Guilherme Marques Mattos e o paisagismo em Shopping Center

Autor: Jéssica de Souza - Data: 22/02/2021

Guilherme Mattos

A revista AuE Paisagismo Digital traz neste mês de dezembro a entrevista com Guilherme Marques Mattos, primeiro lugar no 3° Concurso Internacional de Paisagismo em 3D e Planta baixa humanizada com VisualPLAN de 2021.

O paisagista já participou de uma conversa conosco em Setembro de 2020, onde falou sobre a sua empresa Terrá.rio Paisagismo e o mercado de paisagismo na região do Rio de Janeiro.

Neste mês o assunto foi o projeto vencedor do concurso da AuE Software, feito para uma mostra de paisagismo no Shopping Vogue Square (Barra da Tijuca/RJ) e sobre as vantagens de projetar esses espaços em ambientes comerciais.



Paisagista Guilherme Marques Mattos no Lounge Outdoor Living - 1ª Mostra Rio Arquitetura e Design "Garden" no Shopping Vogue Square.
Fonte: Guilherme Mattos. Foto de @nadiabach.fotografia.





Aue Paisagismo: Você já participou de uma entrevista em Setembro/2020. Na época a Terrá.rio estava atuando com paisagismo de interiores e expandindo para implantar jardins exteriores, além de oferecer oficinas de terrários. Percorrendo esse trajeto de um ano, o que mudou na empresa?

Guilherme Mattos: Neste último ano, nossa marca procurou divulgar sua atuação em paisagismo para exteriores, participando de mostras em shoppings, com projetos para exterior como o que nos brindou com o 1º lugar do concurso internacional de Visual Plan.


Aue Paisagismo: Durante a live da premiação do concurso você disse que seu projeto foi feito para uma mostra de paisagismo no shopping da Barra da Tijuca/RJ. Quais benefícios o paisagismo traz para esses empreendimentos comerciais?

Guilherme Mattos: O paisagismo em shoppings, por exemplo, deve estar integrado à estrutura e dinâmica de público, de forma a permitir uma total integração entre os espaços dando conforto aos presentes e mantendo-os no estabelecimento por mais tempo, potencializando as vendas.


Aue Paisagismo: O que é necessário considerar ao projetar um espaço de paisagismo no interior de um shopping?

Guilherme Mattos: Tecnicamente falando, o mais importante é a escolha das espécies adequadas que consigam sobreviver por bastante tempo, pois dentro de shoppings há pouca incidência de luz natural e ainda tem a presença do ar condicionado que retira a umidade do ar e reduz bastante a temperatura. É preciso, em função desses fatores, ajustar a rega e a manutenção.


Aue Paisagismo: Quais características as plantas precisam possuir para serem adequadas a esse tipo de ambiente?

Guilherme Mattos: Basicamente, é o que falamos há pouco. Dependendo do local, precisamos trabalhar com plantas que suportem pouca luminosidade natural e ar condicionado. Em alguns shoppings, vemos uma espécie de clarabóia que permite a entrada de luz a partir do teto. Isso nos dá mais opção para trabalhar com espécies mais variadas, pois algumas vezes, o período de luz solar direta pode variar de 2 a 4 horas, dependendo das dimensões da clarabóia.

Em outros casos, alguns shoppings mantêm suas portas de entrada abertas. Isso faz com que haja uma maior circulação de ar natural próxima a elas, equilibrando um pouco mais a temperatura e umidade no interior do ambiente. Foi o que aconteceu neste shopping da Barra da Tijuca em que assinei um jardim intitulado "Outdoor Living". Pude trabalhar com vegetação variada e implantar gramado de verdade, com grama Zeon Zoysia que recebia cerca de 2 horas de Sol por dia, cresceu e chegou a produzir sementes, chamando bastante atenção do público.


Aue Paisagismo: Quais são os desafios ao criar esses espaços em ambientes fechados?

Guilherme Mattos: Além dos pontos acima, é importante ter em mente que em espaços fechados temos menos circulação de ar natural, fazendo com que as regas, de certa forma, fiquem mais espaçadas, pois a falta de vento dificulta o processo de evaporação da água da rega. Se há menos evaporação, mais água fica retida no vaso, portanto, devemos reduzir adequadamente as regas para não deixar o substrato muito úmido e prejudicar o desenvolvimento das plantas.


Aue Paisagismo: Fale sobre a mostra de paisagismo que participou e como surgiu o convite.

Guilherme Mattos: Como já havíamos realizado alguns projetos para este mesmo shopping, sempre em eventos do mesmo tipo, acabamos convidados para mais essa mostra de paisagismo que contou com diversos profissionais, cada qual com seu espaço para criar, e nós selecionamos aquele que se encontrava logo na entrada do shopping, proporcionando um grande impacto visual e surpresa a quem entrava.


Lounge Outdoor Living - 1ª Mostra Rio Arquitetura e Design "Garden" no Shopping Vogue Square.
Fonte: Guilherme Mattos. Foto de @nadiabach.fotografia.





