A taxa ou gasto da injeção: É um dos parâmetros mais importantes e é calculado dividindo-se o volume da solução entre o tempo de injeção. O fluxo injetado pelo Venturi depende dos seguintes factores: pressão da água acima do Venturi, o fluxo derivado pelo mesmo e dimensões deste. Para verificar ou calibrar um injetor de fertilizantes, é necessário calcular o gasto da solução nutritiva que é injetado no sistema de irrigação, de tal modo que as válvulas de controle sejam ajustadas para um consumo uniforme de solução nutritiva e, assim, aplicar a quantidade apropriada aos nutrientes que requer a cultura. A injeção de fertilizantes é proporcional ao fluxo através do tubo de Venturi.
Monitoramento de pressão: Para este item recomenda-se a utilização de manômetro, que devem ser instalados antes e depois do Venturi. Isto permite conhecer a pressão de entrada e saída da solução no tubo de Venturi e a determinação da diferença de pressão com a qual o sistema está a funcionar. Se a pressão está fora do intervalo recomendado pelo revendedor deve tomar medidas corretivas.
Eficiência dos injetores tipo Venturi: Para aumentar a eficiência destes injetores, o material de injeção deve ser os de elevado desempenho, ou seja, que são concebidos de modo a que a diferença de pressão entre a entrada e a saída para atingir sucção da solução nutritiva é tão pouco quanto possível. Com o anterior se evita perdas excessivas e danos no sistema de injeção de fertilizantes (por exemplo, fenômenos de cavitação).
pH da solução e a água de irrigação: Durante o curso de irrigação e injeção de fertilizantes, é necessário controlar o pH da solução e da água para irrigação; que deve variar entre 5,5 a 6,5 para evitar a precipitação de sais e fertilizantes, e evitar o entupimento dos gotejadores.
Finalmente, para o uso em soluções de fertilização concentrada, geralmente são utilizadas as baterias injetoras Venturi, uma para cada tanque de fertilizante. Regularmente são usados três tanques para a preparação de soluções concentradas.
Fonte: https://www.intagri.com/articulos/nutricion-vegetal/manejo-de-la-fertirrigacion-con-Venturi#sthash.Jrz6U0Kt.dpuf
Veja também
Israel: máxima eficiência na gestão da água
Quatro formas inovadoras de reciclar o lixo
Pessoas tendem a ser mais felizes e saudáveis em bairros caminháveis
Irrigação estimula desenvolvimento socioeconômico em Goiás - Brasil
Morre Haruyoshi Ono, o arquiteto paisagista do Museu do Amanhã e da Vila dos Atletas
Anterior Próximo