O cálculo de água necessário às plantas de jardim
Autor: Laís Manço Frattini - Data: 18/02/2022
Fonte: https://www.elinformador.com.co/index.php/sociales/290-piensa-verde/153844-como-regar-las-plantas-correctamente-consejos-con-el-retopiensaverdeei
É fato que dados de consumo de água precisos e rigorosos para plantas de jardim são dificilmente encontrados, pois são muitas espécies e os estudos nesse campo ainda estão pouco desenvolvidos. Com isso, os profissionais recorrem a valores orientativos introduzidos em estudos conduzidos pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Tomando como referência plantas isoladas ou cultivadas em baixa densidade foi estabelecido alguns valores:
Na agricultura o cultivo consiste em poucas espécies de plantas, o que permite encontrar valores específicos aplicáveis em algumas fórmulas como:
Onde:
ETc é a evapotranspiração da cultura
Kc é o coeficiente de cultivo
ETo é a evapotranspiração de referência
O coeficiente de cultivo (Kc) corresponde diretamente às características fenológicas e fisiológicas das culturas. A tabela abaixo mostra alguns Kc já definidos na literatura.
Há também mais fórmulas que auxiliam na busca por uma rega otimizada, como:
Porém, na grande maioria das vezes esses valores, para as plantas ornamentais, não foram encontrados e descritos ou estão incompletos, e estudá-los é complicado.
Método Coeficiente de Jardim
Diante desse percalço, o método do coeficiente de jardim (Kj) foi formulado para possibilitar uma melhor estimativa da quantidade necessária de água para a rega, levando em consideração que a quantidade de água que as plantas perdem na evapotranspiração influencia diretamente na quantidade de água necessária para rega, também a espécie cultivada, a densidade de vegetação e condições microclimáticas, portanto, os cálculos mais precisos devem levar em consideração esses fatores. O Kj é facilmente calculado pela fórmula:
Onde:
Kj é o coeficiente de jardim
Fe é o fator de espécie
Fd é o fator de densidade
Fm é o fator de microclima
Descobrindo Kj podemos descobrir também as perdas pela evapotranspiração do jardim (ETj) relativas a evapotranspiração de referência (ETo) apresentadas aqui através do mapa e tabela.
Fonte: SANTOS, Diego (2016)
E finalmente encontrar o valor desejado para a irrigação necessária na fórmula:
O cálculo de litros por dia é feito através do diâmetro da copa:
As fichas das plantas encontradas no catálogo do LandOFFICE apresentam informações importantes que podem auxiliar nos cálculos para a irrigação, principalmente o ciclo, que auxilia no cálculo do ck e sua variação dependente do desenvolvimento da planta.
Coeficientes de cultura em função das fases do ciclo de crescimento em duas condições de clima. Fonte: Paulo Emílio Pereira de Albuquerque
Outras informações presentes nas fichas botânicas que auxiliam nos cálculos são:
Clima (Segundo koppen): auxilia no estudo da evapotranspiração de referência.
Ambiente: auxilia no estudo da evapotranspiração da cultura.
Biomas / dom. fitogeográficos: auxilia no estudo da evapotranspiração de referência.
Dimensões: Cálculo de litros por dia.
Referência:
Apostila Irrigação Localizada de Jardins, Paredes e Telhados Verdes, Rain Bird (2014).
Costello, L.R., N.P. Matheny, and J.R. Clark. 1991. Estimating water requirements of landscape planting; the landscape coefficient method. Univ. California, Div. Agr. Natural Resources Publ. 21492.
SANTOS, Diego. Entenda a disponibilidade hídrica e a evapotranspiração no Brasil, 2016. Disponível em: https://agrosmart.com.br/blog/disponibilidade-hidrica-evapotranspiracao/. Acesso em: 09 fev. 2022.
ROSA, Armindo. Que quantidade de água suas plantas precisam? Disponível em: https://rbirrigacao.com.br/calculo-da-agua-necessaria-as-plantas-de-jardim/. Acesso em: 09 fev. 2022.
Anterior Próximo