Aue Paisagismo: Sobre o seu projeto em específico, no que você se baseou para criar o paisagismo?

Guilherme Mattos: A ideia do projeto surgiu com a intenção de criar um espaço social a céu aberto que proporcionasse conforto e homenageasse a nossa Mata Atlântica. Pesquisamos então, algumas espécies típicas da nossa mata, mas também trouxemos exemplares tropicais, mantendo a harmonia do projeto.


Aue Paisagismo: Quais foram as etapas projetuais?

Guilherme Mattos: Inicialmente, fizemos uma visita ao shopping com o objetivo de conhecer o espaço no qual montaríamos o paisagismo. Busquei entender as questões de iluminação, temperatura, circulação de pessoas, dimensões e o operacional. Em seguida, veio a fase de projeto e especificações para que pudéssemos ir atrás dos melhores parceiros que poderiam e gostariam de contribuir, além de terem sua marca exposta no espaço. Por fim, organizamos as atividades de produção junto a esses parceiros, entregas e montagem, tudo organizado.


Aue Paisagismo: E como foi a montagem do ambiente?

Guilherme Mattos: O lounge foi montado seguindo as regras do shopping, ou seja, antes das 10h e após as 22h. Separamos uma data e horário para a entrega e montagem de cada elemento do espaço, coordenando as atividades de forma que a tarefa predecessora fosse concluída antes da próxima, sem que houvesse conflito de agendas na montagem do ambiente. Primeiramente delimitamos o espaço, montamos o gramado e na sequência todo o mobiliário, vasos e plantas. Por fim, cuidamos especialmente da iluminação que deu aquele toque especial à noite.


Aue Paisagismo: Quanto tempo durou a mostra? Foi necessária uma manutenção?

Guilherme Mattos: A mostra durou cerca de 6 meses e 3 vezes por semana tínhamos uma pessoa responsável pela rega. Semanalmente eu mesmo ia ao espaço exclusivamente para dar aquela atenção e cuidados especiais, tais como realizar a limpeza de folhas caídas, fazer alguma poda e organizar o espaço.


Aue Paisagismo: Descreva a composição do seu projeto, quais plantas foram usadas, mobiliário, pisos, etc.

Guilherme Mattos: O projeto contou com 10 empresas e artesãos parceiros que busquei para compor o espaço.

Em resumo, esses foram os fornecedores e seu papel no projeto:

- Florença Fibras (fornecedor de todo o mobiliário, balanço, tatame, poltronas e mesa de centro em madeira e tecido acquablock)

- Horto das Acácias (fornecedor de toda a vegetação que especificamos e usamos no espaço)

- Green Grass (produtor do gramado utilizado no espaço)

- Affriká (fornecedor do pergolado e painel de bambu natural)

- Organne (fornecedor dos vasos vietnamitas presentes no ambiente)

- Lumera (fornecedor de toda a iluminação do espaço, desde as fitas de led até os spots)

- Vogue Gallery (fornecedor dos quadros que compuseram o lounge)

- Monica Carvalho (artesã fornecedora de arte com sementes de sapucaia)

- Conceito Interior (fornecedor de quadros e peças de arte popular brasileira)

- Nadia Bach (fotógrafa oficial do espaço)

Cada qual teve seu produto ou arte selecionadas com bastante cuidado. Marcamos reuniões, visitamos as lojas de marca e conversamos com os artesãos, pois precisávamos que tudo se encaixasse de forma harmoniosa e dentro da nossa proposta de criar um jardim tropical com vegetação em sua grande maioria, presente em nossa Mata Atlântica.

Nosso jardim contou com um tatame em futon e jogo de almofadas debaixo de um pergolado de bambu, um balanço, um jogo de poltronas e mesa de centro em tecido acquablock capaz de impedir a absorção de líquidos derramados. Quadros, arte popular, um belo conjunto de vasos vietnamitas e muita vegetação tropical. Tudo foi registrado com muito carinho pela nossa parceira e fotógrafa.


Lounge Outdoor Living - 1ª Mostra Rio Arquitetura e Design "Garden" no Shopping Vogue Square.
Fonte: Guilherme Mattos. Foto de @nadiabach.fotografia.





Aue Paisagismo: O seu projeto ficou em 1° lugar no concurso de 2021. Em 2020 você já tinha participado e ficado na 2° colocação. Como veterano, quais benefícios vê na participação do concurso da AuE Software para o seu trabalho?

Guilherme Mattos: A participação e reconhecimento no concurso tem sido uma experiência desafiadora que exige o estudo de projetos cada vez mais elaborados e bem conduzidos, pois temos muitos outros profissionais altamente competentes. Ver o resultado final de um projeto bem executado, só nos traz alegrias e o sentimento de dever cumprido, pois sabemos que por trás do paisagismo que montamos, houve uma fase de planejamento e estudo com o apoio de uma ferramenta fundamental que é o Visual Plan.


