O paisagista Marcelo Donorato fala como o paisagismo agrega valor a construção arquitetônica

Autor: Anita Cid - Data: 10/02/2009

Marcelo Donorato

Marcelo Donorato é técnico em Meio Ambiente pelo Colégio Cenecista Santa Mônica. Trabalhou na Holcim Brasil S/A até 2005 e posteriormente abriu sua própria empresa a House Steel Construtora LTDA, na qual atua como Sócio-Gerente, Técnico Ambiental e Paisagista.




AuE Soluções: Como você começou a trabalhar com Paisagismo?

Donorato: Comecei a trabalhar com paisagismo quando fui chamado para trabalhar em uma empresa de fabricação de cimento, não exatamente com paisagismo, mas com mineração. No entanto, a empresa estava precisando de um técnico ambiental, daí fiz um curso Técnico de Meio Ambiente, e dentro da grade do curso tinha paisagismo e jardinagem, com isso me formei. Foi quando surgiu uma oportunidade no setor ambiental da empresa, comecei trabalhando com licenças ambientais, relatórios, captação de dados ambientais, implantação da ISO Ambiental, uma área bem relacionada ao meio ambiente. Com o passar do tempo comecei a melhorar os jardins da fábrica, foi uma mudança na cara da fábrica e uma mudança na minha vida. Comecei a gostar das confecções dos jardins que estava fazendo, estavam ficando lindos. Neste tempo também estava cursando direito, daí tranquei minha faculdade e comecei a me dedicar ao paisagismo. Pedi demissão do emprego e montei minha empresa de paisagismo.

AuE Soluções: Conte-nos um pouco sobre como você elabora e executa seus projetos? Quais os recursos que você utiliza?

Donorato: Primeiramente procuro alcançar a realização e a satisfação do cliente. Não me importa se o projeto é grande ou pequeno, o importante é concretizar o que me foi solicitado. Esta inspiração vem desse desejo de tornar real e concretizar a idéia de quem me contratou, além disso recuperar ou manter um espaço que elaborei me estimula a continuar meu trabalho. Todos os meus projetos finalizo junto com meus clientes, são eles que vão decidir quando posso executá-lo. Também levo meu cliente ao horto onde compro as plantas para ele ver de perto o tipo de plantas que irá ser colocado em seus jardins.

AuE Soluções: Como que você realiza a seleção de espécies e quais são as plantas mais utilizadas em seus projetos?

Donorato: Seleciono as espécies de acordo com as suas especificações. Como esta região o clima é tropical, busco plantas nativas e outras que se adaptaram bem a este clima. As plantas que mais utilizo são: Bromélias, Palmeiras, Pata de elefante, Árvore do Viajante, gramas esmeraldas, Bambu Mossô, Alpínias, entre outras.

AuE Soluções: Como o paisagismo agrega valor na construção arquitetônica?

Donorato: Um bom projeto paisagístico valoriza os empreendimentos. Em condomínios residenciais, é cada vez maior o interesse do proprietário por adendos estéticos e confortos extras na hora de adquirir um apartamento. Áreas de lazer e serviços complementares, espaços gourmet, jardins, salas de home theater, tudo isso pode pesar na hora da compra. A importância do paisagismo, não apenas como complemento da arquitetura, mas como destaque valorizador do projeto arquitetônico, só tende a crescer. O projeto paisagístico agrega valor substantivo aos projetos residenciais, comerciais e as áreas públicas das cidades. Quanto mais requintado mais valorizado. O paisagismo chega aos empreendimentos cada vez mais personalizado e tende a ser um item essencial.

O paisagismo é muito mais do que montar jardins, praças e parques, e sim promover a integração das pessoas e o ambiente de maneira a recuperar um pouco do estado natural.


AuE Soluções: Como o paisagismo pode atuar como uma ferramenta de preservação e/ou recuperação do meio ambiente?

Donorato: Em tudo, como por exemplo, projetos sustentáveis e ecologicamente corretos baseados na reutilização da água, evitando a escassez desse precioso recurso. Utilizo calhas para coletar as águas de chuvas, onde serão utilizadas para regar os jardins, para consumo, onde fabrico uma caixa no subsolo da casa, com sistemas de filtragem.

AuE Soluções: Como o paisagismo pode contribuir para a qualidade de vida da população, especialmente nos grandes centros?

Donorato: As pessoas, principalmente nos grandes centros perderam os espaços de área verde natural, o paisagismo deve procurar recriar esses espaços. O paisagismo é muito mais do que montar jardins, praças e parques, e sim promover a integração das pessoas e o ambiente de maneira a recuperar um pouco do estado natural. O paisagismo pode proporcionar harmonia aos olhos e, por conseguinte, ao espírito.

AuE Soluções: Com grande enfoque da mídia para questão como poluição, desmatamento e aquecimento global, você acredita que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância das áreas verdes?

