O sistema de consórcio entre plantas.
Autor: Laís Manço Frattini - Data: 18/02/2022
Fonte: https://asenhoradomonte.com/2012/08/25/as-tres-irmas/
O sistema produtivo MILPA, ou Três Irmãs, é uma estratégia pré-colombiana para produção de alimentos usada pelos povos nativos latino-americanos há mais de 5 mil anos. Consiste no cultivo em consórcio de milho, feijão e abóbora, ou seja, culturas plantadas na mesma área e no mesmo período. Essas três plantas interagem de forma favorável promovendo o desenvolvimento das culturas. O feijão melhora a incorporação de nitrogênio no solo, enquanto cresce verticalmente escorado pelo milho, já a abóbora cresce de forma rasteira, construindo uma camada foliar próxima ao solo, garantindo a umidade e impedindo, por consequência do alto sombreamento, o crescimento de ervas daninhas.
O cultivo em consórcio é um dos pilares dos sistemas agroflorestais, garantindo que as características morfológicas e fisiológicas de cada planta beneficie o sistema como um todo.
Na natureza as plantas crescem dispostas em uma área de forma que as favoreça, inseridas em um ecossistema que permite a integração entre elas, com o solo, a água, animais, insetos, etc. Os jardins são uma representação, projetada e construída, de um ambiente natural, e é importante compreender a dinâmica natural desses seres vivos, para que além de belo, ele consiga por si só manter o equilíbrio, e assim se desenvolver sem apresentar problema. Por isso, alguns preceitos dos sistemas agroecológicos podem ser aplicados no paisagismo, como o consórcio.
Plantas de forragem, como Hemigraphis alternata, fazem um papel semelhante à abóbora no sistema MILPA e plantas como a capuchinha (Tropaeolum majus L.) podem ser companheiras no cultivo de outras espécies, como o repolho (Brassica oleracea var. capitata L.). Isso porque, a capuchinha pode repelir pulgões e besouros, atrair lepidópteros, melhorar o crescimento e o sabor de outras plantas, o que consequentemente aumenta a qualidade das hortaliças cultivadas nesse consórcio favorável (plantas amigas ou companheiras).
Ainda há o consórcio desfavorável (plantas inimigas), que ocorre pela competição das plantas por um mesmo nutriente, assim elas se debilitam e enfraquecem o solo.
Na nova versão 2022 do LandOFFICE há informações sobre consórcios em Sistemas Agroflorestais (SAFs), basta entrar no catálogo, presente na interface inicial do LandOFFICE.
Referência:
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/37364/1/panfleto-milpa.pdf
https://www.agrofloresta.net/conceitos-basicos-sistemas-agroflorestais/
Veja também
* Sistemas Agroflorestais
* Restauração Florestal
* A Toxicidade das Plantas Ornamentais
* Biodefensivos: uma alternativa sustentável, segura e acessível