Monica e Conceição Limoli: Parceria em Paisagismo
Autor: Regina Motta - Data: 11/10/2014

Conversamos com Mônica e Conceição Limoli que desenvolvem projetos de paisagismo e, recentemente, participaram de um Curso de Jardins Verticais na Colômbia. Elas vão nos contar sobre seu trabalho e a opção de se dedicarem mais ao Jardim Vertical.
Aue Paisagismo: Conte-nos como tudo começou...
Conceição Limoli: Sou autônoma, já trabalho há 20 anos como paisagista, morei em uma chácara ao lado de Holambra, fiz vários cursos de paisagismo participei de várias palestras. Sempre gostei muito de plantas, fazer meus jardim era uma grande satisfação.
Crio meus projetos em função do estilo arquitetônico, ele define a linha que devo tomar no projeto paisagístico. A partir daí, estudo cuidadosamente meu cliente para saber se ele quer um jardim contemplativo ou utilitário.
Durante o processo de criação do projeto, estudo o estilo do jardim, faço o traçado da área de intervenção e depois planejo a disposição das plantas, começando pelas maiores (como arvores e palmeiras), seguidas das medianas (como arbustos) até chegar as vegetações menores (forrações). Este é um jardim funcional, partir daí escolho as melhores espécies, sempre me baseando no clima local, além disso defino também as cores e texturas das combinações.

Normalmente faço o jardim com plantas adultas, ou seja com plantas de grande porte e ao término do jardim, ele fica com aspecto de mais de uma década, isso agrada muito os clientes, que querem ver o jardim bonito.
Outro fato relevante em meus trabalhos é que sempre procuro manter a topografia original e usar minha criatividade criando maciços nas encostas e respeitando a formação geológica do lugar. O uso de maciços de plantas arbustivas e herbáceas perenes ajuda a segurar a terra, pois possuem raízes profundas, evitando que a chuva lave o solo, leve seus nutrientes e causem erosões. Gosto muito de usar também plantas que alternam seu florescimento ao longo do ano, proporcionando assim um jardim sempre colorido ao meu cliente.

Para iniciar um projeto analiso em primeiro lugar a personalidade do cliente, depois observo a arquitetura da casa, isso já é meio caminho andado, depois apresento meu conhecimento, ele tem que gostar do projeto, pois o investimento não é pouco.
Eu já uso, desde 2008,o PhotoLANDSCAPE juntamente com minha filha que é Arquiteta. Ela usa o AutoLANDSCAPE, isto dá uma parceria muito boa e uma oportunidade de mostrar ao cliente como ficará o projeto.
Mônica Limoli: Minha mãe começou primeiro, há mais de quarenta anos, no interior de São Paulo, na cidade de Campinas. Naquele tempo fazia paisagismo segundo seus instintos, sempre carregado de bom gosto e estilo. Seus primeiros experimentos com jardim foram feitos para si própria em uma propriedade rural que possuíamos na época, e também para alguns amigos, que logo espalharam a beleza e dedicação que havia em seus trabalhos para outros, e assim sucessivamente.
Com uma demanda muito grande de trabalhos, ela decidiu se dedicar ao estudo mais profundo da botânica, fez vários cursos no Centro de Paisagismo Gustaaf Winters, vários congressos com o renomado paisagista Raul Cânovas, workshops de poucos dias e muita experiência empírica durante todos esses anos.

Com minha formação de Arquiteta e urbanista, decidimos nos unir e como resultado de uma parceria afinada, tivemos reconhecimento e grandes realizações.
Em nossos projetos, tomamos decisões e adotamos resoluções em parceria, vale lembrar que a experiência em botânica é mérito da Conceição, minha participação é com layout e ornamentos do jardim, trabalho também com a iluminação planejada, valorizando ainda mais o projeto, tendo um resultado bastante positivo ao cliente.
Jardins Verticais: Novo caminho escolhido por Mônica e Conceição Limoli
Conceição:: Depois de muitos trabalhos executados, atualmente estou me dedicando a uma nova tendência do mercado, o Jardim Vertical, muito utilizado em clínicas, academias, apartamentos, espaços gourmet, vai além da beleza, ocupa pouco espaço, é prático, não depende de mão de obra para cuidar, pode ser automatizado.
Recentemente fiz uma especialização em Bogotá na Colômbia que é uma referência hoje no mercado, juntamente com Espanha e Nova Yorque.
O inventor do Jardim Vertical é o designer francês Patrick Blanc,em seus estudos percebeu que a terra servia apenas como base para plantas, e que estas necessitam mesmo é de água luz e nutrientes. Baseado nessa constatação, criou uma estrutura que funciona como base, que é instalada nas paredes e é coberta com um feltro especial, no qual as plantas são fixadas. Esse feltro é irrigado regularmente com fertilizantes que impedem que as raízes cresçam muito á procura de água. As plantas são escolhidas cuidadosamente, de acordo com as condições climáticas do local, e pode ser tanto em ambiente interno como externo.
Sua inspiração veio através da própria natureza, ao observar plantas que crescem em despenhadeiros, entradas de cavernas e rochas. Decidiu então, dedicar -se ao cultivos desses jardins e conseguiu implantar a técnica em cidades do mundo todo.
"As cidades estão cada vez mais verticais, daí a idéia de criar jardins verticais anti-gravitacionais", diz Patrick.

Algumas curiosidades sobre jardim Vertical
Um jardim vertical (parede verde), de acordo com a Wikipédia, é uma parede com instalação vertical de diferentes espécies que são cultivadas em uma estrutura especial, dando a aparência de ser um jardim mas na vertical, portanto, também conhecido como um jardim vertical. As plantas estão enraizadas em superfícies entre duas folhas de material fibroso ancorada à parede. O abastecimento de água é fornecido entre lâminas e muitas espécies de plantas são cultivadas. Bactérias nas raízes das plantas metabolizam as impurezas do ar como os compostos orgânicos voláteis. Um jardim vertical é um sistema de construção que permite o plantio de espécies vegetais em uma superfície vertical. Hoje é uma das tendências mais fortes na integração de paisagismo na cidade por duas das suas principais características: estética verde e o aproveitamento do espaço vertical.
Vantagens dos jardins verticais
Começaram esta abordagem para jardins verticais, colocando no contexto, as propriedades e os recursos atribuídos a eles; Há um monte de AFIRMAÇÕES, algumas feitas por especialistas e universidades de prestígio e outros que fazem parte da internet:
- jardins verticais eliminam 85% da poluição do ar em um ambiente fechado.
- os jardins verticais reduzem o escoamento através da retenção de 90% de água de chuva nas primeiras horas.
- reduz em 50% o desconforto físico (secura da pele e membranas mucosas, respiração, fadiga.
- Aumentam a umidade e reduzem a temperatura ambiente por evaporação natural de plantas.
- os ambientes com vegetação produzem efeitos psicológicos positivos.
- economizam 25% da energia anual
- absorvem o ruído.
Estas afirmações são baseadas em estudos feitos por empresas que se especializaram na implantação destes jardins.
Além de todos estes benefícios, em termos de estética os Jardins Verticais são lindíssimos.
Aue Paisagismo: Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores e para os futuros profissionais do setor?
Em primeiro lugar amar a Natureza e respeitar todos os seres vivos, desde o menor inseto até os maiores animais, em seguida sempre considerar as plantas que já existem no local e apenas complementar o que existe.Temos que estudar, aprender e gostar muito do que fazemos, sempre usando o coração, pois somos realizadores de sonhos e não apenas conhecedores de plantas.

Anterior Próximo