Donorato: Hoje sim. Como sou palestrante Ambiental, atuo em vários lugares. Há algum tempo atrás a maioria do meu público era crianças, hoje eu tenho um público diversificado: jovens, adultos, idosos... Devido ao desequilíbrio ambiental que vem acontecendo, as pessoas estão mais preocupadas com esta questão, antigamente ninguém sabia o que era uma decomposição de um lixo, hoje há muito interesse nestas respostas. Quando falo em minhas palestras sobre a importância do meio ambiente, não estou querendo dizer só plantas, matas, e sim na coleta seletiva, na destinação adequada do lixo, na economia dos recursos naturais, na poluição. Busco sempre exemplos em outros países, como a escassez de águas nessas regiões, coloco fotos de antes e depois de recursos naturais afetados pela mão do homem e o que isso pode acontecer com nosso filhos e netos. Busco comover as pessoas ao máximo. Temos que trabalhar muito conscientizando todos, principalmente as nossas crianças, porque são elas que vão cobrar dos pais que sem o meio ambiente não sobrevivemos.

AuE Soluções: Dentre os projetos que você realizou, qual deles você destacaria?

Donorato: O meu projeto na fábrica de cimento foi um desafio muito grande pra mim, pelo fato de ser o primeiro, tive medo que não daria certo, mas foi um resultado positivo, o qual me incentivou a trabalhar com paisagismo. Outro projeto é este que vocês verão as fotos a seguir. Era uma área de vegetações nativas ao lado de uma mata, onde existia várias espécies. O cliente me solicitou um jardim com muitas palmeiras, orquídeas, um lago e pergolados. Me deu muito trabalho, tive que adquirir licenças ambientais devido algumas espécies já existentes no local e por ser próximo a uma mata. Foi de grande dificuldade todo este projeto, demorou alguns meses para finalizarmos, mas no final o resultado foi surpreendente, hoje este local está sendo visitado por várias pessoas devido a beleza do paisagismo.

Antes do projeto:
projeto de paisagismo



Depois do projeto:
projeto de paisagismo



projeto de paisagismo



projeto de paisagismo


Compartilhar:


Anterior Próximo

Ideias, técnicas e inspiração — tudo grátis, tudo pra você.

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
7 + 4 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: luciana fernandes - Data: 09/11/2016 07:19:10

gostaria muito de saber se eu mandando foto de um pequeno espaço que tenho aqui ,vc faria uma paisagem pra mim,


AuE Responde: Prezada Luciana, nós não fazemos projetos, nós fazemos os softwares para os paisagistas que fazem projetos. Você pode procurar um paisagista e fazer contato com ele através do www.paisagismodigital.com Clique em serviços e depois em projeto de paisagismo. Marque o seu estado e verá a lista dos paisagistas para os quais você pode mandar uma mensagem



2 - Autor: Marlene Vieira Perez - Data: 26/10/2013 11:46:41

Muito importante, se a teoria se resolver bem na prática efetivamente. Precisam ser mais originais os arranjos de jardinagem, muito simples, precisam ser mais bolados e criativos, estão a merecer mais novidades e plantas tropicais variadas e floridas anuais...MPerez



3 - Autor: César - Data: 17/09/2012 13:50:56

Boa tarde, Gostei demais de sua matéria, estou com intenção de montar uma empresa de paisagismo e jardinagem, aqui em minha cidade, pois é uma cidade pequena, com aprox. 20 mil habiltantes, não tem nenhuma empresa especializada nessa área, tem 2 floriculturas, mas sobre paisagismo e jardinagem não tem nada. Não tenho experiência na área mas tenho muita vontade e estou disposto. Gostaria de saber sua opinião.



4 - Autor: roque pereira - Data: 06/07/2012 21:43:03

Boa noite sou roque e estou querendo abrir uma empresa de paisagismo e jardinagem, mas estou com muitas dificuldades pois não tenho muito conhecimento com preço de serviços, pois a mão de obra eu sei muito bem tenho uma vasta experiencia no ramo de manutenção trabalhei muito para uma empresa, so não como fazer um orçamento gostaria de saber se pode me ajudar grato roque



5 - Autor: marcelo lima - Data: 05/04/2011 19:50:07

amei



6 - Autor: Maria das Neves - Data: 14/11/2009

Exelente, muito obrigsda por nos dar sua contribuição tão preciosa.
Maria das Neves



7 - Autor: fabricia - Data: 17/06/2009

vc poderia falar, na questão ambiental, qual a importancia do paisagismo



8 - Autor: Graciélio Magalhães - Data: 12/02/2009

Gostei da entrevista com um profissional de paisagismo que teve sua formação num curso técnico.Parabéns mais uma vez.




