Mobiliários para jardim externo: o que considerar antes de comprar
Autor: Jéssica de Souza - Data: 03/11/2021
Fonte: Blank Space no Pexels.
Os mobiliários também fazem parte dos elementos que compõem o paisagismo. Mas quando são destinados para áreas externas requerem uma atenção especial para que mantenham a sua qualidade por um bom tempo.
Hoje vamos mostrar que seguir tendências trazem modernidade ao espaço, mas é importante considerar questões como conforto, funcionalidade, durabilidade e praticidade ao escolher os móveis para seu jardim.
Funcionalidade
Importante quesito a se pensar, afinal, os móveis precisam responder à sua função no espaço a que estão destinados. Por exemplo, em uma área com piscina indicamos uso de espreguiçadeiras e chaises para deitar após um mergulho, bancos para sentar e contemplar espaços e mesas para um café.
Fonte: Ksu&Eli no Pexels.
Conforto
Os móveis precisam ser confortáveis pois serão usados em momentos onde as pessoas irão relaxar. Por isso, em locais onde a permanência será longa, priorize estofados macios, almofadas e itens que favorecem a ergonomia.
Fonte: Vincent Rivaud no Pexels.
Materiais
A escolha dos materiais pode ser considerada o ponto mais importante ao escolher o mobiliário. Isto porque eles irão ficar na parte externa e expostos ao sol, chuva, vento e maresia.
A madeira, por exemplo, precisa receber tratamento. Vernizes são muito usados para a proteção deste tipo de material contra os raios UV e água. Outra proteção importante que a madeira precisa receber é contra a ação de fungos e insetos.
As fibras sintéticas também são muito usadas em cadeiras e mesas, sendo bastante resistentes às mudanças do clima e de fácil manutenção. Outra opção de material com muita durabilidade é o ferro, mas ele requer uma proteção para não deteriorar.
O alumínio é considerado leve e de fácil limpeza, mas cuidado com ventos fortes que podem arrastar os móveis e evitar cores escuras pois com o tempo tendem a descascar. Já os tecidos precisam ser impermeáveis, sintéticos ou de couro náutico por serem resistentes e fáceis de limpar.
Alternativas como cobrir os mobiliários ou retirar da área externa durante as chuvas são indicadas para os que possuem mais sensibilidade a esse tempo.
Fonte: Skylar Kanf no Pexels.
Limpeza
Fator a se pensar na hora da escolha de qual móvel comprar, se será fácil limpar. Pois quando a limpeza é difícil tendemos a adiar e com o tempo a sujeira acumula e o mobiliário fica com a aparência de velho, largado. Uma passada de pano umedecido, lavar com água e sabão, praticidade na hora de limpar facilita muito.
A harmonia das cores
Como última dica temos o contraste entre as cores dos móveis e o jardim. Ousar na escolha dos tons, estampas, é sempre interessante. Mas é válido considerar que cores escuras tendem a absorver muito calor, então aposte em tons claros, por exemplo, os pastéis e evite os escuros como preto. O importante é que a composição reflita o seu estilo.
Fonte: Dalila Dalprat no Pexels.
Confira algumas dicas de mobiliários em jardins externos:
Fonte: Quang Nguyen Vinh no Pexels
Fonte: Max Vakhtbovych no Pexels
Fonte: Souranshi Fashion and Lifestyle Magazine no Pexels
Fonte: Skylar Kanf no Pexels
Veja também:
Jardins Noturnos: Dicas para deixar o seu jardim mais agradável a noite
Inspirações Paisagísticas: Gardens by the Bay - Paisagismo aliado à Tecnologia
Morfologia de Arecaceae: os aspectos da família das Palmeiras
Anterior Próximo