O Calendário das Flores de Brasília
Autor: Jéssica de Souza - Data: 11/05/2021
Figura 1: Cambuís em Brasília. Fonte: Agência Brasília
Brasília, conhecida como a cidade planejada por Lúcio Costa e seu Plano Piloto, os monumentos de Oscar Niemeyer e também pelo paisagismo de Burle Marx.
Mas também por ser uma cidade-parque, princípio que Lúcio Costa traz de Le Corbusier. O projeto do arquiteto traz a harmonia entre os espaços e as áreas verdes, onde a Escala Bucólica do Plano Piloto integra as outras escalas através de áreas arborizadas e parques.
Todo o paisagismo dessa área foi feito pela Novacap, empresa responsável por gerenciar as obras de Brasília, e é ela que é responsável por manter a capital sempre arborizada.
Para isso eles mantêm um calendário de flores onde todos os meses árvores florescem de acordo com suas caraterísticas.
Figura 2: Ipês florescem de Junho à Outubro. Fonte: Agência Brasília
Em janeiro florescem os cambuís com suas flores amareladas, de fevereiro a junho as paineiras rosadas, abril as quaresmeiras se destacam com suas flores roxas. Em junho dá-se inicio à floração dos ipês, começando pelo roxo e em seguida o amarelo, rosa, branco e verde até o mês de outubro.
Em tempos secos plantas resistentes ao calor; como a camomila, cravos, petúnias; são usadas nos jardins e na época de chuvas plantas que resistem ao excesso de água no solo. Tudo foi pensado conforme as caraterísticas climáticas de Brasília para que também o paisagismo traga conforto ambiental à capital.
Figura 3: Canteiros floridos o ano todo. Fonte: Agência Brasília
A Novacap possui dois viveiros onde preparam as plantas, flores, arbustos e palmeiras para o plantio e fazem experimentos de plantas que se adaptem ao clima local. Eles também são responsáveis pelas podas, onde verificam a saúde das plantas e, se necessário, fazem a poda ou a retirada da mesma.
Esse conceito de calendário de flores pode ser aplicado também em jardins residenciais. Para isso basta saber quais são propícias a florescerem em cada época do ano, se a flor se adaptaria ao clima da cidade, tipo de solo, luminosidade, entre outros fatores.
Rosas, por exemplo, florescem durante todo o ano, precisam de sol e pouca água. Girassóis precisam de muito sol e uma rega média e costumam florescer no verão. Fitônias devem ficar em ambientes com meia sombra, muita água e o plantio no outono.
Veja também:
eBook Gratuito do V Concurso Internacional de Fotomontagens da AuE Software
Mudanças no estilo de vida trazem felicidade
Anterior Próximo