Entrevista
O paisagista Eduardo Barra fala sobre a ABAP e sobre seus projetos
O paisagista Eduardo Barra fala sobre a ABAP e sobre seus projetos

Eduardo Barra transforma paisagens urbanas e parques com foco em sustentabilidade, preservação ambiental e integração social no Brasil.

O paisagista Marcelo Donorato fala como o paisagismo agrega valor a construção arquitetônica
O paisagista Marcelo Donorato fala como o paisagismo agrega valor a construção arquitetônica

Marcelo Donorato transforma espaços com paisagismo sustentável, integrando plantas nativas, estética e preservação ambiental em cada projeto.

AuE Network
AuE Network vira mais um recurso dos programas do Sistema AuE Paisagismo
AuE Network vira mais um recurso dos programas do Sistema AuE Paisagismo

O AuE Network agora está integrado ao AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE 2009. Baixe novos mapas e dados de fornecedores para otimizar seus projetos.

Paisagismo Digital e AuE Network, novas plantas
Paisagismo Digital e AuE Network, novas plantas

Confira as novas espécies de plantas disponíveis para download! O catálogo do Paisagismo Digital foi atualizado para os usuários do AutoLANDSCAPE!

Dicas Técnicas
Paisagismo Digital: Acompanhamento de sua Loja
Paisagismo Digital: Acompanhamento de sua Loja

Fornecedores e lojas agora podem acompanhar sua página no Paisagismo Digital, verificando quem visualizou seu perfil e enviou mensagens.

AutoLANDSCAPE 2009 - Apresentações Gráficas de Projetos
AutoLANDSCAPE 2009 - Apresentações Gráficas de Projetos

Apresente seus projetos de paisagismo com o desenho degradê do AutoLANDSCAPE. Use a função Troca Blocos para variar estilos e impressionar clientes.

PhotoLANDSCAPE 2009: Como criar um vídeo de apresentação do seu projeto
PhotoLANDSCAPE 2009: Como criar um vídeo de apresentação do seu projeto

Aprenda a criar apresentações de vídeo com o PhotoLANDSCAPE 2009. Surpreenda seus clientes com efeitos de transição e som, exportando seu projeto.

Ecologia
Plantas despoluidoras 2
Plantas despoluidoras 2

Pesquisa do Instituto de Botânica de SP revela árvores como o jatobá e o guapuruvú que sequestram CO2 e resfriam o ambiente. Conheça as heroínas!

Os benefícios das calçadas verdes
Os benefícios das calçadas verdes

Calçadas verdes ajudam a combater a escassez de água e alagamentos. Elas permitem que a água da chuva reabasteça os lençóis freáticos!

Notícias
Versão 2009 integra site Pasagismo Digital com Sistema AuE Network
Versão 2009 integra site Pasagismo Digital com Sistema AuE Network

Os softwares AuE agora se integram ao Paisagismo Digital e AuE Network. Baixe itens, compare preços e encontre fornecedores para seus projetos.

Saiba como fazer o Upgrade gratuito para a versão 2009 dos programas da AuE Soluções
Saiba como fazer o Upgrade gratuito para a versão 2009 dos programas da AuE Soluções

Saiba como clientes elegíveis da AuE Soluções podem solicitar o update gratuito para as novas versões 2009 do AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE.

UNESP realiza o evento Graphica 2009
UNESP realiza o evento Graphica 2009

A UNESP Bauru sedia o Graphica 2009, evento que discute novas abordagens no desenho técnico e design, com foco na tecnologia. Participe das palestras!

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 5 No 56 / Janeiro de 2009

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho
O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho

Paisagismo de engenharia na Bahia: Paulo Luedy Reis e Viva a Vida criam lagos, piscinas e urbanismo sustentável com foco em espécies nativas.

Paisagismo em Chacará de São Paulo
Paisagismo em Chacará de São Paulo

Projeto paisagístico de chácara de 1500 m² ganha vida com fotomontagens no PhotoLANDSCAPE, unindo criatividade e tecnologia.

Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha
Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha

Paisagismo da Casa Rosada une sofisticação, sustentabilidade e beleza em projeto assinado por Cláudia Rocha, referência em Nova Lima.

Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória
Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória

O projeto de revitalização da Praça Jucutuquara, idealizado por Douglas Negrini, transformou um espaço urbano degradado em Vitória (ES) em uma área multifuncional, segura e acolhedora.

Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação
Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação

O projeto de Iedes Campezzi em Mairiporã mostra como o paisagismo pode guiar construções sustentáveis, equilibrando arquitetura e natureza em área de preservação.

Paisagismo na Imobiliária Marista
Paisagismo na Imobiliária Marista

Paisagismo com alma goiana: Maria Carolina transforma espaços com técnica, arte e sustentabilidade no coração do Cerrado brasileiro.

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
6 + 3 = ? *