Ir ao encontro com a natureza
Autor: Diego R. Gonzaga - Data: 04/02/2013
Em meio a milhares de prédios, do gigantesco crescimento populacional espaços verdes tem surgido com intuito de proteger e aproximar as pessoas, fugindo a vida cotidiana.
A natureza nos convida a contemplação, a utilizar da mesma a melhor forma possível, proporcionando aos humanos a interação natureza-homem.
São muitos os locais de importância quando envolvem conceitos paisagísticos e botânicos. Onde vários espaços abrigam coleções botânicas de plantas raras, exóticas e nativas.
No estado de Minas Gerais, a 60 Km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho, o Instituto Cultural do Inhotim que envolte arte comtemporânea com Paisagismo, foi fundado em 2002. Recebeu inúmeras sugestões do paisagista Roberto Burle Marx na composição dos conjuntos de paisagismo.
Você nunca irá encontrar o Inhotim com as mesmas galerias, sempre ocorre novas exposições, e atrações que trazem como diferencial esse local encantador cheio de vida. Atualmente possui a maior coleção de palmeiras viva num mesmo local.

Inhotim
Foto: Guilherme Motta
Na cidade do Rio de Janeiro pontos turísticos verdes são muito procurados, como o Pão-de-Açucar e o Jardim Botânico.
O Jardim Botânico foi fundado em 1808 onde é possível encontrar diversas belezas, como coleções: Bromeliário, Orquidário, Cactário, insetívoras, jardim sensorial e jardim de plantas medicinais. Sem falar no encantamento do lago das ninféias, que demonstra toda beleza quando se apresenta em flor.
Com plantas de diferentes florações, em qualquer época do ano a natureza lhe mostrará suas belezas.
Outro marco importante do Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o contato com o Arvoreto, onde você encontrará árvores nativas e exóticas num mesmo local.
Não podemos deixar de destacar o Sítio do maior paisagista de todos os tempos, Roberto Burle Marx, que fica situado no estado do Rio de Janeiro.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Foto: Guilherme Motta
A cidade de São Paulo, repleto de prédios e concreto esconde lugares fascinantes como o Parque Ibirapuera e o Jardim Botânico de São Paulo.
Ambos os locais lhe permite apreciar belas flores, muito verde, e o mais importante que é se desligar da correria do dia-a-dia e desfrutar da natureza de forma simples. O Jardim Botânico de São Paulo foi inaugurado em 1938.
O Parque Ibirapuera é um parque metropolitano, em tupi-guarani Ibirapuera significa árvore apodrecida e foi inaugurado em 1954, abriga obras do renomado Arquiteto Oscar Niemeyer e inúmeros espaços verdes.
Parque Ibirapuera
Foto:Guilherme Motta
Jardim Botânico de São Paulo
Foto: Diego Gonzaga
Jardim Botânico de São Paulo
Foto: Diego Gonzaga
Fontes:
www.inhotim.org.br
www.jbrj.gov.br
www.ibot.sp.gov.br/
http://www.parqueibirapuera.org/
Anterior Próximo