HydroLANDSCAPE 2018: Como obter o detalhamento das bombas em seu projeto de irrigação
Autor: Camila Innocêncio - Data: 20/03/2017
Quando realizamos um projeto de irrigação no HydroLANDSCAPE, são calculados todos os valores de pressão, vazão, perdas de carga e demais quantitativos do projeto considerando-se que o sistema tem início à partir da bomba. Porém na prática, as especificações e demandas para a implantação da bomba são bem mais complexas, necessitando de uma casa de bombas e de um projeto específico para isto.
Na edição da "Revista AuE Paisagismo digital" deste mês veremos que o HydroLANDSCAPE 2018 também considera e calcula as especificidades do que acontece dentro da casa de bombas e que não está explicitado no projeto.
O primeiro passo é desenhar o projeto no CAD, inserindo a origem (que deverá ser dimensionada ao final), os aspersores, válvulas e por fim realizar sua setorização.
Figura 1: Desenhando o projeto com o HydroLANDSCAPE 2018.
Em seguida, deve-se clicar na opção "Dimensionar" na barra de ferramentas e o projeto aparecerá em uma nova tela. Nesta etapa, devemos clicar nos ícones "Circuito", "Calcular LL" e "Calcular LP" para que seja feita a verificação da existência de erros ou desconexões no desenho.
Figura 2: Dimensionando o projeto no HydroLANDSCAPE 2018.
A origem do sistema, no caso a bomba, aparecerá em vermelho indicando que a vazão e a pressão calculada é maior do que a fornecida por ela. Isso ocorre porque optamos por dimensionar este item ao final do projeto. Deve-se então clicar na opção "Troca" e uma nova tela será aberta com as especificações da bomba.
Figura 3: Selecionando a opção "Troca" no HydroLANDSCAPE 2018.
Nesta tela, pode-se preencher os campos para um cálculo mais preciso da altura manométrica total. O primeiro deles é a "Altura de sucção" que significa a altura da bomba em relação ao nível do reservatório de água que será utilizado. O segundo campo é "Altura complementar" que corresponde a altura do início do conjunto de tubo, aspersores e válvulas em relação ao nível da bomba. Por último tem-se "Comprimento do tubo complementar" que indica o comprimento de tubo utilizado dentro da casa de bombas até se ligar ao restante do sistema. Este valor influencia diretamente na perda de carga e por consequência na altura manométrica final. Preenchidos estes valores tem-se um cálculo mais preciso da pressão necessária de bomba, facilitando a escolha do modelo mais adequado.
Veja também:
* HydroLANDSCAPE 2018: Importando curvas de nível do Google Maps
* Seja um usuário BETA das novas versões dos softwares.
* HydroLANDSCAPE 2016: Atualização no banco de dados, com a coleção 2016 e novo fabricante.
* HydroLANDSCAPE 2016 - Ferramentas adicionais
* HydroLANDSCAPE 2016 - Orçamentos cada vez mais completos
Anterior Próximo