Aniversário de Rosa Kliass com projeto reproduzido nos softwares da AuE
Autor: Victor Campanate - Data: 27/08/2024
Rosa Grena Kliass é um dos maiores nomes da arquitetura no país e a pioneira do paisagismo brasileiro, sendo popularmente conhecida como Sua Dama. Possui uma carreira estelar, tendo uma ampla gama de áreas de atuação em seu escopo e uma lista repleta de projetos bem desenvolvidos que se tornaram literais pedaços da nossa história. Como uma singela homenagem ao seu aniversário de 92 anos, faremos uma pequena viagem pela vida e sucesso de Rosa Kliass. Viva à Primeira Dama do Paisagismo!
Rosa nasceu em São Roque, no interior de São Paulo, em 15 de outubro de 1932. Com uma notável facilidade nas Ciências Exatas, Rosa prestou vestibular ao curso de Arquitetura e ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
Influenciada por seu professor, o arquiteto Roberto Coelho, Rosa descobriu seu talento e amor pelo paisagismo.
Em 1958, ela realizou seu primeiro grande projeto no Largo dos Mendes, em São Roque, o que lhe rendeu o Prêmio da Prefeitura de São Paulo. No final dos anos 60, Rosa foi para os Estados Unidos com uma bolsa de estudos, onde adquiriu experiência no planejamento paisagístico, essencial para sua carreira.
Reconhecida com inúmeros prêmios, Rosa se tornou uma importante agente transformadora da paisagem brasileira, contribuindo com projetos e consultorias para órgãos governamentais. Ela participou ativamente do desenvolvimento de diversos planos de Planejamento Urbano, como o Plano Urbanístico e Paisagístico de Curitiba em 1965 e o Plano de Áreas Verdes de São Paulo em 1966. Em 1976, ela elaborou um estudo sobre Áreas Verdes e Espaços Abertos para Salvador, BA.
Além de sua atuação prática, Rosa Kliass também se destacou na área acadêmica, com uma obra teórica composta por teses, livros e escritos que continuam sendo de grande relevância. Seu livro “Parques Urbanos de São Paulo” é um exemplo importante de sua contribuição acadêmica. Em 1976, Rosa ajudou a fundar a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e foi sua primeira presidente, ocupando o cargo mais quatro vezes. Ela também foi vice-presidente da Região Ocidental da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas (IFLA) entre 2000 e 2002. Atualmente, é conselheira suplente do CAU/SP e recebeu o título de “Cidadã Paulistana” em 2016.
Rosa Kliass é reconhecida por sua determinação em valorizar a profissão de arquiteta paisagista e por sua atuação no planejamento urbano. Seus projetos são guiados pela preservação dos aspectos culturais, antropológicos e naturais, estabelecendo uma conexão entre o projeto, o local e a cultura. Entre seus projetos de destaque estão o Parque do Abaeté, em Salvador, que inclui a Casa das Lavadeiras, e o Parque da Juventude, em São Paulo, que transformou o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru em um complexo cultural e esportivo. Este último projeto foi premiado na Bienal de Arquitetura de Quito em 2004.
Em 1958, ela realizou seu primeiro grande projeto no Largo dos Mendes, em São Roque, o que lhe rendeu o Prêmio da Prefeitura de São Paulo. No final dos anos 60, Rosa foi para os Estados Unidos com uma bolsa de estudos, onde adquiriu experiência no planejamento paisagístico, essencial para sua carreira.
Rosa foi reconhecida com inúmeros prêmios e se tornou uma importante agente transformadora da paisagem brasileira, contribuindo com projetos e consultorias para órgãos governamentais. Ela participou ativamente do desenvolvimento de diversos planos de Planejamento Urbano, como o Plano Urbanístico e Paisagístico de Curitiba em 1965 e o Plano de Áreas Verdes de São Paulo em 1966. Em 1976, ela elaborou um estudo sobre Áreas Verdes e Espaços Abertos para Salvador, BA.
Rosa Grena Kliass é uma figura central na arquitetura paisagística no Brasil, com uma obra teórica composta por teses, livros e escritos que continuam sendo de grande relevância. Ela foi fundamental na expansão da bibliografia no campo do paisagismo, contribuindo para a formação de novos profissionais. Seu livro "Parques Urbanos de São Paulo" é um exemplo importante de sua contribuição acadêmica.
Em 1976, Rosa ajudou a fundar a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e foi sua primeira presidente, ocupando o cargo mais quatro vezes. Ela também foi vice-presidente da Região Ocidental da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas (IFLA) entre 2000 e 2002. Atualmente, é conselheira suplente do CAU/SP e recebeu o título de "Cidadã Paulistana" em 2016.
Mesmo aos 91 anos, Rosa continua profissionalmente ativa e tem mais duas publicações sobre suas obras em andamento.
Para celebrar sua vida de sucessos e seu legado imprescindível para o paisagismo brasileiro, a AuE preparou a homenagem a seguir para Rosa.
Reprodução dos projetos por Nataly Schroder.
A AuE em peso deseja felicitações à Rosa e que esse seja o inicio de um ciclo ainda mais proveitoso que o anterior e um caloroso feliz aniversário à nossa Primeira Dama!
Veja também:
Rosa Trepadeira: Características, Curiosidades e Dicas de Cultivo para um Jardim Encantador.
Mudança de Nomes Científicos de Plantas por Conta de Termos Racistas.
Curso de Softwares para Irrigação: Sucesso em Botucatu.
Anterior Próximo