Jardim S&G por Soraia Pimenta!
Autor: Taís da Costa Morais - Data: 06/11/2024
O projeto que vamos conhecer hoje é assinado pela talentosa Soraia Pimenta. Sempre atenta e acolhedora, Soraia compartilha com carinho e minúcia o processo de criação deste jardim, que impressiona pela diversidade e beleza das plantas.
Implantado há pouco mais de sete anos, o projeto paisagístico foi desenvolvido para uma residência de quatro níveis com terraço-jardim e estilo moderno. Toda a concepção do paisagismo foi cuidadosamente planejada e executada por Soraia Pimenta, paisagista com vasta experiência no setor, já a arquitetura é assinada por Gil Rocha.
Para ela, cada projeto é algo sagrado — independentemente do orçamento ou da escala do jardim, Soraia acredita que os clientes estão investindo em seus sonhos e, por isso, merece a mais atenção e dedicação. Com essa filosofia em mente, vamos conhecer os detalhes que fizeram deste projeto um verdadeiro marco de beleza e harmonia.
Um dos maiores desafios deste projeto foi a integração das espécies vegetais com a arquitetura da residência. O uso de cimento queimado, vidros, aço e concreto aparente, são elementos que podem ser vistos ao longo das imagens e que foram cuidadosamente combinados com a vegetação.
Defensora do conceito sustentável, Soraia ressalta que, há alguns anos, a tecnologia disponível para a criação de jardins verticais sustentáveis ainda era incipiente. Hoje, no entanto, ela vê na verticalidade uma solução prática e eficiente para quem deseja ter um jardim funcional, mesmo em espaços reduzidos.
Neste projeto específico, ela utilizou um módulo de metal biodegradável com manta de fibra de coco, técnica que tem aplicado com sucesso em diversas outras criações. Além disso, a sustentabilidade continua a ser sua principal prioridade, orientando cada escolha e solução adotada.
Entre as plantas que decoram o jardim vertical, destacam-se o aspargo alfinete, renda portuguesa, samambaia polipodium azul, chifre-de-veado — espécies típicas de jardins verticais e que se adaptam perfeitamente à proposta.
"Eles vieram para ficar. Trouxeram um novo ângulo de visão, um novo olhar. Eles desafiam nossa criatividade, uma vez que precisam ser harmônicos, ter texturas, aromas e até mesmo sabores."
No terraço-jardim, Soraia revela que criou manualmente a estrutura utilizando coco seco e manta bidim. O espaço foi projetado para que os clientes pudessem cultivar não apenas plantas ornamentais, mas também espécies medicinais e comestíveis, como batata doce roxa, jabuticabeira, alecrim, taioba, manjericão e cebolinha, que são facilmente identificáveis no projeto. Esse é um exemplo de como a paisagem pode ser funcional e enriquecedora para o dia a dia dos moradores.
Além da concepção cuidadosa da estrutura dos jardins verticais, Soraia destaca a importância da fertirrigação como técnica fundamental para garantir a saúde e longevidade do jardim. Combinando o uso adequado de nutrientes e água, ela assegura que o jardim se mantenha vibrante, saudável e sustentável ao longo do tempo.
Veja também:
Descoberta de Árvore Frutífera Única no Brasil: Parente das Jabuticabeiras
Aniversário de Rosa Kliass com projeto reproduzido nos softwares da AuE
Reviva o Jardim de Burle Marx na Casa Cavanelas com a Reprodução no VisualPLAN
Anterior Próximo