Roberto Cambeses fala sobre o que o paisagismo agrega aos ambientes

Autor: Jéssica de Souza - Data: 26/04/2021

Roberto Cambeses

Entrevistamos este mês o Paisagista baiano Roberto Cambeses. Na conversa ele fala sobre assuntos como a sua trajetória como paisagista, o que o paisagismo agrega aos ambientes, o que considerar na hora de projetar e sua experiência com o PhotoLANDSCAPE.


Aue Paisagismo: Fale um pouco sobre você, sua formação, trajetória, trabalho e a empresa.

Roberto Cambeses: A princípio, antes de me entregar ao paisagismo eu era treinador de cavalos, apaixonado por esses animais, porém, em um determinado momento fui chamado, ou melhor, contratado a implantar o paisagismo de um condomínio recém-construído, próximo a minha casa.

Foi uma oportunidade “divina” sem dúvida, pois iniciei uma nova e fantástica etapa da minha vida. Em poucos dias tive que formar uma equipe de execução, providenciar as plantas, grama e todos os materiais agregados, e para minha surpresa, em tempo hábil, entregamos a obra. Foi um sucesso aquele primeiro trabalho, tinha ali conquistado o meu primeiro cliente.

Aquele projeto deu tão certo, e de forma tão natural e abençoada que não foi difícil escolher e virei de uma vez as rédeas para as plantas. Entendi que tinha um dom, e não poderia desperdiçar. A minha ligação com o campo, a terra e as plantas vinha desde muito cedo, sempre estava colocando a mão nas plantas, transplantando, molhando, podando, me lembro que gostava muito de uma tesoura. Sempre fiz pequenos projetos na casa dos meus pais, amigos, na fazenda, e ai vai.

A 10 anos atrás abrimos a Campobelo Paisagismo, e de lá para cá emendamos um projeto no outro, graças a Deus temos deixado um rastro de muito trabalho, dedicação e sucesso. No terceiro ano de empresa fundamos o nosso horto, hoje já bem conhecido aqui na região, e é dele que saem uma boa parte dos nossos clientes, trabalhamos com as nossas próprias plantas.


Aue Paisagismo: Como é o mercado na sua região? Quais os pontos positivos e as dificuldades que encontra neste mercado?

Roberto Cambeses: O principal ponto positivo é o fato de que a região tem crescido muito, surgindo inúmeros condomínios, casas e empresas.

Um ponto negativo seria o mercado informal, que acabam inflacionando o mercado, tanto na implantação como na manutenção dos jardins, não se valorizam como poderiam e acabam puxando o mercado um pouco para baixo. Outro ponto negativo que sinto seria a falta de valorização do paisagismo em si, falo isso por às vezes ver uma pessoa construir uma casa acima de 1 milhão de reais e acha uma proposta de paisagismo no valor mínimo um absurdo.

A meu ver, o paisagismo para uma casa poderia se comparar a uma moldura para um quadro, não existe um quadro bonito se não tiver uma boa moldura. Já vi casas “feias”, e sem graça, se transformarem após uma boa implantação de um paisagismo.


Aue Paisagismo: Como você enxerga a importância do paisagismo na rotina das pessoas, em suas casas, trabalho, lazer? Quais benefícios você aponta para um local com paisagismo?

Roberto Cambeses: Enxergo grande importância do paisagismo na vida de uma pessoa, não porque vendo plantas ou gosto delas, mais porque acho necessário o contato com a natureza, o verde e a relação direta com as plantas. Essa integração influenciará diretamente do bem-estar e garantir uma qualidade de vida melhor. O concreto é frio, e precisa desse calor!


Aue Paisagismo: Quais os principais pontos você considera na hora de projetar (clima, necessidades do cliente, vegetação local)?

Roberto Cambeses: Projetar é conseguir enxergar as necessidades de se colocar o que não se tem, e na medida certa, sem exageros ou sobras. Neste processo de criação é considerar o clima, o sol, o vento, a sombra, a proximidade com o mar, o terreno, e então alinhar as plantas a tudo isso, e principalmente com o gosto e satisfação do seu cliente, não esquecendo também do que se vai, e se pode, e se quer investir.


Aue Paisagismo: Você é cliente do PhotoLAND - como conheceu nosso software e como ele agrega na sua rotina?

Roberto Cambeses: Conheci o PhotoLANDSCAPE através de um e-mail que recebi da Aue. No começo achei suspeito, pensei até que fosse vírus. Mas depois vi ser uma empresa séria e que estava ali para me oferecer recursos que iriam me ajudar muito no meu processo de criação e apresentação dos projetos. Achei interessante, acreditei e adquiri o produto.

O programa realmente já me auxilia bastante no trabalho, e ainda nem sei usá-lo completamente, não domino nem a metade do que ele oferece em recursos. Estou praticando e muito animado, pois através dele vejo possibilidades futuras de excelentes apresentações dos meus projetos que, sem dúvida, facilitará a minha comunicação visual com os clientes. Estou avançando cada vez mais.

Um exemplo de projeto que utilizei o software foi para um cliente que reside no Condomínio Interlagos, litoral norte da Bahia, onde realizei o paisagismo da área da piscina. Foi aprovado e além daquela área acabamos fazendo também o restante do paisagismo dos fundos e da frente da residência.

Além do PhotoLANDSCAPE, quero dominar também o AutoLANDSCAPE, pois sei que uma boa apresentação, e uma boa imagem apresentada é 80% para se fechar um projeto, ainda mais quando se tratam de valores mais altos, que é preciso maior segurança para se investir.

