Incluindo novo piso: Criando textura
Autor: Brenda Melo - Data: 26/07/2022
A nossa série de dicas técnicas deste mês será especial banco de dados! Mas desta vez, vamos ensinar a criar e cadastrar um piso do zero na nossa nova base de dados!
Nessa segunda etapa, vamos te mostrar como se cria o mapeamento de textura de um piso emborrachado para playground.
Para essa etapa, vamos pegar uma imagem base para gerar uma imagem única que sirva de base para todas as cores existentes no catálogo da loja.
Especificamente para este piso, iremos usar o PixPlant pra gerar a imagem base, e o Photoshop para fazer a substituição da cor.
Nota: É necessário entender, que para cada tipo de piso se usa uma técnica construtiva diferente.
Pisos com paginação, tipo tijolinho, madeiras encaixadas, etc. se cria apenas com o Photoshop;Pisos tipo cerâmica, que não tem um padrão de paginação e/ou lisos, são criados apenas no PixPlant;Pisos tipo lisos, com uma textura constante e que (como é o caso atual) alteram somente a cor entre um tipo e outro, são criados com o PixPlant + Photoshop.
1 Com a imagem base já predefinida, vamos abrir o PixPlant. Ele é uma ferramenta inteligente de criação de texturas em 3D.
Abrindo o PixPlant
Assim que abrir, é necessário clicar em Create a Tiling texture from an Image, e logo após, irá abrir uma janelinha pedindo o tamanho da imagem que irá ser gerada em pixels (que por padrão da AuE, deixamos 1024x1024px), e o tipo de encaixe a imagem vai ter.
Nele, existem quatro tipo de encaixes possíveis:
Both: Essa opção faz com que os quatro lados da imagem se conectem, não gerando uma linha de encontro;Horizontal: Essa opção faz com que apenas as laterais se conectem perfeitamente, ou seja, horizontalmente;Vertical: Essa opção faz com que apenas os lados superior e inferior da imagem se conectem, ou seja, verticalmente;None: Essa opção faz com que nenhum dos lados da imagem se conectem, criando assim uma linha de encontro em todos os lados.
Textura com both e com none
Depois, é só abrir a imagem base que o PixPlant já cria uma textura de imediato.
2 Com a imagem já aberta, basta editar as configurações básicas presentes na tela e ir gerando a imagem de acordo com a sua vontade, até que ela se torne uma boa textura para ser aplicada.
Gerando textura
Você pode também testar a textura em algum sólido dentro do próprio PixPlant clicando em Send to 3D Maps.
Testando textura
3 Com a textura criada, vai ser necessário exportar essa imagem.
Exportando textura
Agora, o primeiro piso se encontra pronto pra uso. Caso você não precise de mais cores do mesmo piso, pode pular para o cadastro da textura em: Incluindo novo piso: Cadastrando textura.
Caso você precise de mais variações deste mesmo piso, precisará importar a imagem no photoshop.
Importando textura
4 Depois de importar a nossa textura base no photoshop, vamos pegar a paleta de cores do fabricante para replicar no nosso piso.
Basicamente vamos usar a substituição de cor e a ferramenta de exposição para reproduzir o piso que queremos.
Então, vamos tirar um print da tabela de cores e abrir em uma nova aba no photoshop.
Importando paleta de cores
5 Agora, é só pegar a cor do piso que você quer com o conta gotas e aplicá-lo no piso com uso da ferramenta Pincel de substituição de cor.
Substituindo cor
É importante saber que você tem a total liberdade criativa pra testar diversas cores e modos de visualização da textura. A chave de tudo é ter paciência e saber testar até dar certo.
Exportando textura
Textura pronta! Agora, só cadastrar!
Não deixe de acompanhar esse processo nas próximas dicas técnicas!
* Incluindo novo piso: DataManager
* Incluindo novo piso: Cadastrando textura
* Incluindo novo piso: Associando material
Passo a passo simplificado em:
* Incluindo novo piso: Passo a passo simplificado
Anterior Próximo