PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - Parte 2 de 3
Autor: Marcelo Almeida - Data: 17/11/2015
No último mês, iniciamos uma série de três matérias destinadas a mostrar o passo-a-passo de uma fotomontagem utilizando o PhotoLANDSCAPE. Na primeira delas (Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - parte 1 de 3), vimos como utilizar o carimbo para remover da foto os itens indesejados, preparando a imagem para o projeto. Dando continuidade, veremos aqui como alterar o céu, a cor da torre e como inserir os bancos.
Na área de trabalho do PhotoLANDSCAPE, na coluna da direita, marcando a opção "símbolos", você encontra várias opções de céu entre diversas outras imagens. No entanto, é possível também utilizar fotos de arquivos pessoais ou baixadas da internet, como neste caso. Após inserir a imagem do céu no PhotoLANDSCAPE, é preciso delimitar a região onde ela será encaixada. Para isso, a ferramenta utilizada é o "Polígono", também localizada na coluna de ferramentas à esquerda (figura 1).
Figura 1: Localizando a ferramenta polígono no PhotoLANDSCAPE 2016
Com cliques com botão esquerdo do mouse, estabeleça a demarcação da região onde o novo céu ficará, em subistituição ao céu original da foto - para retornar ao ponto exatamente anterior ao que criou, basta apertar o botão "delete" no teclado. Após finalizar a delimitação, apertando ENTER uma vez você confirma o polígono, e apertando outra vez você o edita através de pontos, estabelecidos a cada clique do mouse, permitindo um melhor ajuste do polígono à região que você deseja (figura 2).
Figura 2: Editando o polígono através de pontos no PhotoLANDSCAPE 2016
Basta, agora, clicar sobre a imagem do céu desejado e, na barra superior "formatação", clicar em "limitar"; uma pequena janela pedirá que você selecione um polígono em que a imagem será inserida: selecione o recém criado por você e o novo céu estará em sua posição. Ainda na barra de ferramentas, na opção "brilho", é possível ajustar configurações de brilho, contraste e gama, permitindo que a luminosidade da imagem inserida se aproxime da foto original utilizada por você, oferecendo realismo à fotomontagem (figura 3). Essa opção de configuração de brilho é válida para qualquer elemento inserido na fotomontagem - de imagens de céu a plantas e outros objetos.
Figura 3: Ajustando brilho, contraste e gama no PhotoLANDSCAPE 2016
Prosseguindo com o trabalho, a próxima etapa é alterar a cor da torre. O processo funciona por meio da troca da matiz, e o começo do procedimento é semelhante ao de troca do céu: um polígono deve ser traçado seguindo as linhas da torre, mas deixando a porta sem seleção, por opção nossa. Após a determinação do polígono, na barra de fromatação, no topo, há na extrema direta a opção "efeito", na qual você escolherá a subcategoria "matiz" (figura 4).
Figura 4: Alterando a matiz no PhotoLANDSCAPE 2016
Alterando os indicadores "#matiz" e "#saturação", é possível atingir os tons desejados sem que a edição fique artificial e saturada. É simples excluir a borda do polígono, basta clicar sobre ele e, na barra de formatação, selecionar "borda" e em seguida "transparente" (figura 5).
Figura 5: removendo a borda do polígono no PhotoLANDSCAPE 2016
O PhotoLANDSCAPE possui um vasto banco de dados de mobiliários em 3D, entre bancos, lixeiras, postes, brinquedos, localizados na seção de "mobiliários", na coluna da direita na área de trabalho do programa. Para esta montagem, escolhemos o banco de código BA.CO3, e basta apenas um clique com o botão esquerdo para inseri-lo. Dois cliques com o botão esquerdo sobre ele habilitam uma janela vermelha, na qual há a possibilidade de rotacionar e aproximar/distanciar o objeto (figura 6): com o botão scroll wheel do mouse pressionado, você consegue alterar sua posição dentro da janela vermelha; rolando o scroll wheel, é possivel aproximar ou afastar o objeto; mantendo o botão direito pressionado, você é capaz de rotacioná-lo por todas as direções.
Figura 6: posicionando objetos 3D no PhotoLANDSCAPE 2016
Com essas opções, é possível ajustar o objeto na escala e posição desejados, tornando a fotomontagem mais próxima da realidade. Após tais edições, aperte ENTER: a janela vermelha se transformará em azul novamente e você conseguirá, com o botão esquerdo, posicionar o banco na imagem já na posição desejada. Altere o brilho e o contraste para ajustar as condições de luminosidade também do banco. Na figura 7, logo abaixo, é possível visualizar a fotomontagem após as etapas percorridas até aqui.
Figura 7: pré-resultado da fotomontagem até a etapa atual
Na próxima edição da revista AuE Paisagismo, a última das três matérias do passo-a-passo trará a finalização da fotomontagem no PhotoLANDSCAPE 2016, com a intervenção paisagística no canteiro e inserção de pisos em forma orgânica.
Veja também
* PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - Parte 3 de 3
* PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - Parte 2 de 3
* PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - parte 1 de 3
Anterior Próximo