O Paisagismo que te acompanha da cozinha até seu banho
Autor: Camila Fonseca - Data: 03/10/2011
no universo do paisagismo, diversas são as modalidades que podem ser exploradas e trabalhadas em prol do meio ambiente e maior qualidade de vida. Recuperação de áreas degradadas, paisagismo produtivo e de sustentabilidade são alguns desses exemplos. Nesse âmbito, categoria que está sendo muito utilizada - ou simplesmente não perdeu sua tradição - é o cultivo de hortas para produzir temperos, ervas para chás e banhos.
O Arquiteto Paisagista Flávio Moerbek é um empreendedor que investe nas hortas para cultivo próprio; ele as implanta, mas também ensina quem deseja aprender a fazer em casa. "Acho muito importante em dias de hoje o cliente ter contato direto de colher e também cuidar para conhecer o funcionamento da sua própria horta", revela. Ter o prazer de comer alimentos frescos com a famÍlia, produzidos em casa pode fazer a diferença."Nossas avós costumavam ter no quintal uma pequena horta de temperos e algumas hortaliças. Quando criança, acompanhava minha mãe ao mercado e havia uma banca que vendia mudas diversas; das hortaliças às plantas para colocar no pomar e jardim. Com o tempo caiu em desuso e com a facilidade de compra em supermercados e feiras livres espalhadas pela cidade, aliadas ao grande aglomerado de edifícios, cultivar em casa não se usava mais. Agora, voltando às origens, as pessoas descobrem novamente o prazer deste hobby", acrescenta.
Para auxiliar aqueles que têm o intuito de desenvolver sua horta em casa - seja qual for a espécie -, Flávio Moerbeck elabora uma séria de artigos explicativos sobre substrato para jardineiras, adubação, tratamentos contra pragas ecologicamente corretos e sobre o preparo do solo do canteiro. Neste este último item, o Arquiteto Paisagista explica que a terra precisa ser rica em compostos orgânicos. Para tanto, tudo isso é achado facilmente, segundo ele, na terrra adubada - popularmente conhecida como terra preta.
Mas se você está pensando que em sua casa não tem ambiente adequado para comportar, mesmo que uma pequena horta, não há motivo para desistir da ideia.Na falta de espaço para mantê-la, Fávio Moerbeck aponta uma boa alternativa. "Em épocas de apelo ecológico, garrafas pets cortadas na horizontal, latas, garrafões de plásticos pendurados em paredes otimiza o espaço e a natureza agradece. Fora que fica lindo", sugere.
Os benefícios para quem possui uma horta em casa podem ser muitos. Começando pelo contato direto com a terra e a natureza, fazendo com que seu compromisso e cuidado seja diário. "Saber a procedência dos produtos que está consumindo e o bem que eles fazem para a saúde também. Particularmente, acho um luxo ter um horta em casa", avalia.
Sendo assim, seguem algumas dicas e veja como é fácil ter sua própria horta:
- Antes de tudo,planeje o que deseja plantar nos canteiros ou em vasos;
- Sol também é um fator importante - A horta deve receber luz durante a manhã ou à tarde, totalizando pelo menos quatro horas diárias;
-A cada mês,lembre-se de fazer uma adubação com húmus, ou qualquer outro composto orgânico na proporção de 200 gramas para cada m² de terra - para renovar os suprimentos das plantas;
- Em vasos, a horta exige um pouco mais de seu dono;
- Certifique-se de que o recipiente utilizado para o plantio tem furos e forre-o com cacos de telha ou argila expandida;
- Depois acrescente a areia, seguida pela terra já adubada;
- Diferentemente das variedades perenes,que não precisam ser trocadas, as hortaliças, principalmente, devem ser repostas.
Dá um pequeno trabalhinho, mas vale cada minuto de compromisso.
O que plantar?
Temperos:
- salsinha lisa e crespa
- cebolinha lisa e francesa
- orégano
- sálvia
- alho poro
- hortelã
- manjericão verde, vermelho e roxo
- manjerona
- alecrim macho e fêmea
- tomilho
- pimentas diversas
- pimenta Jamaica
- salsão
- alho
- cebola
- tomatinho cereja
- moranguinhos
Chás
- hortelã
- menta
- boldo e boldinho
- alfazema
- angélica
- arnica
- arruda
- calêndula
- camomila
- capim cidreira
- carqueja
- jasmim
- macela
- malva
- picão
Banhos
- alecrim
- arruda
- erva de bicho
- quebra demanda
- mirra ou incenso italiano
- alfazema
- camomila
Folhas verdes frescas, temperos à mão e ervas prontas para os chás da tarde ou da noite são só alguns dos privilégios de quem tem uma horta caseira. Cheiro de manjericão, hortelã, alecrim, alface, couve e repolho frescos é tudo o que você pode ter, sem precisar sair para comprar. Mãos à obra?!
Anterior Próximo