O paisagista Marcelo Donorato fala como o paisagismo agrega valor a construção arquitetônica
Autor: Anita Cid - Data: 10/02/2009
Marcelo Donorato é técnico em Meio Ambiente pelo Colégio Cenecista Santa Mônica. Trabalhou na Holcim Brasil S/A até 2005 e posteriormente abriu sua própria empresa a House Steel Construtora LTDA, na qual atua como Sócio-Gerente, Técnico Ambiental e Paisagista.
AuE Soluções: Como você começou a trabalhar com Paisagismo?
Donorato: Comecei a trabalhar com paisagismo quando fui chamado para trabalhar em uma empresa de fabricação de cimento, não exatamente com paisagismo, mas com mineração. No entanto, a empresa estava precisando de um técnico ambiental, daí fiz um curso Técnico de Meio Ambiente, e dentro da grade do curso tinha paisagismo e jardinagem, com isso me formei. Foi quando surgiu uma oportunidade no setor ambiental da empresa, comecei trabalhando com licenças ambientais, relatórios, captação de dados ambientais, implantação da ISO Ambiental, uma área bem relacionada ao meio ambiente. Com o passar do tempo comecei a melhorar os jardins da fábrica, foi uma mudança na cara da fábrica e uma mudança na minha vida. Comecei a gostar das confecções dos jardins que estava fazendo, estavam ficando lindos. Neste tempo também estava cursando direito, daí tranquei minha faculdade e comecei a me dedicar ao paisagismo. Pedi demissão do emprego e montei minha empresa de paisagismo.
AuE Soluções: Conte-nos um pouco sobre como você elabora e executa seus projetos? Quais os recursos que você utiliza?
Donorato: Primeiramente procuro alcançar a realização e a satisfação do cliente. Não me importa se o projeto é grande ou pequeno, o importante é concretizar o que me foi solicitado. Esta inspiração vem desse desejo de tornar real e concretizar a idéia de quem me contratou, além disso recuperar ou manter um espaço que elaborei me estimula a continuar meu trabalho. Todos os meus projetos finalizo junto com meus clientes, são eles que vão decidir quando posso executá-lo. Também levo meu cliente ao horto onde compro as plantas para ele ver de perto o tipo de plantas que irá ser colocado em seus jardins.
AuE Soluções: Como que você realiza a seleção de espécies e quais são as plantas mais utilizadas em seus projetos?
Donorato: Seleciono as espécies de acordo com as suas especificações. Como esta região o clima é tropical, busco plantas nativas e outras que se adaptaram bem a este clima. As plantas que mais utilizo são: Bromélias, Palmeiras, Pata de elefante, Árvore do Viajante, gramas esmeraldas, Bambu Mossô, Alpínias, entre outras.
AuE Soluções: Como o paisagismo agrega valor na construção arquitetônica?
Donorato: Um bom projeto paisagístico valoriza os empreendimentos. Em condomínios residenciais, é cada vez maior o interesse do proprietário por adendos estéticos e confortos extras na hora de adquirir um apartamento. Áreas de lazer e serviços complementares, espaços gourmet, jardins, salas de home theater, tudo isso pode pesar na hora da compra. A importância do paisagismo, não apenas como complemento da arquitetura, mas como destaque valorizador do projeto arquitetônico, só tende a crescer. O projeto paisagístico agrega valor substantivo aos projetos residenciais, comerciais e as áreas públicas das cidades. Quanto mais requintado mais valorizado. O paisagismo chega aos empreendimentos cada vez mais personalizado e tende a ser um item essencial.
| O paisagismo é muito mais do que montar jardins, praças e parques, e sim promover a integração das pessoas e o ambiente de maneira a recuperar um pouco do estado natural. | | |
AuE Soluções: Como o paisagismo pode atuar como uma ferramenta de preservação e/ou recuperação do meio ambiente?
Donorato: Em tudo, como por exemplo, projetos sustentáveis e ecologicamente corretos baseados na reutilização da água, evitando a escassez desse precioso recurso. Utilizo calhas para coletar as águas de chuvas, onde serão utilizadas para regar os jardins, para consumo, onde fabrico uma caixa no subsolo da casa, com sistemas de filtragem.
AuE Soluções: Como o paisagismo pode contribuir para a qualidade de vida da população, especialmente nos grandes centros?
Donorato: As pessoas, principalmente nos grandes centros perderam os espaços de área verde natural, o paisagismo deve procurar recriar esses espaços. O paisagismo é muito mais do que montar jardins, praças e parques, e sim promover a integração das pessoas e o ambiente de maneira a recuperar um pouco do estado natural. O paisagismo pode proporcionar harmonia aos olhos e, por conseguinte, ao espírito.
AuE Soluções: Com grande enfoque da mídia para questão como poluição, desmatamento e aquecimento global, você acredita que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância das áreas verdes?
Donorato: Hoje sim. Como sou palestrante Ambiental, atuo em vários lugares. Há algum tempo atrás a maioria do meu público era crianças, hoje eu tenho um público diversificado: jovens, adultos, idosos... Devido ao desequilíbrio ambiental que vem acontecendo, as pessoas estão mais preocupadas com esta questão, antigamente ninguém sabia o que era uma decomposição de um lixo, hoje há muito interesse nestas respostas. Quando falo em minhas palestras sobre a importância do meio ambiente, não estou querendo dizer só plantas, matas, e sim na coleta seletiva, na destinação adequada do lixo, na economia dos recursos naturais, na poluição. Busco sempre exemplos em outros países, como a escassez de águas nessas regiões, coloco fotos de antes e depois de recursos naturais afetados pela mão do homem e o que isso pode acontecer com nosso filhos e netos. Busco comover as pessoas ao máximo. Temos que trabalhar muito conscientizando todos, principalmente as nossas crianças, porque são elas que vão cobrar dos pais que sem o meio ambiente não sobrevivemos.
AuE Soluções: Dentre os projetos que você realizou, qual deles você destacaria?
Donorato: O meu projeto na fábrica de cimento foi um desafio muito grande pra mim, pelo fato de ser o primeiro, tive medo que não daria certo, mas foi um resultado positivo, o qual me incentivou a trabalhar com paisagismo. Outro projeto é este que vocês verão as fotos a seguir. Era uma área de vegetações nativas ao lado de uma mata, onde existia várias espécies. O cliente me solicitou um jardim com muitas palmeiras, orquídeas, um lago e pergolados. Me deu muito trabalho, tive que adquirir licenças ambientais devido algumas espécies já existentes no local e por ser próximo a uma mata. Foi de grande dificuldade todo este projeto, demorou alguns meses para finalizarmos, mas no final o resultado foi surpreendente, hoje este local está sendo visitado por várias pessoas devido a beleza do paisagismo.
Antes do projeto:
Depois do projeto:
Anterior Próximo