Aue Paisagismo: E no que utilizar o software VisualPLAN auxilia em seus projetos?

Guilherme Mattos: O Visual Plan ajudou e muito na construção e estudo de alternativas dentro do projeto, permitindo facilmente trabalhar com as proporções e opções de vegetação de elementos diversos, gerando um projeto em 3D que foi utilizado na apresentação para defesa e aceitação de tudo que estava sendo criado perante a administração do shopping.


Confira imagens do projeto realizado no software VisualPLAN:


Lounge Outdoor Living - VisualPLAN
Fonte: Guilherme Mattos.



Lounge Outdoor Living - VisualPLAN
Fonte: Guilherme Mattos.



Lounge Outdoor Living
Fonte: Guilherme Mattos. Edição: Autor



Lounge Outdoor Living
Fonte: Guilherme Mattos. Foto de @nadiabach.fotografia. Retirado do Instagram Terrá.rio Paisagismo.



Lounge Outdoor Living
Fonte: Guilherme Mattos. Foto de @nadiabach.fotografia.



Lounge Outdoor Living
Fonte: Guilherme Mattos. Foto de @nadiabach.fotografia.






Terrá.rio Paisagismo
(21) 9.9204-4086
Instagram: @terra.riopisagismo
E-mail: contato.terra.rio@gmail.com


Veja também:
Entrevista com Roberto Reis, Pool Designer de SP
O Paisagismo Vertical de Cláudia Cândido Moscardini
Anegrid dos Santos: A vencedora do VI Concurso de Fotomontagem


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
4 + 2 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Guilherme Marques Mattos e o paisagismo em Shopping Center
Guilherme Marques Mattos e o paisagismo em Shopping Center

O paisagista conta sobre como foi projetar um espaço de paisagismo para uma mostra no Shopping Vogue Square (Barra da Tijuca/RJ).

Ensino de paisagismo
Estão abertas as inscrições para o Curso Presencial da AuE Software
Estão abertas as inscrições para o Curso Presencial da AuE Software

O curso será uma imersão no ensino de botânica e irrigação, introdução aos softwares da empresa e CAD, e noções de marketing.

AuE Network
Mapas - Árvores simétricas - 7
Mapas - Árvores simétricas - 7

Veja a coleção de mapas de árvores para melhorar a apresentação do PhotoLANDSCAPE e do VisualPLAN.

Coleção com 19 pisos para download - 2
Coleção com 19 pisos para download - 2

Veja os pisos rusticos disponibilizados para download e uso no sistema AuE LandOffice, da marca Elieane.

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE - Alterando a ordem dos itens
AutoLANDSCAPE - Alterando a ordem dos itens

Vamos ensinar como fazer a alteração da ordem do item utilizando um comando do CAD.

LandManger - Erro ao inserir novas tarefas
LandManger - Erro ao inserir novas tarefas

Vamos mostrar como corrigir erro ao inserir uma tarefa no cronograma de obras, ocasionado pela finalização do planejamento.

PhotoLANDSCAPE - Criando filtro de Favoritos
PhotoLANDSCAPE - Criando filtro de Favoritos

Os filtros de Favoritos ajudam a separar os itens que você mais usa para facilitar a procura e agilizar a criação do projeto.

VisualPlan - Criando novo item com 3D e planta baixa humanizada
VisualPlan - Criando novo item com 3D e planta baixa humanizada

Como inserir um novo item no banco de dados e relacionar à ele um modelo 3D e planta humanizada.

Novidades
Pantone 2022: como incluir a nova cor no paisagismo
Pantone 2022: como incluir a nova cor no paisagismo

Mostramos algumas espécies de plantas que podem ser usadas no paisagismo baseado na Pantone 17 - 3938 Very Peri.

Projetos de paisagismo vencedores do 5° Prêmio Rosa Kliass
Projetos de paisagismo vencedores do 5° Prêmio Rosa Kliass

Os projetos vencedores são Trabalhos de Conclusão de Curso de formandos de instituições de ensino de Arquitetura e Urbanismo, ano letivo 2020.

Vem ai: AuE LandOffice 2022
Vem ai: AuE LandOffice 2022

Serão muitas novidades, mas vamos soltar apenas alguns spoilers para que vocês possam ter uma pequena idéia do que está por vir.

Notícias
Novo avanço para a arboricultura brasileira
Novo avanço para a arboricultura brasileira

Foi enviada para análise uma proposta para criação de uma Política Nacional da Arborização Urbana.

Pisos para compor o projeto de paisagismo
Pisos para compor o projeto de paisagismo

Confira os tipos de pisos que podem ser usados para complementar seu projeto de paisagismo e suas características.

Plantas para decoração de Natal
Plantas para decoração de Natal

Saiba como cuidar bem de pinheiros e poinsétias para que durem além das festas de final de ano.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 18 No 210 / Novembro de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1045

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*