LandMANAGER 2016: Cadastro de Projetos
Autor: Inácio Arantes M. P. Júnior - Data: 17/11/2015
O LandMANAGER foi desenvolvido para fazer o gerenciamento de projetos e rotinas de obras em implantação de áreas verdes, projetos de irrigação e projetos de paisagismo.
Como o software trabalha com o gerenciamento de projetos, ele obedece uma hierarquia bem definida. Nesta matéria vamos ver a importância da tela de cadastro de projetos e como ela é de suma importância para o software.
Todos os serviços e insumos serão lançados em um projeto, e é este projeto que iremos gerenciar. Podemos trabalhar com um ou mais projetos em paralelo.
Antes de criar um projeto, alguns cadastros devem ser feitos, como cadastrar a própria Empresa, os centros de custo, as obras, calendários e por fim podemos cadastrar um projeto. Veja na imagem abaixo a hierarquia que deve ser seguida:
LandMANAGER 2016: Hierarquia padrão
Repare que o Projeto está destacado, porque é exatamente nele que está concentrado os principais controles, como o calendário, a mão de obra, os insumos e os custos. A hierarquia do software funciona da seguinte forma:
A Empresa pode ter um ou mais centros de custo, a Obra pertence a um centro de custo, a Obra tem ambientes e projetos, o Projeto tem um calendário de trabalho e os serviços a serem executados, nos serviços estão a mão de obra, os insumos e os custos.
Com os cadastros da empresa, centro de custo e obra já realizados, podemos cadastrar o projeto. No LandMANAGER, na aba Inicio, na caixa de Definições basta clicar no botão Projeto e a tela de cadastro de Projetos será aberta.
LandMANAGER 2016: Tela de Cadastro de Projetos
Repare que na tela de cadastro de projetos, devemos associar o projeto a uma Obra e a um Calendário. Além disso, podemos definir um DBI para o projeto, que será o percentual de lucro sobre o valor do projeto, além é claro de definir um nome para o projeto.
Ainda nesta mesma tela temos os campos para datas e valores planejados e real. Estes campos permitem comparar o que foi planejado com o que realmente foi executado e medir a eficiência do projeto.
Estes campos não podem ser preenchidos pelo usuário, o próprio sistema irá definir as datas e os custos planejados de acordo com o planejamento. Depois de terminar o planejamento da obra basta clicar na aba Tarefas e clicar no botão Finalizar, na caixa de Planejamento e depois clicar em Salvar na tela de Cadastro de Projetos.
LandMANAGER 2016: Tela de Cadastro de Projetos - Finalizando um Planejamento
Depois de finalizar o planejamento, todas as alterações feitas no projeto serão computadas como execução, até o termino do projeto.
Como podemos perceber, um bom planejamento e acompanhamento garantem uma maior eficiência dos serviços, e com um software como o LandMANAGER fica muita mais prático e eficiente fazer este acompanhamento.
Podemos nos organizar melhor com os filtros e visualizações por dia, semana, mês ou até mesmo por ano, além disso o software já calcula diretamente os custos e receitas, além de gerar orçamentos e relatórios muito mais precisos.
Veja também:
* LandMANAGER 2016: Trabalhando com Calendários
* LandMANAGER 2016: Modos de Visualizações
* LandMANAGER 2016: Criando uma lista de tarefas
Anterior Próximo