Instituto Terra: Reserva de Patrimônio Natural da Humanidade
Autor: Regina Motta - Data: 10/03/2015
Sebastião Salgado, nascido em Aimorés, Minas Gerais, dispensa apresentações: É considerado um dos maiores fotógrafos do mundo e o documentário "O Sal da Terra" sobre sua vida e seu trabalho concorreu ao Oscar, sendo comentado e divulgado pela imprensa. Mas há um trabalho tão extraordinário quanto sua arte, desenvolvido por ele e sua esposa Lelia Deluiz Salgado, que merece também aplausos e reconhecimento.
A Fazenda Bulcão, propriedade de sua família, era uma área devastada e degrada, onde não havia um pedaço de mata a se preservar e sim a ser completamente reconstruída, em 1988, criaram o Instituto Terra: hoje, Reserva de Patrimônio Natural da Humanidade. O projeto contemplava três vertentes que norteiam todos os projetos do Instituto Terra até hoje: reflorestamento, educação e pesquisa.
O primeiro plantio da Fazenda Bulcão foi realizado pelos alunos das escolas de Aimorés-MG. Foi o início do intercâmbio de atividades visando o despertar da cidadania. A partir da criação da Reserva, várias empresas e entidades contribuiram para que ela se concretizasse: Vale, Natura, SoS Mata Atlântica, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Conservação Internacional do Brasil e outros.
Vertentes do Instituto Terra:
Centro de Educação e de Recuperação Ambiental - CERA
Sua missão é contribuir para o processo de recuperação ambiental e o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica, em especial na região da Bacia do Rio Doce. Através do CERA as tecnologias desenvolvidas são difundidas, sendo estimulada uma reflexão sobre o atual modelo de desenvolvimento, visando potencializar a formação de agentes de transformação rumo ao desenvolvimento sustentável.
Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica
Objetivo: proporcionar a formação pós-técnica, teórica e prática, de técnicos agrícolas, ambientais e florestais. O objetivo desse núcleo é se tornar referência na capacitação de profissionais que possam atuar na recuperação de áreas degradadas, na restauração e valoração ambiental, além de fazer uso sustentável dos recursos naturais e de técnicas alternativas à produção, administração e manejo de propriedades rurais.
Produção de Mudas
Em 2008, a partir do convênio estabelecido com o Governo de Minas Gerais, através do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas, foi iniciada nova expansão para garantir uma produção anual de 1 milhão de mudas.
As sementes utilizadas são coletadas num raio de 200 Km da Fazenda Bulcão e foram produzidas mudas de mais de 290 espécies de Mata Atlântica.
Até dezembro de 2012 o Instituto Terra havia produzido mais de 4 milhões de mudas nativas.
Em pouco mais de uma década, o sonho do casal já rendeu muitos frutos. Por conta da atuação do Instituto Terra, mais de 7.000 hectares de áreas degradadas estão em processo de recuperação na região e mais de 4 milhões de mudas de espécies de Mata Atlântica já foram produzidas em seu viveiro para abastecer tanto os plantios na RPPN Fazenda Bulcão quanto os projetos de restauração que desenvolve na região.
A antiga fazenda de gado, antes completamente degradada, hoje abriga uma floresta rica em diversidade de espécies da flora de Mata Atlântica. A experiência comprova que junto a recuperação do verde, nascentes voltam a jorrar e espécies da fauna brasileira, em risco de extinção, voltam a ter um refúgio seguro.
Fonte: http://www.institutoterra.org/pt
Exemplos da fauna local preservada:
Anterior Próximo