É isso, estamos aí, firmes e fortes nessa caminhada, procurando plantar boas sementes!!!


Antes - Projeto paisagístico no Condomínio Interlagos

Antes - Projeto paisagístico no Condomínio Interlagos. Fonte: Roberto Cambeses.



Projeto paisagístico no Condomínio Interlagos feito no PhotoLANDSCAPE

Projeto paisagístico no Condomínio Interlagos feito no PhotoLANDSCAPE. Fonte: Roberto Cambeses.



Depois - Projeto paisagístico no Condomínio Interlagos

Depois - Projeto paisagístico no Condomínio Interlagos. Fonte: Roberto Cambeses.



Contato





Veja também:
Flor e planta do ano 2021
Relançamento do E-Book: 8 dicas para ter sucesso em seu projeto de paisagismo
Outono: Como cuidar do seu jardim


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
2 + 3 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Roberto Cambeses fala sobre o que o paisagismo agrega aos ambientes
Roberto Cambeses fala sobre o que o paisagismo agrega aos ambientes

Conheça o paisagista Roberto Cambeses, sua trajetória e descubra o que o paisagismo agrega aos ambientes e o que considerar na hora de projetar

Lançamentos
Votação aberta para o VI Concurso Internacional de Fotomontagem
Votação aberta para o VI Concurso Internacional de Fotomontagem

Apresentação dos projetos inscritos no VI Concurso Internacional de Fotomontagem, votação popular pelo Facebook.

Ensino de paisagismo
Cursos por videoconferência dos programas AuE Software
Cursos por videoconferência dos programas AuE Software

Conheça os cursos ao vivo por videoconferência dos programas a AuE Software.

Live sobre Gestão de Negócios para Paisagismo
Live sobre Gestão de Negócios para Paisagismo

Live sobre gestão de negócios para paisagismo entre Guilherme Motta, e Maria Cândida de Paula, arquiteta paisagista e empresária da Flora Nativa.

Primeiro Curso de Botânica para Paisagismo
Primeiro Curso de Botânica para Paisagismo

Em parceria da AuE Software e a profissional Marinês Eiterer, realizamos Curso de Botânica para Paisagismo.

AuE Network
Coleção com Decks de madeira para download - Maio/2021
Coleção com Decks de madeira para download - Maio/2021

Veja os decks de madeira que preparamos para você usar em seus projetos. A coleção é compatível com todos os programas AuE Software.

Nossa 3a coleção de lareiras e fogueiras para áreas externas - Maio/2021
Nossa 3a coleção de lareiras e fogueiras para áreas externas - Maio/2021

Veja a 2a coleção de lareiras e fogueiras para áreas externas "Traia da Roça". Estes itens podem ser usados em todos os programas AuE Software.

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE- Dica 4 de 5: Configuração de CTB no AutoCAD
AutoLANDSCAPE- Dica 4 de 5: Configuração de CTB no AutoCAD

AutoLANDSCAPE 4/5 - Aprenda a configurar as penas de impressão no CAD para tirar o máximo proveito visual das suas pranchas impressas.

CalcLANDSCAPE- Dica 2 de 3: Incluindo novas composições
CalcLANDSCAPE- Dica 2 de 3: Incluindo novas composições

Aprenda como incluir composições aos itens do seu projeto no CalcLANDSCAPE.

PhotoLANDSCAPE- Dica 4 de 5: A importância de Trancar os Itens
PhotoLANDSCAPE- Dica 4 de 5: A importância de Trancar os Itens

PhotoLANDSCAPE- Dica 4 de 5 - Aprenda a organizar sua fotomontagem, evitando movimentos involuntários que movem os itens inseridos.

VisualPLAN- Dica 4 de 5: Equipamentos trazem mais realidade
VisualPLAN- Dica 4 de 5: Equipamentos trazem mais realidade

VisualPLAN, 4/5 - Aprenda a baixar e inserir os itens de mobiliários que trarão mais realidade a seu projeto humanizado.

Novidades
Livros de Botânica no estilo Literatura de Cordel
Livros de Botânica no estilo Literatura de Cordel

Rodrigo de Oliveira uniu seu conhecimento científico de botânica com a literatura de cordel para falar sobre a preservação do meio ambiente.

Lançamento do Inventário da Flora Cearense
Lançamento do Inventário da Flora Cearense

A Sema lançou o inventário Flora Cearense que contém dados de mais de 2.400 espécies de plantas.

UFSCar lança livro digital sobre o Cerrado
UFSCar lança livro digital sobre o Cerrado

Ebook gratuito disponível contento fotos da fauna e flora registrados através de um concurso de fotografia e poemas sobre o Cerrado.

Notícias
O Calendário das Flores de Brasília
O Calendário das Flores de Brasília

Conhecida como cidade-parque, Brasília possui um calendário de flores que a mantém florida o ano todo.

Design Biofílico: Plantas em banheiros
Design Biofílico: Plantas em banheiros

Tendência de mercado, bem estar, ideias simples que integram a natureza num ambiente inusitado, o banheiro. Veja como valorizar este cantinho da casa.

Cultivando Suculentas
Cultivando Suculentas

Aprenda quais são os cuidados básicos para ter suculentas enfeitando seu jardim!

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 17 No 203 / Abril de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Casa de Karine - Chile
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*